Há muitas razões que podem levar uma pessoa a trocar um iPhone por um Android. Definitivamente não é porque um sistema é melhor do que o outro, porque ambos mostram-se excelentes em qualidade, em opções de aparelhos, e disponibilidade de aplicativos. A troca vale a pena para quem faz pensando bem no que está fazendo. Afinal, envolve toda uma transição de um ecossistema de tecnologia para outro, e nem sempre é uma transição sem dores.

Vale a pena trocar o iPhone pelo Android?

Durante a transição, a única coisa que garantimos é que você vai perder o acesso aos serviços exclusivos da Apple, que são o iCloud, o Facetime, e o iMessage, basicamente. O iTunes ainda é possível usar a partir de outros dispositivos, apesar de não ser possível comprar mais os aplicativos para o iOS. Falamos isso porque hoje em dia, a troca do iPhone pelo Android é bem menos traumática, apesar de poder ter algum impacto emocional se a pessoa gostar muito da marca.

A pergunta certa então não vai ser se vale a pena fazer a troca do iPhone pelo Android mas sim, se você quer mesmo fazer essa troca. Os dois sistemas operacionais (iOS e Android) oferecem praticamente os mesmos recursos, dependendo apenas do aparelho que você escolher.

Geralmente, a transição será uma decisão baseada em questões financeiras (celulares da Apple são bem mais caros do que os celulares Android). Mas pode ser que você não goste de ficar preso aos produtos da grande maçã, pois ela não é muito flexível na hora de fazer acessórios compatíveis com seus aparelhos ou liberar outras fabricantes para fazê-los. Talvez você queira passar a usar um cartão microSD no seu celular, e não ter que depender da memória interna. Ou poder ter uma bateria removível, e não ter que mandar o celular para assistência quando precisar trocá-la.

A mensagem que queremos passar é: a troca vale a pena quando é decidida por você, quando você escolhe o melhor celular para as suas necessidades. Junto a isso, quando a troca é feita do jeito certo, como vamos ensinar, os traumas são reduzidos e as chances de fracasso mínimas, o que reduz as possibilidades de que você se arrependa.

 

Como trocar a Apple pelo Android

Antes de trocar os aparelhos da Apple pelo Android, é bom pensar nos motivos para a troca e como será a transição, para que não haja arrependimentos ou problemas durante o processo. (Foto: scottandkat.ca)

Troquei meu iPhone por um Android: começando a mudança

Para passar do iPhone para o Android, você vai querer manter sua experiência com o smartphone o mais próxima possível do que tinha com seu smartphone Apple. Isso significa manter todos os contatos, aplicativos, músicas, vídeos, fotos, enfim, o máximo possível do que você tinha do seu iPhone no seu Android. Tudo isso está a apenas alguns toques de distância, literalmente.

 

Transferir contatos do iPhone para o Android

Em um iPhone, os seus contatos estão salvos em sua conta padrão (Configurações -> Mail/Mensagens, Contatos, Agenda -> Conta Padrão). Nesta conta estão a maioria dos seus contatos. Se sua conta for um email do Gmail, as coisas ficam ainda mais simples: bastará entrar com seus dados da sua conta do Gmail no seu smartphone Android, e os contatos ficarão sincronizados. Mais simples, impossível.

Se não estiver usando uma conta do Gmail, você pode usar aplicativos de terceiros para exportar os contatos. Existem vários na App Store e na Play Store, e que usam o armazenamento na nuvem para fazer o backup dos contatos. Use um que tenha muitos downloads, para garantir a segurança. O procedimento padrão é abrir o aplicativo no iPhone, selecionar os contatos que deseja exportar, enviar para o dispositivo Android via Bluetooth/Mail/Nuvem e, no dispositivo Android, baixar o aplicativo ou abrir o aplicativo de Contatos para importar esses contatos (abra os contatos, vá para opções e toque em importar contatos, selecionando o arquivo que você recebeu).

Pelo iCloud é também possível transferir os contatos para o seu dispositivo Android. No seu iPhone, vá para Configurações -> iCloud e ative a sincronização de contatos com o iCloud. Acesse o iCloud então no seu computador, digitando seu ID e senha da Apple. Navegue até os Contatos na página principal, clique no símbolo de engrenagem, clique em “selecionar tudo/todos” e clique em “exportar vCard”. O computador vai baixar um arquivo VCF. Acesse então o Google Contacts, selecione a opção “mais” e clique em “importar”. Selecione o arquivo VCF baixado para o seu computador, na pasta de downloads do seu navegador. Para eliminar contatos duplicados, clique no botão “mais” e depois no botão localizar duplicatas. Escolha mesclar ou fundir os contatos duplicados.

Transferir fotos do iPhone para o Android

A não ser que você seja um fotógrafo profissional, a melhor forma de fazer isso é usando um aplicativo de armazenamento na nuvem. Alguns exemplos são o OneDrive, DropBox, Cubby, Box, Google Drive, e o Google Photos. Este último, inclusive, proporciona armazenamento ilimitado de fotos (há uma específica de tamanho, mas só fotógrafos profissionais ultrapassam essa especificação) para dispositivos Android e iOS, o que significa que você poderá colocar todas as suas fotos no Photos e depois ter acesso a elas no seu Android. Baixe o aplicativo no seu iPhone e faça login no aplicativo usando a mesma conta do Google que você usa para o Android. Depois, baixe o aplicativo no seu dispositivo Android. É simples assim.

Transferir músicas do iPhone para o Android

Você pode usar seu computador através do iTunes para transferir as músicas, pode usar aplicativos de transferência de arquivos, ou pode adotar serviços de streaming de músicas para não ocupar espaço no seu dispositivo, e você poderá usar no seu computador, ou até no dispositivo de outras pessoas.

 

Transferir sua agenda do iPhone para o Android

Você pode usar aplicativos de terceiros para sincronizar uma agenda com a nuvem, e as opções são variadas. Nossa recomendação, no entanto, é usar o Google Agenda. Caso você use a agenda da Apple e queira transferir para o Google, existem aplicativos do iPhone que fazem essa transição. Os melhores são pagos, no entanto, mas pode valer a pena pagar para conseguir transferir todos seus eventos marcados sem qualquer transtorno.

 

 

Sincronizando outros aplicativos entre iPhone e Android

Hoje em dia, todos os melhores aplicativos tem versões para iOS e Android. Entre eles estão o Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, Pinterest, Snapchat, WhatsApp, Messenger, Skype, Evernote, Dropbox, Google Drive, Gmail, etc. Para usá-los no seu Android, basta baixar o aplicativo e configurar sua conta no dispositivo, assim como você fez no seu dispositivo Apple. Simples assim.

Ao mudar para o Android, não se esqueça de uma última coisa: desligar seu iMessage, para que as mensagens SMS e MMS não sejam encaminhadas para o serviço da Apple no seu iPhone antigo. Vá em Configurações -> Mensagens e desligue o iMessage.

Ficou alguma dúvida na mudança do iphone pra o Android? Deixe nos comentários suas perguntas que vamos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)