Como instalar Play Store grátis para celular Samsung?

Escrito na categoria "Telefone Celular" por André M. Coelho.

Se você possui um dispositivo sem o Google Play Store instalado, prepará-lo é um pouco mais complicado do que apenas baixar um arquivo APK e pressionar um botão. Neste guia, tentaremos mostrar como instalar a Play Store usando uma série de etapas que podem funcionar para o seu telefone ou tablet, principalmente dispositivos Samsung. Não podemos garantir que essas etapas funcionem: Existem simplesmente muitos dispositivos e versões do Android para conta em um único guia, e muitas razões pelas quais essas etapas podem falhar para uma combinação específica delas. Mas se você quiser experimentá-lo, achamos que este é um bom lugar para começar.

Como instalar a Play Store grátis para celular?

Então, como você consegue a Play Store grátis em um dispositivo Android que não veio com ela? Embora seja impossível criar um guia que cobre todas as situações e dispositivos, este tutorial pode ajudá-lo a obter a play store em funcionamento no hardware não certificado. Alguns dispositivos exigem soluções alternativas mais complexas, como os principais telefones de Huawei, então não podemos garantir que essas etapas funcionem para todos.

Claro, existem algumas ressalvas para este processo. Os dispositivos que não vêm com a Play Store pré-instalados não passam as verificações de segurança do Google, o que significa que alguns aplicativos não funcionam corretamente (como o Google Pay) ou não podem ser instalados. Outras questões estranhas podem surgir, dependendo de qual versão do Android você está correndo, mas não há como saber com certeza o que funcionará até tentar.

Considere as lojas de aplicativos alternativas

Como mencionado anteriormente, este guia não é um tutorial completo para cada tipo de dispositivo Android por aí. É muito possível que você atinja o final deste guia e ainda não terá a play store funcional. Se você quiser se salvar algum tempo e frustração (possível), existem algumas alternativas que você pode tentar primeiro.

A melhor alternativa para a Google Play Store que geralmente funciona em todos os dispositivos é a Amazon AppStore. Tem a maioria dos mesmos grandes jogos que a Play Store, bem como uma coleção decente de aplicativos de terceiros, todos sem a necessidade de serviços do Google. No entanto, você não encontrará nenhum aplicativo do Google como Chrome ou Gmail na loja. Você pode baixar a Amazon Appstore direto do site.

Mais uma loja alternativa de aplicativos é F-droid. É totalmente composto por jogos e aplicativos de código aberto, então a seleção é extremamente limitada, mas há uma chance que possa ter algo que você está procurando. Você pode procurar a biblioteca do F-Droid e baixar a App Store do site oficial.

Mais uma loja alternativa de aplicativos é F-droid. É totalmente composto por jogos e aplicativos de código aberto, então a seleção é extremamente limitada, mas há uma chance que possa ter algo que você está procurando. Você pode procurar a biblioteca do F-Droid e baixar a App Store do site oficial.

Se você tiver só a Play Store, você pode tentar sua sorte com as instruções a seguir.

Ativar a instalação de fontes desconhecidas no Android

O primeiro passo nesse processo é que permita que os aplicativos sejam instalados a partir de fontes desconhecidas, se a opção existir no seu dispositivo. Isso permite que você abra e instale aplicativos de arquivos APK baixados, que é como receberemos a Play Store em execução.

Abra o aplicativo Configurações no seu dispositivo e, se houver um recurso de pesquisa, digite “Desconhecido” e procure uma opção para “aplicativos desconhecidos”, “fontes desconhecidas” ou algo mais ao longo dessas linhas (alguns fabricantes mudam qual é a opção. chamado). Se o aplicativo de configurações não tiver uma função de pesquisa, a opção deve estar localizada nas seções de privacidade ou aplicativos e notificações, dependendo da sua versão do Android.

Versões mais antigas do Android têm um interruptor simples para permitir fontes desconhecidas – certifique-se de que ele está ligado, se é isso que você vê. Se você vir interruptores para cada aplicativo individual, como nas capturas de tela acima, não se preocupe em habilitar qualquer um deles agora. Isso tudo vale pro seu celular Samsung com problemas também, ok?

Instalando Play Store

Caso seu dispositivo não tenha a Play Store, é preciso seguir alguns passos para instalar tudo corretamente. (Imagem: divulgação)

Encontre as informações do seu dispositivo

Os arquivos exatos necessários para instalar a Play Store no seu dispositivo dependem da versão do sistema operacional Android e da plataforma de hardware do seu dispositivo. Enquanto a versão do sistema operacional geralmente pode ser encontrada no aplicativo Configurações, ele pode listar informações sobre o software específico do seu dispositivo, em vez do sistema operacional geral – por exemplo, tablets de incêndio exibir apenas a versão do Fire OS, não a versão principal do Android. Como tal, você deve usar uma ferramenta de terceiros para encontrar as duas informações.

O método mais rápido é usar o WhatDevice, um aplicativo da Web que informa informações sobre seu hardware e software. Vá para o WhatDevice.app no ​​seu dispositivo Android e anote a versão do Android e a arquitetura da CPU. A arquitetura deve dizer algo como “Armv8”, “Armv71”, “x86_64”, e assim por diante.

Se o WhatDevice não estiver exibindo as informações necessárias (alguns navegadores escondem os dados necessários), um aplicativo chamado “Informações do dispositivo HW” fará o trabalho. Está disponível na Play Store, mas desde que você ainda não tem que conseguir isso de APKMirror. Vá para a página APKmirror do aplicativo aqui no seu dispositivo, clique na versão mais recente disponível e pressione o botão “Baixar APK”. Depois de fazer o download, abra-o para instalar o arquivo APK.

Após informações do dispositivo HW é feita instalando, abra-a. Faça uma nota da versão Android na guia Geral principal e, em seguida, mude para a guia ‘SoC’ e verifique o que está listado ao lado de ‘ABI’. Deve ser uma arquitetura como “ARM64-V8A”, “X86”, “Armeabi-v7a”, e assim por diante.

Independentemente de qual método que você usou, agora você deve ter duas informações: sua versão Android e sua arquitetura da CPU. Agora podemos continuar a instalar a Play Store.

Como baixar a Play Store?

O próximo passo é baixar os arquivos APK adequados para a Play Store. Você tecnicamente tem que instalar quatro aplicativos diferentes – Gerente de Conta do Google, Framework de Serviços do Google, Google Play Services e, finalmente, a Google Play Store. Os três primeiros aplicativos lidam com serviços de conta básicos e APIs, enquanto o último aplicativo é a própria loja.

O primeiro passo é obter o Gerente de Conta do Google. Se você tiver Android 7.1.2 ou uma versão mais recente, vá para a página do Gerenciador de Conta do Google 7.1.2 e toque no botão Principal “Download APK”. Se você tiver algo mais antigo que o Android 7.1.2, verifique a lista de lançamentos do aplicativo aqui e escolha um com a versão mais próxima da versão do Android. Por exemplo, se você tiver o Android 6.0.1, baixe o Gerenciador de Conta do Google 6.0.1. Depois que o arquivo APK é feito download, não abra – faremos isso mais tarde.

Em seguida é a estrutura de serviços do Google. Este é principalmente o mesmo processo que com o primeiro aplicativo, basta ir para esta página e selecione a versão que mais corresponda à sua versão do Android OS. Por exemplo, se você tiver Android 8.1, você escolheria o Google Services Framework. Depois que o arquivo APK é feito download, não abra – faremos isso mais tarde.

Agora é hora de baixar o Google Play Services, que fornece a maior parte da funcionalidade nos bastidores para a Play Store. É aqui que as coisas ficam um pouco complicadas, pois há versões diferentes, dependendo da versão do sistema operacional Android e da sua arquitetura de hardware. Vá para a página APKMirror para o Google Play Services e selecione a versão mais recente que não está marcada Beta.

Em seguida é a estrutura de serviços do Google. Este é principalmente o mesmo processo que com o primeiro aplicativo, basta ir para esta página e selecione a versão que mais corresponda à sua versão do Android OS. Por exemplo, se você tiver Android 8.1, você escolheria o Google Services Framework 8.1.0. Depois que o arquivo APK é feito download, não abra – faremos isso mais tarde.

Agora é hora de baixar o Google Play Services, que fornece a maior parte da funcionalidade nos bastidores para a Play Store. É aqui que as coisas ficam um pouco complicadas, pois há versões diferentes, dependendo da versão do sistema operacional Android e da sua arquitetura de hardware. Vá para a página APKMirror para o Google Play Services e selecione a versão mais recente que não está marcada Beta.

Enquanto os APKs para os dois últimos aplicativos geralmente têm apenas uma variante para cada versão, há variações específicas do Google Play Services para cada configuração de hardware imaginável. Aqui você tem que encontrar a combinação que corresponda à sua versão do Android OS e sua arquitetura de hardware – as informações que você encontrou anteriormente.

O último aplicativo que você precisa baixar é a própria loja do Google Play. Felizmente, o Google distribui a Play Store como uma única variante que funciona em todas as arquiteturas e versões Android, portanto, basta ir para esta página e baixar a versão mais recente que não está marcada como “beta”. Depois que o arquivo APK é feito download, não abra – faremos isso mais tarde.

Instale a Play Store

Agora vem a etapa final: Instalando a Play Store. Encontre o aplicativo Downloads / Files no seu dispositivo e abra-o. Se você não tiver um gerenciador de arquivos, faça o download da versão mais recente dos arquivos pelo Google do apkmirror e instale-a. Você deve ver todos os quatro arquivos APK ⁠- Se não, volte e descubra qual deles você perdeu.

Abra os aplicativos na ordem abaixo e, quando a instalação estiver concluída, pressione “Concluído” e não “Aberta”. Instalar os aplicativos fora do pedido fará com que a Play Store não funcione. Além disso, se você tiver um cartão SD, certifique-se de retirá-lo durante essas instalações.

com.google.gsf.login

com.google.android.gsf

com.google.android.gms

com.android.vending

Depois de ter instalado todos os quatro aplicativos, reinicie o seu dispositivo. Se um dos aplicativos não instalou, isso significa que você provavelmente baixou a variante APK errada – volte e certifique-se de combinar corretamente a arquitetura da CPU e a versão Android. Se o seu dispositivo tiver a arquitetura ARM64-V8, tente baixar a variante para ARMV7A. Alguns dispositivos low-end (como comprimidos de incêndio da Amazon) têm processadores ARM64, mas executam o Android no modo Armv7 de 32 bits.

Se você puder abrir a loja de brincadeiras e entrar, pau-se nas costas, você fez isso! Agora você pode baixar todos os aplicativos e jogos que você poderia querer.

Se a loja do Google Play não estiver funcionando, ou receber alertas sobre os serviços de reprodução falhando, provavelmente significa que não é possível obter a play store funcionando no seu dispositivo sem etapas mais complicadas, como enraizar ou instalar uma ROM personalizada. Se você não conseguir funcionar, vá para a seção “Todos os aplicativos” do aplicativo de configurações e desinstale todos os quatro APKs, para evitar problemas.

Eu sei que não é muito fácil, mas se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário