Existem algumas maneiras de alterar o estilo da fonte no Android, mas o método usado dependerá da marca do smartphone ou tablet que você possui. Se você tiver um dispositivo Samsung ou LG, muitos modelos dessas marcas vem com uma seleção de fontes e uma opção em Configurações para alterar o estilo da fonte. Se você tem uma marca ou smartphone diferente, como Google, Huawei, Xiaomi, HTC ou outros, ainda é possível alterar seu estilo de fonte com uma pequena ajuda de um aplicativo inicializador.

Mudar a letra do celular em dispositivos Samsung

A Samsung possui as opções de fonte mais robustas pré-instaladas. Samsung tem um aplicativo embutido chamado FlipFont que vem pré-carregado com várias opções de fonte. Para alterar sua fonte na maioria dos modelos da Samsung, vá para Configurações -> Exibição -> Estilo da fonte e selecione a fonte que você gostaria de usar.

Em modelos mais novos, as opções de fontes são encontradas em um local um pouco diferente. Nesses modelos mais recentes, a maneira mais comum de alterar sua fonte é Configurações -> Exibição -> Zoom de tela e fontes -> Estilo da fonte e selecione a fonte desejada e toque em Aplicar.

Estilos de fonte adicionais também estão disponíveis para download no Google Play. Os estilos extras de fontes lançados pela Monotype para download, a empresa por trás do aplicativo FlipFont,e  geralmente cobram um valor por fonte.

Há também uma série de downloads de conjuntos de fontes criados por desenvolvedores independentes para uso com o aplicativo FlipFont listado no Google Play, no entanto, muitos deles não funcionam mais após as alterações implementadas pela Samsung na maioria dos modelos, além da atualização da versão Marshmallow. O motivo mais comumente citado para esse bloco de pacotes de fontes de terceiros é um problema de direitos autorais. Os dispositivos Samsung Galaxy também podem baixar fontes da Loja de Aplicativos Galaxy da Samsung.

Mudar fonte do celular em dispositivos LG

Muitos telefones e tablets LG vêm com a capacidade de alterar sua fonte pré-instalada. Veja como fazer isso na maioria dos modelos da LG:

Vá para as configurações.

Toque em Exibir.

Em seguida, role até o tipo de fonte para escolher as fontes disponíveis.

Quando você encontrar um que deseja usar, toque nele para ativar essa fonte.

Fontes adicionais estão disponíveis para download através do aplicativo LG SmartWorld. Para baixar o aplicativo do site da LG, você terá que alterar as configurações de segurança para permitir o download de aplicativos de “fontes desconhecidas”, ou seja, de qualquer lugar que não seja o Google Play. Para fazer isso:

Vá para Configurações e toque em Segurança.

Marque a caixa de fontes desconhecidas.

Uma janela de aviso aparece para que você saiba que esta opção pode deixar seu dispositivo vulnerável.

Clique em OK e feche as configurações.

Depois de fazer o download do aplicativo e das fontes que você deseja, você pode alterar essa configuração de segurança seguindo o mesmo caminho e desmarcando a caixa Fontes desconhecidas.

Mudar a letra do aparelho

Escolha a fonte diferente pro smartphone e personalize seu dispositivo. (Foto: Android Authority)

Alterar fonte de letra para celular em outros telefones Android

Para a maioria das outras marcas de telefones Android que não são Samsung ou LG, a maneira mais simples e mais segura de alterar os estilos de fonte é usar um aplicativo de inicialização/launcher de Android. Embora haja um outro caminho, ele é muito mais complexo e requer a alteração de arquivos no diretório do sistema operacional. Ele também requer que você baixe um aplicativo que faça o root do seu dispositivo ou forneça acesso a arquivos protegidos do sistema operacional.

Na maioria dos casos, o root do seu telefone ou tablet anulará a garantia do dispositivo e poderá causar outros problemas com o desempenho do dispositivo. Faça por sua conta e risco

A principal diferença ao usar um aplicativo inicializador em comparação com um recurso de fonte pré-carregado, como os recursos de fonte da LG e da Samsung, é que as mensagens e os menus principais terão a nova fonte selecionada, mas normalmente não funcionarão um aplicativo diferente, como um aplicativo de mensagens de texto. E nem todos os aplicativos de inicialização oferecem a opção de alterar apenas o estilo da fonte. Alguns exigem o download de pacotes de temas para trabalhar com o iniciador para acessar fontes e você pode ter que aplicar o tema inteiro para fazer a alteração.

Escolhemos dois launchers que possibilitam a mudança de fontes para você escolher. Os aplicativos de inicialização precisam assumir como sua tela inicial padrão para exibir as alterações de fonte de forma consistente. Quando você abre um aplicativo inicializador pela primeira vez, seu telefone ou tablet deve solicitar que você selecione se deseja usá-lo na tela inicial Apenas uma vez ou Sempre. Selecione Sempre para o lanuncher funcionar corretamente. Você também pode alterar isso indo em Configurações -> Dispositivo -> Tela inicial e selecionando o aplicativo inicializador que você está usando.

Mudando o estilo da fonte com o Apex Launcher

O Apex Launcher está disponível no Google Play. Depois de ter baixado e instalado o aplicativo Apex Launcher, ele deve adicionar automaticamente dois ícones à sua tela inicial Apex Menu e Apex Settings. Para mudar sua fonte:

Clique nas configurações do Apex.

Em seguida, escolha Configurações avançadas.

A partir desse menu, selecione Icon Settings e Icon Font.

A tela Icon Font mostra uma lista de fontes disponíveis. Selecione a fonte desejada e atualizará automaticamente os rótulos dos ícones no seu telefone.

Infelizmente, isso não mudará a fonte dentro de outros aplicativos, mas dará uma nova aparência à tela inicial e ao menu de aplicativos.

Mudando o estilo da fonte com GO Launcher Z

O GO Launcher Z também pode ajudá-lo a alterar seu estilo de fonte, mas as mesmas limitações se aplicam a outros aplicativos de inicialização. Se você estiver familiarizado com aplicativos de inicialização, você pode ter ouvido falar do GO Launcher EX, que é a versão anterior do GO Launcher. Ainda existem alguns temas e pacotes de idiomas compatíveis com a versão EX no Google Play.

Depois de baixar e abrir o aplicativo, deslize o dedo para cima na tela inicial para exibir os ícones do menu do GO Launcher.

Clique no ícone com a chave chamada GO Settings, que abrirá o menu Preferences.

Uma vez no menu Preferences, toque em Fonte.

Em seguida, escolha Selecionar fonte. Isto irá mostrar uma janela de fontes disponíveis.

Antes de selecionar uma fonte, primeiro toque em Digitalizar fonte no canto inferior direito da janela de fontes. Em seguida, o aplicativo procurará por qualquer pacote de fontes já existente no seu telefone como parte dos arquivos do sistema ou até mesmo de outros aplicativos. Quando o aplicativo terminar de escanear seu telefone e outros aplicativos para fontes, você poderá rolar pela tela e selecionar a fonte de sua preferência tocando no círculo ao lado dela. A nova fonte é aplicada automaticamente aos rótulos e ícones do seu telefone.

Você provavelmente verá várias duplicatas na lista de fontes de diferentes aplicativos, pois muitos aplicativos usam o mesmo conjunto de fontes padrão.

Como vocês fazem para mudar as fontes do celular? Quais apps preferem usar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)