Impressão digital para celular: como funciona?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Um scanner de impressão digital é um tipo de sistema de segurança eletrônico que usa impressões digitais para autenticação biométrica. Antes de vê-los em filmes e programas de TV, ou ler sobre eles em romances de ficção científica, mas agora eles se tornaram realidade.

Você os encontrará comuns em smartphones de primeira linha e até telefones mais baratos. Eles estão melhorando, mais rápidos e muito mais precisos. Aqui está o que você precisa saber sobre os scanners de impressão digital, seus tipos e a maneira como eles funcionam.

Aqui estão os três tipos mais comuns de scanners de impressão digital:

Leia também

Celular com impressão digital óptica

Os scanners ópticos são o método mais antigo de digitalização de impressão digital. Um scanner óptico funciona iluminando uma luz brilhante sobre sua impressão digital e tirando uma fotografia digital que é armazenada. O scanner usa essencialmente um microchip sensível à luz para produzir uma imagem digital.

O computador analisa a imagem automaticamente, detectando os padrões exclusivos na superfície, como sulcos e vales da impressão digital ou marcas exclusivas. Em seguida, ele usa software sofisticado e de fabricação de padrões para transformar isso em código.

Quanto maior a resolução desses scanners, mais detalhes eles podem capturar. Esses scanners usam um alto número de diodos por polegada e uma variedade de LEDs para capturar esses detalhes. Isso, no entanto, torna o smartphone muito mais volumoso em design.

A principal desvantagem desses tipos de scanners é que uma foto digital pode ser facilmente replicada. Portanto, eles não estão seguros o suficiente para confiar em suas informações confidenciais para se manter seguro. Essa é a mesma razão pela qual eles estão lentamente sendo eliminados. No entanto, com a nova tendência de exibições sem moldura, os módulos ópticos menores podem voltar ao uso, pois podem ser incorporados sob o vidro da tela e exigem apenas uma pequena área de leitura.

Sensor de digital para smartphones

Sensores de digitais funcionam de diferentes formas no smartphone, mas com o propósito de te dar mais segurança ao usar o dispositivo. (Imagem: PC World)

Smartphone com impressão digital capacitiva

Os scanners capacitivos são os scanners de impressão digital mais comumente encontrados nos dias de hoje. Como o nome sugere, faz uso de capacitores para medir o dedo eletricamente. Os capacitores armazenam a carga elétrica e os sensores capacitivos usam matrizes de pequenos circuitos de capacitores para coletar dados sobre uma impressão digital através de placas condutivas na superfície do scanner. Essas placas condutas rastreiam detalhes de uma impressão digital.

Quando a ponta de dedos é colocada sobre uma placa condutora, a carga armazenada no capacitor muda levemente, enquanto uma lacuna de ar deixa a carga armazenada comparativamente inalterada. Um circuito de integrador de amplificador operacional é então usado para rastrear essas alterações que são registradas por um conversor analógico para digital.

Este sistema é muito mais difícil de enganar, pois o resultado não pode ser replicado com uma imagem. Ele só pode ser efetuado por hackers de hardware ou software.

Os scanners capacitivos começaram bastante caros, mas agora estão caindo em preços mais baixos. Você pode fazer muito mais do que apenas ler impressões digitais usando esses scanners, vários smartphones de ponta também suportam os recursos de deslizamento e navegação usando seus scanners de impressão digital.

Scanners ultrassônicos de impressão digital para smartphone

Este é o mais recente tipo de scanner de impressão digital. A Qualcomm e sua tecnologia de identificação sensoriais também formam uma parte importante desse design.

Assim como os morcegos e os golfinhos usam o ecolocalização para encontrar e identificar objetos, os scanners ultrassônicos funcionam por meio de ondas sonoras.

O hardware consiste em um transmissor e receptor ultrassônico. Pulsos ultrassônicos e transmitidos e parte desse pulso é absorvida, enquanto outros são refletidos pelas cristas e vales da impressão digital e, como resultado, é formado um mapa 3D do padrão de impressão digital.

A única desvantagem desses scanners é que ele não funciona bem com protetores de tela, o que limita sua capacidade de ler as impressões digitais corretamente.

Scanners de impressão digital sob a tela

Falando sobre scanners em display, os scanners ultrassônicos não são a única opção. Scanners ópticos-capacitivos também são usados. As ondas ultrassônicas viajam pelas muitas camadas, ou seja, exibição, backplane, vidro, cobertura de proteção antes de atingir o dedo e, portanto, seu desempenho é limitado.

Este método exige apenas que o painel seja fino o suficiente para que funcione. No entanto, os scanners capacitivos ópticos no display exigem uma linha de visão para brilhar a luz do seu dedo e, portanto, funciona apenas com displays OLED, que incluem lacunas na parte traseira da tela.

À medida que os avanços da tecnologia e a IoT continuam crescendo, a coleta precisa de dados através dos sensores está se tornando cada vez mais importante, assim como a segurança. Os scanners de impressão digital são uma alternativa segura a outros métodos e é exatamente por isso que os veremos integrados em nossos sistemas de segurança diários no futuro.

Tem um celular com leitor de impressão digital? O que acham? Compartilhem conosco nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário