Firmware update, o que é ?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Termos como “ROM” ou “firmware” confundem você? O seu entendimento de “flashing” é limitado a atos de exibicionismo? Você se sente deixado de fora ou sem noção quando seus amigos falam sobre como atualizar a ROM ou firmware mais recente para seus dispositivos Android ou iPhone? A seguir, explicaremos tudo sobre firmware e ROMs. Também daremos uma olhada e forneceremos sugestões e fontes para encontrar algumas das ROMs personalizadas populares, a fim de ajudá-lo a escolher a correta para o seu dispositivo.

O que é sistema operacional de celular?

Vamos começar com os conceitos básicos. Como a maioria de nós já sabe, os computadores exigem um determinado software de sistema chamado sistema operacional – ou SO, em resumo – para funcionar. Alguns exemplos amplamente usados ​​de sistemas operacionais de desktop, laptop e servidor são Windows, Mac OS X e Linux, enquanto os sistemas operacionais móveis populares incluem Android, Apple iOS, Windows Phone 7, HP / Palm Web OS, BlackBerry OS, etc.

A maioria dos produtos eletrônicos de consumo modernos como TVs digitais, fornos de micro-ondas, decodificadores, etc. também precisam de sistemas operacionais para funcionar, mas geralmente isso envolve apenas carregar o sistema operacional e executá-lo de uma maneira predefinida. Isso nos leva ao ROM.

O que é uma ROM?

ROM significa Read-Only Memory e, tecnicamente falando, refere-se ao armazenamento interno de um dispositivo, que deve conter as instruções do sistema operacional que não precisam ser modificadas durante a operação normal do dispositivo. Por esse motivo, essas instruções são armazenadas na memória somente leitura – da mesma forma que em um CD ou DVD não regravável – para garantir que não sejam feitas alterações que possam causar o mau funcionamento do dispositivo.

Isso contrasta com as unidades de disco rígido, unidades de estado sólido ou dispositivos de armazenamento flash regulares usados ​​por computadores pessoais que permitem acesso total de leitura / gravação até mesmo para a área de armazenamento que contém os arquivos do sistema operacional.

Firmware update de celular

Atualizar o Firmware pode resolver problemas de segurança e melhorar o desempenho do dispositivo. (Foto: Camera Jabber)

O que é Firmware?

Os sistemas operacionais somente leitura que acabamos de discutir acima também são chamados de “firmware”, pois permanecem firmes no lugar, sem acesso de modificação para os usuários do dispositivo. A modificação do firmware ainda é possível, mas não sob uso normal. Muitos dispositivos requerem hardware especializado para ser usado para esse fim, enquanto outros dispositivos têm o armazenamento definido como somente leitura por meio de proteção de software apenas, que pode ser removido ou substituído sem a necessidade de qualquer hardware especializado, apenas usando software escrito para o efeito, frequentemente, mas nem sempre, requer conexão a um computador.

Assim, os termos ‘sistema operacional’ e ‘firmware’ se referem à mesma coisa e podem ser usados ​​indistintamente quando aplicados a tais dispositivos.

O que é firmware update?

A memória ROM usada em smartphones e tablets, etc. é frequentemente a mesma que a memória flash encontrada em cartões SD e unidades flash USB, simplesmente otimizada para melhor velocidade e desempenho durante a execução do sistema operacional. Conforme explicado acima, ele é somente leitura sob uso normal e requer um procedimento especial para que quaisquer modificações sejam feitas em seu conteúdo.

O procedimento de modificar ou substituir o conteúdo dessa memória flash é conhecido como flashing ou update de firmware. Assim, em termos leigos, flashing ou update é essencialmente o mesmo que instalar ou modificar o firmware de um dispositivo que está armazenado em sua memória flash protegida.

Como atualizar o firmware?

Certifique-se de que seu dispositivo esteja conectado ao WiFi.

Abra Configurações.

Selecione Sobre o telefone.

Toque em Verificar atualizações.

Se uma atualização estiver disponível, um botão Atualizar aparecerá. Toque nele.

Instale.

Dependendo do sistema operacional, você verá Instalar agora, Reinicializar e instalar ou Instalar software do sistema. Toque nele. Seu telefone irá reiniciar.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário