Digamos que você está indo para uma festa e seus amigos pediram que você tocasse algumas músicas. Seu telefone possui alguma música, mas há muito mais em seu pen drive ou em um HD externo. Você não quer trazer um laptop inteiro para a festa. Mas como conectar um pen drive no celular?

Outro cenário: você está indo em uma longa viagem ou voo e você não pode imaginar nada melhor do que assistir filmes o tempo todo. O problema é que você não pode colocá-los todos no armazenamento interno ou removível no seu telefone Android. Seu pen drive ou HD externo podem estar cheios de filmes.

Ligar um dispositivo de armazenamento flash USB ao seu telefone Android é barato e fácil. Vamos descobrir o que você precisa e, finalmente, como colocar tudo conectado e desconectado com segurança novamente.

Como conectar pen drive no celular: suporte a OTG

Nem todos os telefones Android suportam a funcionalidade USB On-The-Go (OTG). Se você não tem o hardware apropriado em seu telefone, não vai estar se conectando com o OTG. Por sorte, para verificar se o seu telefone é compatível, é necessário apenas um download de aplicativos. A Google Play Store possui um ótimo aplicativo chamado “OTG?” que você pode baixar agora no seu telefone. Ele varre seu telefone automaticamente e informará se você é um dos sortudos que pode usar esse tipo de dispositivo.

Cabo para conectar pen drive no celular

Conectando o armazenamento flash USB ao seu telefone Android é fácil e barato. Você só precisa de um cabo USB OTG. Alguns telefones Android vem com um cabo USB OTG na caixa, mas a maioria não. Se o seu telefone Android não veio com um cabo OTG, você pode comprá-los na internet ou lojas de eletrônicos bem barato. Escolha um tamanho que te agrada, desde um cabo curto a um mais longo, e você já poderá conectar seu pen drive ao celular.

Conectando o Android a um pen drive

Se seu dispositivo Android for compatível com o OTG, ele poderá se conectar a um pen drive com facilidade. (Foto: Android Central)

Não se esqueça do pen drive para celular

Qualquer armazenamento com um conector USB funcionará enquanto estiver formatado como FAT32. Se você quiser muito armazenamento, você provavelmente quer uma unidade SSD com um conector USB. Mas tenha cuidado com o a energia necessária para funcionar, pois nem todas as unidades funcionam. Se você estiver OK com menos armazenamento, um pen drive é o truque.

Se você ainda não possui um cabo OTG ou um dispositivo de armazenamento flash USB, você pode comprar uma unidade flash e um conector OTG que já estejam configurados para uso em celulares. Essa unidade possui conectores macho USB e micro-USB e custa praticamente o mesmo que uma unidade normal. Você pode conectá-lo ao seu computador, transferir arquivos para ele, depois conectá-lo ao seu telefone e transmitir mídia sem a necessidade de um cabo OTG separado.

Como conectar um dispositivo de armazenamento flash USB ao seu telefone Android?

Conecte o cabo USB OTG no seu telefone Android. Conecte seu dispositivo de armazenamento flash USB no conector fêmea do seu cabo OTG. O explorador de arquivos no seu telefone deve aparecer automaticamente. Enquanto o seu dispositivo de armazenamento flash USB estiver conectado, você poderá reproduzir mídia a partir dele. Tenha cuidado ao não remover o dispositivo de armazenamento enquanto estiver usando ou transferindo arquivos.

Como desconectar com segurança um dispositivo de armazenamento flash USB do seu telefone Android?

Deslize para baixo a partir da parte superior da tela do seu telefone. Toque no armazenamento de massa USB conectado. Simples assim. Agora você pode desconectar seu dispositivo de armazenamento flash sem arriscar corrupção de nenhum arquivo.

Você usa cabos OTG para conectar o armazenamento flash ao seu telefone Android? Você usa um método diferente? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)