Até camera-fones com flash Xenon entrarem em cena, tivemos que viver com luzes de baixa intensidade e de baixa qualidade LED. Os tempos mudaram e as tecnologias de imagem evoluíram. Os sensores de imagem nos camera-fones agora são capazes de capturar imagens com maior sensibilidade de até ISO 1600, ou seja, uma excelente absorção de luz do ambiente. Isso ajuda até certo ponto, mas não sem a adição de ruído nas imagens ao fotografar em ambientes de fraca luminosidade. Em muitas ocasiões, ainda precisamos de um feixe de luz como assistência para iluminar os nossos assuntos. É aí que um flash de Xenon ou LED vem a calhar para os smartphones atuais.

Uma das principais vantagens da utilização de LED é que ele funciona como uma fonte de luz constante durante a gravação de vídeo e geralmente dá uma iluminação mais uniforme (ou mais suave). E, em vez de apenas um, alguns fabricantes até colocam um par em seus aparelhos de imagem. Por outro lado, enquanto o flash Xenon tem uma explosão de luz mais forte, não pode ser utilizado para gravação de vídeo, devido à sua composição técnica.

Então que tipo de flash é melhor? Abaixo está uma descrição mais detalhada de cada tipo e fotos comparando ambos. Vamos deixá-lo fazer o seu próprio juízo sobre o que é melhor. Afinal, neste caso não estamos falando de tecnologias melhores: estamos falando daquela que melhor atende às suas necessidades específicas.

Flash Xenon

Lógico que a definição da câmera do celular também influencia na qualidade da imagem mas aqui, temos uma boa ideia da iluminação de um flash Xenon. (Foto: divulgação)

Xenon

O tipo de unidade de flash muito brilhante encontrado em câmeras digitais mais autônomas, e alguns telefones com câmera high-end. Flashes de xenônio são geralmente muito mais brilhantes do que o tipo LED encontrados em muitos telefones com câmera.

Um flash xenon é composto por um pequeno tubo de vidro cheio de gás xenônio. Quando uma corrente de eletricidade de muito alta tensão é aplicada, o tubo emite um muito brilhante raio de luz branca, mas muito breve.

Esta breve “piscada” de luz é boa para o movimento de “congelamento” em fotos, reduzindo a desfocagem. No entanto, também significa que o flash Xenon não pode ser usado para iluminar a captura de vídeo ou ser usado como uma lanterna, como muitos fazem hoje em dia.

Flash LED

Um exemplo de foto tirada com flash LED. (Foto: divulgação)

LED (Light-Emitting Diode)

Um pequeno dispositivo semicondutor que emite luz quando carregado com eletricidade. LEDs vêm em várias cores, e alguns LEDs contem vários elementos e, portanto, são capazes de várias cores.

LEDs são mais comumente usados ​​para luzes que iluminam teclados e luzes indicadoras de serviços/mensagens. LEDs também são frequentemente utilizados para retroiluminação de telas LCD, melhorando o contraste.

LEDs brancos brilhantes podem fornecer uma função de lanterna, algo que o xenon não consegue.

Recentemente, os LEDs brancos brilhantes, também têm sido utilizados para proporcionar uma função de “flash” para celulares. Um flash da câmera LED, geralmente não é tão brilhante como a tecnologia xenon usado em câmeras independentes. Alguns flashes de LED são mais brilhantes do que outros, no entanto (até 20 vezes mais brilhante, em alguns casos).

Flashes LED permanecem acesas durante um período de tempo, ao contrário das extremamente breves “piscadas” de luz produzidas pela tecnologia de Xenon. Isso significa que o Xenon é melhor no “congelamento” para fotos, mas LEDs podem ser usado para iluminar captura de vídeo.

E você? O que acha de cada tipo de flash? Qual acha melhor? Compartilhe nos comentários suas opiniões sobre os tipos de flash de celulares!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)