Como atualizar celular?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Chegou a hora de atualizar o sistema do seu dispositivo Android ou iOS? Vamos ensinar como atualizar seu celular de maneira rápida, fácil, e segura, sem riscos para seu dispositivo. Não é uma tarefa difícil e qualquer usuário, mesmo os mais leigos, pode fazer isso com facilidade.

Atualizar o celular ou tablet Android: como funciona?

Os telefones e tablets Android podem ser atualizados a partir do menu Configurações, desde que haja uma atualização disponível. A atualização do software do Android pode resultar em novos recursos e desempenho aprimorado e ajudar a manter você protegido contra ameaças de segurança.

Se uma atualização do Android estiver disponível para o seu dispositivo, você a encontrará no menu Configurações do seu telefone ou tablet. No entanto, só porque existe uma versão mais recente do Android, isso não significa que estará disponível para o seu dispositivo.

Isso é totalmente dependente do dispositivo que você possui (e às vezes, qual a operadora que você usa). Infelizmente, cerca de dois anos após a vida útil do dispositivo, você pode ver as atualizações se tornarem mais raras. Não há obrigações dos fabricantes para oferecer suporte a atualizações para modelos mais antigos.

O Android é muitas vezes criticado pela sua fragmentação, pois cada fabricante de smartphones e tablets pode fazer sua própria versão do sistema. Por isso, um celular LG, por exemplo, pode receber uma atualização antes de um celular Samsung, e vice versa. Geralmente os próprios celulares também avisam quando uma atualização está disponível, facilitando um pouco o trabalho. Mas mesmo nesses casos, os passos que daremos abaixo são essenciais para uma atualização sem surpresas desagradáveis.

Como atualizar o software do meu celular ou tablet Android?

Os passos abaixo devem ser seguidos para garantir a segurança do seu dispositivo.

Como medida preventiva, é uma boa prática fazer backup de seus dados, como contatos e fotos. A atualização não deve afetar seus dados, mas não há garantias. Use programas de armazenamento na nuvem, como o Google Photos, para armazenar suas imagens, e programas como o Google Drive para armazenar documentos e outros arquivos..

Navegue até o menu Configurações no seu dispositivo. Na maioria dos dispositivos Android, isso pode ser feito através do menu de aplicativos ou da barra de notificação. Normalmente, o aplicativo Configurações terá como símbolo uma engrenagem ou um chaveiro. Vá até a opção “Sobre o telefone ou Tablet” Desça o menu Configurações e clique em ‘Sobre o telefone’, ‘Sobre o Tablet’ ou talvez ‘Sobre o Dispositivo’. Se você tiver um menu de configurações com abas, isso aparecerá na seção “Geral”.

Atualização de smartphone

mantenha seu smartphone atualizado para o melhor uso e manter seu smartphone seguro. (Foto: Connect)

O menu pode variar de dispositivo para dispositivo, mas procure e clique por Atualização de software ou em um botão semelhante. Seu telefone ou tablet agora procurará uma atualização disponível. Se você for levado para outro menu, selecione o botão “Verificar atualização de software” ou similar. Se uma atualização estiver disponível no seu dispositivo, você será perguntado se deseja instalá-la. Se você selecionar sim, o sistema irá baixar e instalar o novo software e reiniciar.

Nota: O dispositivo pode exigir uma conexão Wi-Fi para procurar uma atualização. Também recomendamos baixar o software através do Wi-Fi porque o tamanho do arquivo pode ser grande. Só faça uma atualização com seu smartphone ou tablet com a bateria carregada.

Como atualizar meu dispositivo com iOS?

Atualizar o iOS pode até deixar seu dispositivo mais lento, mas o tornará mais seguro e eficiente para diversas tarefas. Antes de sair atualizando seu dispositivo iOS, assim como um dispositivo Android, algumas etapas de preparação são muito necessárias.

Use o iCloud ou o iTunes para fazer backup de seu iPhone, iPad ou iPod touch.

Se você mudar de ideia e querer voltar seu dispositivo para a versão anterior, isso será mais fácil se você certificar-se de que salvou uma cópia. Basta ter em mente que a maior parte do tempo isso não será possível. Procure em Biblioteca / iTunes e selecione a pasta Atualizações de software para o seu dispositivo. Se o seu computador excluir este arquivo, inicie seu navegador e procure por “downaload ipsw”. Certifique-se de obter a versão certa para o seu dispositivo.

Você pode atualizar o iOS via iTunes e evitar o problema com espaço e o próprio iOS pode oferecer para excluir temporariamente aplicativos do seu dispositivo para criar espaço e reinstalá-los após a conclusão da atualização. Você pode também armazenar fotos e vídeos em serviços de armazenamento na nuvem, como o iCloud, e deletá-los do seu dispositivo.

Se você estiver com 50% de bateria ou menos, você precisará conectar seu dispositivo a uma fonte de energia. A falta de energia no meio do download pode prejudicar a atualização.

Certifique-se de que está baixando via Wi-Fi e não via 3G ou 4G, ou você pode acabar ficando sem seu pacote de dados

Vá para Configurações/Ajustes, Geral, Atualização de software. O iOS verificará se há uma nova versão.
Se assim for, o iOS oferecerá detalhes sobre a nova atualização.

Toque em Download e Instalar e insira sua senha quando solicitado e aceite os termos e condições.

Seu dispositivo irá baixar a atualização em segundo plano e você pode continuar com outras coisas. Uma vez que o download terminar, você receberá uma notificação dizendo que uma atualização está disponível para o seu dispositivo.

Toque em detalhes. Isso o levará de volta às Configurações/Ajustes, Geral, Atualização de Software.

Toque em Instalar agora. O iPhone, iPad ou iPod Touch agora começarão a instalar a atualização do iOS. (Pode demorar um pouco.) Alternativamente, você pode selecionar Mais tarde. O iOS oferecerá para atualizar durante a noite e você só precisa ter certeza de que o dispositivo está conectado e com energia.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário