Quando o Android foi lançado há algum tempo atrás, uma das características que chamou muita atenção foi a possibilidade de que ele suportaria nativamente sites programados em Flash. O tempo foi passando e o suporte ao Flash acabou também sendo descartado em favor do HTML5, uma linguagem melhor e mais moderna, principalmente para sites multimídia. Só que ainda existem muitos sites na web que precisam do Flash para funcionar. Mas como fazer isso no Android?

Antes de mais anda, vamos explicar um pouco sobre o que é exatamente o Flash.

Flash é um software de animação vetorial, originalmente concebido para criar animações para exibição em páginas da web. Os gráficos vetoriais são ideais para a web, porque eles são leves. Durante os lançamentos de novas versões do Flash, a Macromedia flash o fez mais e mais controlável através de programação, onde eles se posicionaram como um concorrente para a linguagem HTML para construir web sites interativos e aplicativos, como uma loja de e-commerce. A Macromedia argumenta que o Flash é o caminho a se seguir, em vez de HTML por causa das seguintes razões:

  • Filmes flash carregam mais rápido e economizam no tempo de download porque o Flash é baseado vetores enquanto que o HTML não é;
  • O flash tem um cache inteligente para filmes, tornando desnecessário que sejam recarregados;
  • O Flash dá ao usuário uma maior capacidade responsiva como resposta.
Firefox mobile e Flash

O Firefox mobile possibilita que sites que contenham animações ou vídeos em flash possam ser facilmente acessados em dispositivos Android. (Foto: v3.co.uk)

Páginas flash podem ser feitas para carregar mais rápido, mas na maior parte do tempo, na maneira como são concebidas, no mundo real, isso não acontece. Isso não é um problema do Flash, é mais uma questão de os desenvolvedores de Flash enlouquecendo com filmes em Flash pesados.

O HTML armazena páginas, bem como, uma vez que as imagens são transferidas, elas são mantidos no cache do seu navegador. As imagens são então utilizadas do ache em vez de serem baixadas do servidor novamente.

Para conseguir utilizar o Flash em um dispositivo Android, você pode utilizar o navegador Firefox Mobile e seguir algumas instruções básicas para seu funcionamento.

No aplicativo, para ativar o Flash, você terá que clicar no vídeo que está no site para poder fazê-lo funcionar. Esta é uma medida de segurança que evita que sites mal intencionados instalem vírus ou acessem informações confidenciais em seu dispositivo. Antes de fazer isso funcionar no Android, você precisa acessar o site do Flash na área onde estão as versões arquivadas do Flash Player, através deste link. Faça o download de uma das versões arquivadas do Flash Player para Android e instale em seu dispositivo. Um símbolo parecendo uma pequena peça de lego aparecerá no site que precisa do Flash, ao utilizar o navegador Firefox. Basta clicar na caixa cinza com esse bloco de neve e o Flash será ativado.

Um comentário para “Como instalar Flash no seu celular Android?”

  1. Denisson Santos Souza

    Então pode ser esse o pequeno problema que tenho no meu galaxy pro y gt5510b, tem algumas paginas que não abre, fica em branco

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)