Pronto para atualizar seu smartphone mas não quer gastar muito dinheiro? Você tem mais escolhas do que pode imaginar quando se trata de escolher um novo smartphone. Mas isso também significa que peneirar as especificações e marcas e os modelos pode ser uma tarefa difícil.

Para tornar este conselho tão universal quanto possível, deixamos de recomendar telefones particulares, mas você deve usar as diretrizes abaixo para fazer uma escolha informada sobre um smartphone bom e barato para suas necessidades.

Smartphone bom e barato: iOS versus Android

Para alguns, a plataforma de software em que seu novo telefone é executado é o principal elemento de escolha. Para os outros, dificilmente importa. Então, quais são as principais diferenças entre iOS e Android?

Essas plataformas estão cada vez mais parecidas, já que eles estão emprestando recursos uns dos outros por anos. A maioria dos seus aplicativos favoritos funcionará bem em ambos. E eles oferecem os mesmos recursos fundamentais para permitir que você faça tudo o que você quer em um smartphone moderno.

Dito isto, o Android continua a ser o sistema operacional móvel mais customizável. Se você quiser, você pode alterar o aplicativo SMS padrão ou o navegador padrão. Você também pode renovar todos os ícones e widgets para criar uma interface verdadeiramente personalizada. Os aplicativos também podem se conectar a partes mais profundas do telefone, o que significa que eles podem executar tarefas extras. Já o iOS da Apple é mais limitado no que permite aos aplicativos e usuários fazerem em iPhones. Seus fãs diriam que isso resulta em uma experiência mais suave, enquanto outros dizem que é muito restritivo.

Os iPhones também são projetados para funcionar principalmente com outros equipamentos da Apple, como MacBooks e o Apple Watch. No entanto, você ainda pode sincronizar seu telefone facilmente com o iTunes no Windows ou usá-lo sem um computador. Para escolher entre Android e iPhone, você também deve pensar sobre os outros aplicativos e plataformas que você usa.

Apesar de alguns dos debates que você pode ler online, o Android e o iOS são muito parecidos ​​em termos de desempenho e características. Cada um tem sua própria sensação e maneira de trabalhar. Então, se você já está em uma plataforma ou o outro, tente pegar o telefone de um amigo por dez minutos para ver como o outro lado se parece.

Na questão do preço, se você quer um smartphone bom e barato da Apple precisará optar por modelos antigos, geralmente de 1 ou 2 gerações anteriores a atual para poder valer a pena a compra. No caso do Android, existem modelos nas mais diversas faixas de preço, e você não precisa buscar gerações mais antigas para ter em mãos um bom smartphone.

Escolhendo celular

Não é preciso gastar muito dinheiro com um celular. Só é preciso saber escolher o modelo certo para você. (Foto: noteburner.com)

Qual celular bom e barato pegar na hora de trocar de sistema operacional?

A menos que você tenha apenas idade suficiente para obter seu primeiro telefone, escolher entre Android e iOS é menos sobre comparar os dois e mais sobre considerar se vale a pena o esforço de mudança. Não é de admirar que a Apple e o Google desejam bloquear os usuários em seus aplicativos e serviços o mais rigorosamente possível.

Se você está fortemente investido no ecossistema do Google, como Gmail, Google Drive, Google Photos e assim por diante, então, alternar entre Android e iOS é bem fácil, seja qual for a direção em que você está indo, porque todos os aplicativos do Google estão disponíveis em ambas plataformas. Você apenas instala as aplicações do Google no seu novo telefone e pronto.

No entanto, se você já passou muito tempo no lado da Apple, então passar para o Android pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Você precisa sair do iMessage, por exemplo, e muitos dos produtos comprados no iTunes não vão funcionar no Android (para assisti-los, você precisará usar o iTunes em um computador, iPad ou Apple TV).

Para ser claro, não é impossível mudar de iPhone para Android, mas pode ser difícil se você ainda não estiver usando muitos serviços do Google no seu dispositivo Apple. Depende em grande parte da compatibilidade com os vários serviços da Apple, como o iCloud e o Apple Mail, pois você não obtém esses aplicativos no Android. O principal aplicativo de Apple que você obtém na plataforma do Google é a Apple Music.

Para muitas pessoas atualizando de um telefone existente, a decisão mais fácil é apenas manter o que você conhece. O processo será mais rápido, e tanto o iOS como o Android permitem que você configure um novo telefone a partir de um antigo, o que significa que você pode transferir um monte de coisas para seu novo aparelho de forma simples.

Dito isto, também recomendamos verificar o que o outro lado pode oferecer, caso algum recurso novo ou função atinja sua atenção, ou você prefere apenas a interface. Pode valer a pena mudar para um iPhone se você acabou de comprar uma MacBook e uma Apple TV, ou mudar para o Android se perceber que está usando principalmente aplicativos do Google no seu iPhone.

O importante mesmo aqui é considerar se você já gastou muito dinheiro no ecossistema do iOS. Se essa resposta for sim, talvez seja um melhor investimento manter seu iPhone, mesmo que seja um modelo mais antigo do smartphone.

O que as especificações do smartphone significam na hora de comprar um celular bom e barato?

As especificações do smartphone são amplamente semelhantes às especificações do computador: o processador controla a rapidez com que o telefone pode “pensar”, a RAM (Random Access Memory) determina o quanto o telefone pode pensar ao mesmo tempo e o espaço de armazenamento é a quantidade de espaço que ele fornece para todos os seus aplicativos, músicas, vídeos, fotos, jogos e outros arquivos.

Tela do celular

Além disso, você, claro, tem o tamanho e a resolução da tela. Isso afeta a nitidez das imagens e do texto na tela, bem como a facilidade com que o telefone pode ser seguro na sua mão. As opções para as pequenas mãos estão diminuindo em número, já que a tendência parece ser para telas maiores.

Especificações do aparelho

No entanto, a menos que você esteja indo para o mercado de baixíssimo orçamento ou buscando as especificações topo de linha, o smartphone não importa tanto quanto o seu laptop. Qualquer telefone moderno pode executar aplicativos, e você não precisa buscar o hardware mais recente, a menos que você queira os jogos topo de linha e aplicativos intensivos, como editores de vídeo, para serem executados na velocidade máxima.

Proteção contra poeira e outros recursos extras

Outros detalhes a serem procurados são a impermeabilização e proteção contra poeira, e se o telefone aceita um cartão de memória para expandir o armazenamento a bordo. Vale lembrar que iPhones não aceitam essa opção. Outra vantagem para manter um olho é o carregamento sem fio, e muitos telefones agora oferecem esse recurso para maior comodidade.

Câmera

Uma das especificações mais importantes para qualquer comprador de smartphone é a qualidade da câmera, que geralmente é listada em megapixels (o tamanho das imagens) e tamanho de abertura ou número de f (quanto da luz que o sensor permite entrar na câmera). Mais megapixels e um número f baixo geralmente significam melhores imagens, mas muitos fatores se combinam para determinar a qualidade de uma câmera de smartphone. Ao pesar a decisão da sua câmera, você também deve verificar os comentários profissionais, as avaliações dos usuários e os tiros de amostra online.

Bateria

Finalmente, a vida da bateria é outra consideração importante. O tamanho da bateria do telefone é medido em horas mAh ou milliampere, com um número maior que significa mais carga. Mas, é claro, muitos outros fatores, como o tamanho e a resolução da tela, afetarão a rapidez com que a carga acaba. Novamente, confira os comentários que você pode encontrar online e lembre-se que os fabricantes exageram na vida da bateria de seus dispositivos.

Usando todos esses fatores e escolhendo quais são mais importantes, chegamos então ao critério que vai te levar à escolha do seu smartphone: a faixa de preço.

Escolhendo o preço certo para um smartphone bom e barato

A consideração final, e talvez a mais importante para muitos de nós, é o preço. Uma maneira rápida de diminuir suas escolhas para um novo telefone é apenas definir seu orçamento e ver o que está disponível em sua faixa de preço.

Os telefones Android tem muito mais pontos de preço do que os iPhones. Além de seus celulares caros, a maioria dos principais fabricantes de Android também oferecem versões decentes de gama média para aqueles com orçamento mais apertado ou com necessidades menos exigentes. Dito isto, a Apple oferece algumas opções em modelos mais antigos. Talvez até um iPhone usado pode ser uma boa opção.

Na maioria dos casos, os telefones que custam mais barato irão atendê-lo tão bem quanto aqueles mais caros, mas talvez seja necessário sacrificar a resolução da tela, a qualidade da câmera ou a velocidade de carregamento dos aplicativos ao longo do caminho.

Não se esqueça da opção de telefones remanufaturados ou de segunda mão. Claro, você está recebendo um aparelho que pode ser um pouco gasto, mas esses dispositivos geralmente funcionarão tão bem quanto os novos, e as economias podem ser substanciais. Certifique-se de comprar de uma fonte respeitável e procure extras como garantias para seu smartphone.

Os telefones mais antigos também são uma opção, pois quando novos aparelhos chegam, a geração anterior cai no preço, mesmo que eles ainda sejam aparelhos muito capazes. Procure por modelos topo de linha do último ano ou 18 meses, e você pode se surpreender ao ver o que você pode colocar no seu orçamento.

Considere o momento da compra do seu smartphone

Por último, mas não menos importante, você também deve considerar o momento em que você planeja comprar. Caso contrário, seu novo aparelho brilhante poderá ser substituído dentro de algumas semanas. A Apple geralmente lança novos iPhones em setembro, e os modelos topo de linha do Google seguem logo depois. A maioria dos outros fabricantes atualiza seus telefones em março, embora isso possa variar.

Então, quando você tem o olho em um telefone específico, verifique quando ele foi lançado. Se estiver chegando para o aniversário de um ano, talvez seja melhor esperar a próxima versão.

E aí, conseguiram escolher um smartphone bom e barato? Qual foi o critério mais importante para vocês?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)