Os celulares com câmeras de qualidade média ou superior em geral tem um LED usado para o flash. Porém, usar este LED apenas para o flash da câmera é no mínimo um desperdício. Há sempre momentos em que estamos no escuro e precisamos de uma iluminação mais forte, para a qual o brilho da tela do telefone não é suficiente.

Usando o celular como uma lanterna LED

Como nem todo celular permite ligar manualmente o LED do flash através do software da câmera,é necessário encontrar programas que o façam. Mesmo os antigos telefones celulares Nokia, daqueles baratinhos, tinham uma lanterninha com LED próprio, específico para este objetivo.

Procurando na Play Store encontrei um programa chamado Moto Torch LED, que traduzindo seria algo do tipo “Tocha de LED”. Este programinha simples permite ligar e desligar o LED, mas tem algumas funções a mais que outros programas de lanterna existentes por aí.

Usando um smartphone como lanterna

Usar seu celular como uma lanterna LED pode te salvar de algumas situações de emergência, principalmente se ele tem algumas funções extras. (Foto: www.mobitog.com)

Funções do aplicativo de lanterna para celular

O Moto Torch LED permite usar o LED de forma estroboscópica, isto é: piscar o LED do flash controlando a frequência o tempo que ele fica aceso e apagado. Além de gerar alguns efeitos interessantes, usar o LED piscando bem rápido vai lhe dar um pouco menos de iluminação, mas irá economizar bateria também.

E como se isso fosse pouco, esta lanterna é ainda melhor! O Moto Torch LED lhe permite enviar códigos morse continuamente usando as piscadas do LED. Basta digitar o texto e clicar no botão de envio. O código morse será enviado continuamente. Espero que você nunca precise mesmo disso, mas é uma função bem legal, não é?

Para fazer o download do Moto Torch, acesse a Play Store e procure pelo nome “Torch”. A partir daí, é instalar normalmente e sair iluminando tudo com seu celular lanterninha!

Mais um detalhe: os LEDs das câmeras de celular consomem muita bateria, e certamente a vida útil dele tem a ver com o tempo em que permanecem acesos. Procure utilizar o programa de lanterna e manter o LED aceso apenas o suficiente. Não sabemos quanto tempo o LED de flash foi feito para durar em seu telefone, mas certamente você não quer descobrir isto da pior maneira! Use com moderação!

Conhece outro aplicativo de lanterna para celular? Compartilhe nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)