Samsung One UI: como funciona? Versões e história!

Em Sistemas Operacionais por André M. Coelho

Muitos proprietários de smartphones e tablets da Samsung não sabem o que é a interface do usuário One UI da empresa. Eles conhecem principalmente sobre o aplicativo através do menu de uso da bateria no aplicativo de Configurações. Como o aplicativo não obtém seu próprio ícone na tela inicial e eles não se lembram de instalá-lo, eles querem descobrir qual é o aplicativo doméstico de uma interface do usuário no telefone Samsung.

Não é nada para se preocupar. O One UI é na verdade parte integrante da experiência da Samsung. Vamos dar uma olhada profunda na Samsung One UI Home e descobrir exatamente o que é, o que faz e se você pode removê-lo.

Leia também

Samsung One UI Home: para que serve?

O software personalizado que a Samsung adiciona ao Android nem sempre foi chamado de interface do usuário. Foi introduzido em novembro de 2018 com a atualização do Android 9 Pie. A Samsung desenvolveu uma interface do zero para dispositivos com telas grandes para facilitar o uso de uma mão. Antes de uma interface do usuário, o software personalizado costumava ser chamado de experiência Samsung.

Todos os telefones Android têm um lançador, um launcher. O iniciador faz parte da interface do usuário, que permite iniciar aplicativos e personalizar a tela inicial com coisas como widgets. Uma home de interface do usuário é o lançador oficial da Samsung de smartphones e tablets Galaxy. Ele é instalado por padrão em qualquer dispositivo Samsung que execute qualquer versão de uma interface do usuário.

Há muito o que você pode fazer com uma casa de interface do usuário. Ele permite esconder os botões de navegação para usar gestos de tela cheia na tela inicial, bloquear o layout da tela inicial depois que os ícones do aplicativo forem reorganizados, classifique os aplicativos em pastas e muito mais.

Samsung One UI Home: como desinstalar?

Uma home de interface do usuário é um aplicativo do sistema e, como tal, não pode ser desativado ou excluído. Embora você possa colocar outros aplicativos para dormir no menu de uso da bateria, não é possível fazer isso para o aplicativo doméstico de uma interface do usuário. Você verá que as opções são acinzentadas, portanto, não importa quantas vezes você toce nelas, isso nunca fará isso.

Isso ocorre porque excluir ou desativar o aplicativo Samsung One UI Home impediria o funcionamento do launcher nativo, tornando impossível usar o dispositivo. A Samsung permite que você mude para uma opção de launcher de terceiros, mas você não pode excluir o launcher da empresa.

Samsung One UI

O One Ui da Samsung é a personalização da empresa coreana para o Android. (Imagem: YouTube)

Samsung One UI: vida útil da bateria

O dreno da bateria é quando a maioria das pessoas vai descobrir sobre o One UI. Se você não olhar para essas estatísticas, é provável que você continue sobre sua vida sem nunca descobrir que esse aplicativo existe no seu telefone.

É muito fácil controlar o dreno da bateria de aplicativos que não são do sistema. Tem um aplicativo de streaming de música que parece estar drenando um pouco demais em segundo plano? Apenas coloque-o para dormir. Isso não é possível com os aplicativos do sistema, portanto, suas opções para controlar o dreno da bateria de uma interface do usuário são limitadas.

Na maioria dos casos, o aplicativo home de uma interface do usuário só usará uma quantidade insignificante de bateria ao longo do dia. Você está apenas interagindo ativamente com ele ao passar pela interface do usuário. Você verá uma porcentagem maior se tender a usar muitos widgets.

O uso do widget é batido com o uso da bateria de uma casa de interface do usuário, por isso, se isso é algo que você está preocupado, talvez reduza o número de widgets que você está usando ativamente. Isso não quer dizer que você não deva usar nenhum widget. Não haverá um grande aumento no dreno da bateria se você estiver usando alguns deles, portanto, não se limitará intencionalmente de usar esse recurso.

Como baixar o aplicativo One UI Home?

Não há necessidade de baixar o aplicativo porque ele já está lá em qualquer dispositivo Samsung que execute uma interface do usuário. Os números de versão diferentes do aplicativo para dispositivos diferentes, mesmo que eles executem na mesma versão da interface do usuário;. A Samsung possui listagens para o aplicativo na Google Play Store e na Galaxy Store, mas isso não significa que nenhum dispositivo Android possa baixar uma Home de interface do usuário.

Recursos Samsung One UI Home

A Samsung oferece muitas opções de personalização que você pode usar para personalizar seu dispositivo. Use papéis de parede e temas personalizados como uma extensão da sua personalidade. Adicione mais telas domésticas para espalhar seus aplicativos e widgets.

Vá para o menu Configurações da tela inicial para alterar as grades de layout e aplicativos, ativar ou desativar crachás de ícones de aplicativos, ocultar aplicativos do lançador e muito mais. O menu pode ser acessado tocando e segurando um espaço vazio na tela inicial e tocando no ícone da engrenagem no canto inferior direito.

Uma casa de interface do usuário é um lançador muito poderoso e foi cuidadosamente desenvolvido para permitir que você aproveite ao máximo seu dispositivo Samsung. Não tenha medo de aproveitar ao máximo!

1. Personalização da tela de bloqueio

Seguindo uma sugestão do iOS 16, a Samsung está tornando mais fácil do que nunca personalizar a tela de bloqueio no One UI. Basta pressionar e segurar a tela de bloqueio para começar a editá-la. Você pode adicionar determinados widgets, alterar o papel de parede da tela de bloqueio e o estilo do relógio, ajustar as configurações de exibição de notificação e muito mais. Uma visualização ao vivo é mostrada para facilitar a personalização.

A maioria das opções de personalização já existia antes – só que agora você pode acessá-las com mais facilidade.

2. Altere a paleta de cores do sistema

O One UI adota os aprimoramentos do Material Design que o Google adicionou no Android 13, incluindo o mecanismo de tema dinâmico aprimorado. Agora você tem acesso a até 16 temas de cores predefinidos com base no papel de parede. Depois de aplicar seu papel de parede preferido, o One UI mostrará automaticamente a paleta de cores com as cores extraídas do papel de parede.

Se você não gostar de nenhuma das 12 sugestões, poderá selecionar uma das 12 cores primárias.

Você pode alterar manualmente o tema de cores do sistema em Configurações -> Papel de parede e estilo -> Paleta de cores.

3. Desligue RAM Plus

O RAM Plus fez sua estreia em alguns telefones Galaxy A de baixo custo em 2021. A Samsung então expandiu o recurso para seus dispositivos principais e de última geração com One UI.

O RAM Plus usa o armazenamento do seu telefone como uma extensão da memória do seu dispositivo e também é conhecido como RAM virtual. O RAM Plus não é um substituto para a RAM física do seu telefone, apesar de seu esquema de nomenclatura sugerir o contrário. A RAM virtual é sempre mais lenta que a RAM física e, se não for implementada corretamente, pode tornar seu dispositivo lento.

Por padrão, o RAM Plus usava 4 GB de armazenamento integrado nos dispositivos Galaxy. Com o One UI 4.1, a Samsung introduziu opções adicionais: 2 GB, 6 GB e 8 GB. No entanto, não havia como desativar o recurso. No One UI 5, a empresa adicionou uma opção para desligar totalmente o RAM Plus.

Se você possui um dispositivo Galaxy de última geração com 8 GB ou 12 GB de RAM, usar o RAM Plus não fará diferença. É melhor desativar o recurso e recuperar o armazenamento do seu dispositivo nesses casos.

Para desligar o RAM Plus, navegue até Configurações > Cuidados com a bateria e o dispositivo > Memória > RAM Plus. Você encontrará a opção de desligar o RAM Plus aqui ou definir a quantidade de memória virtual que deseja usar. Uma reinicialização é necessária para implementar as alterações.

4. Gestos multitarefa para o One UI

O One UI 5 inclui alguns gestos úteis para ajudá-lo a aprimorar seu jogo multitarefa. Você pode deslizar do canto superior até o meio da tela para abrir qualquer aplicativo em uma exibição pop-up. Outro gesto torna o acionamento do modo de exibição dividida mais fácil do que nunca: deslize para cima com dois dedos na parte inferior da tela. Esse gesto também permitirá que você abra a gaveta de aplicativos quando já estiver executando dois aplicativos no modo de tela dividida.

Esses gestos faziam parte do One UI 4.1.1 no Galaxy Z Fold 4 e, antes disso, você podia ativá-los por meio de um módulo. Com o One UI 5, a Samsung está trazendo os gestos para todos os seus dispositivos intermediários e premium. Você pode habilitar os gestos nas configurações

5. Melhor extração de texto na Samsung Gallery

A Samsung aprofundou ainda mais a integração do OCR no aplicativo Gallery no One UI 5. Embora você sempre pudesse copiar o texto das fotos, era necessário usar o recurso Bixby Vision. No One UI 5, você pode pressionar e segurar um trecho de texto em uma imagem e o aplicativo Gallery o reconhecerá automaticamente.

Dependendo do texto destacado, você terá a opção de copiar, traduzir, ligar ou procurar um local no Google Maps.

Certifique-se de verificar outros recursos poderosos do aplicativo Gallery da Samsung para organizar melhor suas fotos e vídeos.

6. Widget de sugestões inteligentes

Seguindo uma sugestão do widget Siri Suggestions do iPhone, a Samsung adicionou um widget Smart Suggestions no One UI. O widget 4×2 recomendará automaticamente aplicativos e ações com base no seu uso.

7. Modos e Rotinas

A Samsung renomeou Rotinas Bixby para Modos e Rotinas em One UI 5. A ferramenta de automação tornou-se mais poderosa do que nunca com várias novas ações também. Com Modos, você pode configurar um modo para alterar automaticamente várias configurações do sistema de uma só vez. Por exemplo, você pode ter um modo de direção que iniciará automaticamente o Google Maps e silenciará as notificações dos aplicativos.

As rotinas ganharam novas intenções de gatilho e personalizações de configurações do sistema, para que você possa criar rotinas mais poderosas do que antes.

8. Melhorias no aplicativo da câmera

O aplicativo Câmera da Samsung no One UI recebeu algumas melhorias notáveis. Você pode ampliar facilmente com uma mão deslizando verticalmente na barra de zoom. Para ajudar novos usuários com o modo de foto e vídeo Pro, a Samsung exibirá dicas úteis relacionadas aos diferentes controles. Para usuários avançados, o modo Pro ganhou um histograma para que você possa acertar a exposição em suas fotos.

Além disso, o One U5 permite o uso da câmera telefoto em dispositivos Galaxy no modo Food do aplicativo Camera. Não há melhorias no processamento de imagens, mas você pode seguir nosso guia para fazer com que as fotos do seu telefone Samsung pareçam menos processadas.

Ficou alguma dúvida sobre o One UI? Compartilhe nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário