Android ou iOS?
Se você está comprando um novo smartphone hoje, as chances são muito boas de que ele terá um dos sistemas operacionais móveis iOS da Apple ou Android, do Google. Essas duas plataformas são as líderes absolutas de mercado que devem ser consideradas para a compra. Mas é melhor o iOS ou Android?.
A verdade é que ambos os sistemas operacionais de smartphone são excelentes. Eles tem muito mais em comum do que diferente, mas existem algumas diferenças importantes que você vai querer considerar. Nós vamos falar sobre o iOS e o Android em várias categorias aqui e escolher um vencedor para cada uma delas. Em última análise, o melhor sistema vai depender de seus gostos pessoais. Escolha as coisas mais importantes para você, conte as vitórias nessas categorias, e você tem uma recomendação certeira para suas necessidades.
Leia também
Android ou iOS nos preços?
A Apple sempre esteve no topo do mercado em termos de preços, sempre tendo os dispositivos mais caros. Até mesmo os modelos de segunda mão da Apple são caros. Por causa da grande escala e variedade, nada compete com o Android. Você pode gastar muito se quiser, por exemplo, os telefones topos de linha de marcas como Samsung, Motorola, e LG, mas também há uma grande variedade de celulares de baixo custo de uma grande variedade de fabricantes diferentes e a plataforma foi deliberadamente otimizado para ser executada em hardwares mais simples. O fato o Android também liderar o campo de aplicativos gratuitos o tornam a escolha natural para o orçamento consciente. O vencedor no aspecto preço é o Android
Android x iOS nos apps
Os números não são a melhor métrica para estabelecer qual a melhor loja de aplicativos porque a maioria de nós só usa alguns deles e os mais populares estão disponíveis em ambas as plataformas. Tradicionalmente, o iOS tem sido uma plataforma mais lucrativa para os desenvolvedores, então tem havido uma tendência para que novos aplicativos apareçam primeiro no iOS, mas isso está mudando à medida que a parcela de mercado do Android continua a crescer. A Play Store ainda possui uma porcentagem maior de aplicativos gratuitos do que a App Store. Mas os melhores jogos para dispositivos móveis ainda estão primeiro no iOS e nem sempre chegam ao Android. Em última análise, a qualidade bate a quantidade e, portanto, esta é uma vitória para o iOS por uma pequena margem.
Android vs iOS na loja de aplicativos
É difícil organizar milhões de aplicativos e jogos e nem a Google Play Store ou a App Store da Apple o fazem perfeitamente. No geral, a App Store oferece uma melhor experiência de navegação em seu telefone e faz um trabalho melhor com recomendações. A Play Store é mais fácil de pesquisar e você pode instalar aplicativos a partir do navegador da Web em seu PC ou laptop. Você pode comprar aplicativos usando sua impressão digital tanto pelo iOS quanto pela Play tore nos dispositivos Android que tem leitores de impressões digitais. A Play Store ganha pontos por ter uma política de reembolso sem restrições dentro de 2 horas após a compra. Existem alguns aplicativos questionáveis em ambas as lojas, mas a Apple geralmente é mais estrita sobre o bloqueio de certos tipos de aplicativos. Isso pode ser uma coisa boa para a qualidade geral, mas é uma coisa ruim se você estiver procurando algo como emuladores de jogos para consoles clássicos. A App Store ganha aqui pela usabilidade e conteúdo selecionado.
Porém, é relativamente fácil baixar e instalar aplicativos no Android. Marque uma caixa nas configurações, baixe uma APK e você pode instalar até lojas de apps além da Play Store, como a loja de aplicativos da Amazon. A Apple se opõe a lojas de aplicativos de terceiros. Se você quer uma escolha mais ampla de aplicativos e mais lojas disponíveis, sua opção deve ser o Android.
Duração e carga da bateria do iOS x Android
Como um dos maiores critérios para os proprietários de smartphones, a vida da bateria é um fator muito importante. É difícil comparar as duas plataformas porque não há hardware comum. Poderíamos dizer que o iOS está otimizado para espremer o máximo da bateria, mas você pode comprar um dispositivo Android com uma bateria muito maior que irá ultrapassar facilmente o iPhone.
Tanto o Android quanto o iOS permitem que você veja o seu uso da bateria de relance por um aplicativo, mas apenas o Android mostra uma estimativa da quantidade de vida da bateria que você ainda tem. Ambos oferecem modos de poupança de energia que podem prolongar a vida útil da bateria, limitando o desempenho, a conectividade e outros recursos de redução de energia, mas precisamente como funciona a economia de energia é geralmente mais personalizável no Android.
Por um longo tempo, o Android teve uma vantagem no departamento de carregamento, porque muitos telefones Android ofereceram recursos de carregamento rápido e carregamento sem fio. No entanto, dispositivos mais recentes da Apple oferecem carga sem fio e carregamento rápido. Vale a pena notar que você precisa comprar o adaptador de carregamento rápido separadamente, enquanto que geralmente é fornecido na caixa com um telefone Android.
Esta categoria está longe de ter um ganhador claro, mas comparando telefones Android com preços semelhantes com iPhones, eles tendem a ter uma vida útil mais longa, então o Android obtém a vitória.
Atualizações do iOS e do Android
O iOS da Apple oferece atualizações consistentes e oportunas. Se você quer a mesma experiência no Android, então você deve comprar um dos celulares fabricados pelo Google.Se você quiser os recursos mais recentes, correções de erros e atualizações de segurança, então você deve escolher o iOS, que tem planos bem claros de atualizações. No Android, isso vai depender muito do fabricante, e pode levar até um ano para seu celular ver uma grande atualização.
Personalização do Android e do iOS
Este sempre foi um dos principais pontos fortes do Android. É muito fácil para modificar o tema do seu telefone, você pode configurar o layout que deseja na tela inicial, adicionar widgets e atalhos, e até mesmo alterar toda a sua interface de usuário com um launcher. Você pode definir pouca coisa no iOS e há suporte limitado para widgets, mas você não tem nada com o mesmo nível de liberdade. O Android também permite que você configure aplicativos de terceiros como suas opções padrão para muitas coisas que ainda estão bloqueadas no iOS. Se você gosta de mexer ou quer uma aparência verdadeiramente única e personalizada para sua tela inicial, o Android é a plataforma para você.
Facilidade de uso do Android e iOS
A percepção de que o Android é mais complicado do que o iOS prevalece, mas não há necessidade de mergulhar em opções de personalização se você não quiser. Ambas as plataformas oferecem uma boa variedade de recursos de facilidade de uso.
Se você está procurando um dispositivo para um parente idoso, ou um viciado em tecnologia, você encontrará algumas opções no Android, mas eles tendem a reduzir o que é possível. Fabricantes como a Samsung também incluem opções como “Modo fácil”, que tornam a interface maior e simplificam toda a experiência, ou você pode optar por um aplicativo de terceiros para fazer o mesmo. Há muitos bons aplicativos destinados aos idosos no Android e no iOS.
Em última análise, o iOS é mais simples e fácil de usar de maneiras importantes. É uniforme em todos os dispositivos iOS, enquanto o Android é um pouco diferente em dispositivos de diferentes fabricantes. O iOS está menos aglomerado e mais eficiente do que a maioria dos telefones Android, embora versões padrão do Android sejam muito acessíveis. A vitória aqui fica para o iOS.
Android e iOS nas chamadas e mensagens
A funcionalidade básica de chamadas e mensagens é boa em ambas as plataformas, mas pode ser confusa no Android. Além dos apps padrões do Android e os apps padrão do Google, você encontrará muitos fabricantes oferecendo suas próprias alternativas. Tudo isso pode deixar um usuário confuso sobre quais opções escolher.
FaceTime e iMessage são pré-instalados em cada iPhone e iPad, por isso é extremamente fácil conectar-se com seus amigos e familiares. Embora o iMessage seja muito fácil de usar, ele funciona melhor ao se comunicar com outros usuários do iPhone. Você encontrará integração com aplicativos de terceiros, desenhos divertidos, GIFs e muito mais no iMessage. A vitória aqui é do iOS devido a sua consistência e facilidade de uso.
Uso de email no iOS e no Android
Os aplicativos de email padrão no Android e iOS são muito fáceis de usar e rápidos de configurar. Você pode puxar várias contas de e-mail e visualizá-las em uma única caixa de entrada, se desejar. Android e iOS também possuem uma grande variedade de aplicativos de email de terceiros. No entanto, o Gmail é um aplicativo de email padrão mais forte do que o Mail do iOS. Como o Gmail é o sistema de endereços de email mais popular do mundo, faz sentido que o aplicativo Gmail ou Inbox sejam vencedores. Você também pode adicionar facilmente endereços de email de diferentes provedores no Gmail. A única questão é que os telefones Android geralmente oferecem aplicativos de email alternativos feitos pelos fabricantes, o que pode ou não ser bom. Vitória aqui para o Android.
Mapas no iOS e no Android
Como o sistema de navegação mais recente, o Apple Maps não teve um ótimo começo, mas melhorou significativamente. As principais características são semelhantes, você pode baixar mapas para uso offline, obter estimativas precisas com base nas condições atuais do trânsito e encontrar indicações passo a passo para dirigir ou caminhar. Você também encontrará a integração com transporte público e viagens. Todos eles funcionam bem e devem levá-lo para onde você está indo.
Uma coisa que o Google Maps oferece que o Apple Maps não é opções para ciclistas. No geral, a escala e a qualidade do Google Maps são insuperáveis. Possui mais pontos de interesse e geralmente é mais detalhado do que o Apple Maps, mas a precisão pode variar de um lugar para outro. Dada a escolha, sempre escolheremos o Google Maps e, embora você possa obtê-lo no iOS, é melhor no Android porque é o aplicativo de navegação padrão. Vitória para o Android.
Câmera no iOS e no Android
Esta é uma categoria difícil de ter um vitorioso porque depende também muito do hardware dos dispositivos. Embora a maior parte da safra de telefones topo de linha a câmera seja boa ou excelente, as câmeras, há um pouco de variação e a qualidade da câmera de muitos aparelhos intermediários não se aproxima da qualidade das câmeras de um iPhone. Como seria de esperar, a maioria dos telefones Android de orçamento mais baixo possuem câmeras de qualidade inferior.
Os aplicativos da câmera em ambas as plataformas são muito bons e muito rápidos. Para facilidade de uso e melhores resultados sem ajustes, o aplicativo da câmera iOS é vitorioso. Há mais variações no Android, simplesmente porque as fabricantes tendem a adicionar seus próprios aplicativos de câmera com muitos recursos, alguns bons, outros ruins. Com a ressalva de que a câmera depende muito do aparelho, damos a vitória aqui para o iOS.
Backup de fotos no iOS e no Android
Se você usa o aplicativo Photos no Android, então você pode fazer o backup automático de todas as suas fotos e vídeos. Não há dúvida de que o Google Photos é a melhor opção porque oferece armazenamento ilimitado gratuito, desde que não se importe com o limite de 16 megapixels para imagens e o limite de resolução 1080p para vídeos.
Você pode fazer backup de fotos e vídeos na resolução original com iCloud ou Google Photos, mas você só ganha um espaço gratuito menor com o iCloud, em comparação com mais espaço gratuito com o Google Drive. Você também pode fazer backup de fotos e vídeos ilimitados em resolução total com o Google Photos, se você possui um telefone Pixel com marca do Google.
Esta categoria é complicada pelo fato de que o padrão no iOS é o iCloud, mas você também pode usar o Photos do Google no iOS. No entanto, uma vez que a maioria das pessoas vai com a opção padrão, estamos dando ao Android a vitória aqui.
Serviços na nuvem no Android e no iOS
A Apple ainda está atrasada quando se trata de armazenamento em nuvem e backups automáticos. O Google Drive oferece uma boa quantidade de espaço de graça e suporte a várias plataformas. Você só obtém um espaço gratuito bem limitado com o iCloud, e ele só funciona com Windows, Mac e iOS.
Se você precisar de muito espaço adicional, os preços do iCloud e do Google Drive são bem semelhantes. O armazenamento em nuvem do Android é mais fácil de usar e mais eficaz do que o iCloud, embora você possa usar o Google Drive em um iPhone, enquanto o iCloud é apenas no iOS. Isso sem contar outros serviços como Dropbox, Box Sync e OneDrive. Porém, novamente, como a maioria dos usuários se prende com a opção padrão de armazenamento, a vitória vai para o Android.
Assistentes de voz no iOS e no Android
Você pode fazer muitas das mesmas coisas com a Siri da Apple que você pode com o Assistente do Google, mas a Siri é mais um ajudante direto para definir compromissos no calendário, pesquisar na web ou fazer chamadas. O Google Assistant possui uma camada extra. Ele pode oferecer sugestões úteis de forma preventiva, e tem um lado mais conversacional que oferece jogos divertidos e informações contextuais com base no que você está fazendo. É mais inteligente e mais versátil do que a Siri. Porém, com a chegada das caixas de som inteligente da Apple e do Google, pode ficar um pouco mais difícil definir um vencedor mais claro aqui. Se adicionarmos então os dispositivos da Amazon, a disputa é ainda mais acirrada. Mas colocaremos o Android como um vencedor aqui por conta da versatilidade.
Segurança no Android e iOS
As atualizações rápidas são agora mais importantes do que nunca porque as violações de segurança estão se tornando mais graves. O Android está atrasado no mundo da atualização, a menos que você tenha um dispositivo Android com o sistema padrão. Como milhões de telefones Android ainda estão executando software ultrapassado, eles podem ser vulneráveis a ataques sérios.
A Apple já está firmemente enraizada no mundo corporativo e também trabalhou em segurança aprimorada para consumidores em geral, principalmente com Touch ID e o FaceID. O rigoroso controle que a Apple tem nos aplicativos e a capacidade de empurrar atualizações para mais dispositivos, mais rapidamente, dá-lhe uma vantagem definitiva sobre o Android. A empresa também criptografa dados no iMessage e em outros aplicativos.
A Apple prioriza a privacidade do usuário, para que você possa se sentir seguro sabendo que seus dados pessoais não são armazenados ou lidos pela Apple. Está tudo criptografado também. Enquanto isso, o Android criptografa alguns dados, mas sua privacidade é menos protegida. O Google minia seus dados por informações que ele pode usar para vender melhores anúncios e produtos de mercado para você. Os seus dados também são armazenados e lidos para fornecer uma melhor experiência de Inteligência Artificial.
O Google disse que é um desafio proteger completamente a privacidade do usuário e ainda fornecer os serviços de IA que oferece, mas alguns especialistas em segurança e a Apple argumentam que o Google apresenta uma falsa escolha entre privacidade e IA. A Apple até entrou em guerra com o FBI para garantir seu direito à criptografia. É difícil vencer esse tipo de dedicação.
Não há como negar que o iOS é a plataforma mais segura e a que protege melhor a privacidade do usuário. Se você se preocupa com sua privacidade e segurança, vá com o iOS.
Rooting, bootloaders e jailbreak nos dispositivos iOS e Android
Fazer o root em um Android não para todos, mas se você quer acesso a raiz e controle completo sobre seu dispositivo, o rooteamento é o caminho para obtê-lo. O rooteamento oferece acesso a mais aplicativos, as atualizações mais recentes do sistema operacional sem esperar, novas interfaces de software para obter a estética desejada, a chance de se livrar dos bloatware das operadoras e dos fabricantes, com potenciais ajustes para aumentar a velocidade e a vida da bateria do seu dispositivo e mais .Muitos fabricantes Android também oferecem uma maneira de desbloquear o bootloader, o que determina como o sistema operacional é carregado no seu dispositivo. A Apple é completamente oposta a esse tipo de coisa. Jailbreaking é uma opção para iOS, que permite baixar e instalar aplicativos de fora da App Store e ignorar algumas outras limitações. Porém, por conta do próprio Google dar suporte ao código aberto do Android, damos a vitória a eles.
Capas e acessórios para iOS e Android
O proprietário de um iPad ou iPhone gasta mais dinheiro em mais coisas do que o proprietário médio de um dispositivo Android, e a Apple criou um ótimo ecossistema de periféricos para seus telefones e tablets. Há muito mais periféricos e capas destinadas ao iPhone do que qualquer outro dispositivo, mas celulares populares com Android são competidores próximos.
Por outro lado, os dispositivos Android adotaram o padrão Micro USB ou USB-C, enquanto a Apple insiste no seu cabo Lightning, o que significa que é muito mais fácil encontrar um carregador se você não for um proprietário do iPhone. Isso muitas vezes significa que você deve ficar preso a um adaptador Apple de alta qualidade. Os fabricantes de periféricos ainda podem seguir o iOS como alvo principal, mas é muito raro encontrar algo sem o suporte do Micro USB.
Outra marca contra a Apple diz respeito ao abandono da porta de áudio padrão de 3,5 mm, Você tem um adaptador na caixa, mas é facilmente perdido e a escolha dos fones de ouvido que usam plugs de áudio de 3,5 mm excede em grande parte aqueles com conectores Lightning. Claro, agora, alguns telefones Android estão fazendo com que o fone de ouvido esteja a favor do áudio USB-C, então isso pode não ser uma diferença por muito mais tempo.
Também é importante notar que o ecossistema de produtos da Apple funciona em conjunto muito bem. Os produtos iPad, Apple Watch, MacBook, Apple TV e outros funcionam em perfeita harmonia. MacOS, WatchOS e iOS estão bem conectados, tornando mais fácil ter todos os produtos da Apple na mesma página.
Como os telefones Android são produzidos por muitos fabricantes diferentes, os ecossistemas de produtos variam. A Samsung tem um ótimo ecossistema, por exemplo, e os telefones Android possuem suporte para o Home, Chromecast e Android Wear. No entanto, não é tão transparente.
No geral, tendo em conta todos os acessórios disponíveis, você tem mais opções com um iPhone, então o iOS ganha a vitória aqui, mas com ressalvas.
Conclusão da disputa entre iOS e Android
Numericamente falando, o Android ganha 10 categorias e o iOS ganha 8 categorias, mas o iOS ganha em algumas das categorias mais importantes, pois não pensamos que o rooteamento ou lojas de aplicativos alternativas são tão importantes para a maioria das pessoas do que facilidade de uso ou segurança, por exemplo. É muito difícil comparar os dois. Como a Apple controla o hardware e o software, você achará que o iOS oferece uma experiência mais uniforme em todos os dispositivos.
Uma comparação direta das versões mais recentes do Android e do iOS não seria muito representativa da experiência da maioria das pessoas, porque a maioria dos dispositivos Android não está executando a última versão. A experiência que você obtém é ainda mais complicada pelo fato de que a maioria dos fabricantes de smartphones Android adicionam sua própria interface de usuário em cima do Android padrão. Como resultado, há uma grande diferença entre usar diferentes dispositivos Android que tenham configurações semelhantes.
Se você decidir ir com um dispositivo Android, certifique-se de fazer uma pequena pesquisa e ver a versão do Android ele executa e o histórico do fabricante para as atualizações do Android.
Em última análise, diferentes categorias serão importantes para diferentes pessoas, então você deve prestar atenção as que contam para você e tomar sua decisão com base nisso. Se a segurança e a privacidade são um fator importante, o iOS é a escolha óbvia. Se a duração da bateria estiver no topo da sua lista e você quiser personalizar seu telefone, escolha o Android. Tanto o Android quanto o iOS são plataformas maduras e com muito mais semelhanças do que diferenças, e podemos recomendar qualquer uma delas.
Como você fez sua escolha? Quais são suas prioridades ao escolher um telefone celular?
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Como trocar meu iPhone por um Android? Vale a pena?
Todos os apps Google para celular Android
Como localizar iPhone pelo Android?
Há uma melhor época do ano para comprar smartphones?