Pense por um segundo sobre o quanto de sua vida está em seu smartphone ou tablet. Estes aparelhos provavelmente tem emails, textos, histórico de chamadas, contatos, histórico de navegação, aplicativos de mídia social, aplicativos de finanças, senhas salvas, números de cartão de crédito, fotos pessoais e muito mais.

Agora pense em como seria fácil para um amigo ou membro da família para pegar o seu smartphone ou tablet e “futicar” suas informações. Ou imagine como um ladrão poderia facilmente roubar seu aparelho, e acessar todas essas informações.

Para piorar ainda mais os riscos, há os aplicativos maliciosos como vírus e malwares de celular, que podem tentar roubar suas informações e dados pessoais

Proteger celular contra hacker: o perigo constante!

Há muitos riscos para a segurança dos seus aparelhos. É por isso que você precisa tomar medidas imediatas para bloquear o seu telefone ou tablet. Vamos olhar para as configurações que você precisa mudar e os aplicativos que você precisa instalar no seu dispositivo Android, Apple ou o Windows para manter hackers e bisbilhoteiros longe

Deixar seu aparelho protegido

Proteger seu celular contra bisbilhoteiros e hackers é essencial hoje em dia. O melhor é que é um procedimento bem fácil e rápido de fazer. (Foto: burnsmcdmedia.com)

Proteger celular de espiões e hackers: defina um código PIN ou senha para o aparelho

Você precisa usar a tela de bloqueio que requer uma senha para continuar, com uma boa senha. Este código deve ser algo que não é fácil de adivinhar. Algo como 1-2-3-4 ou 0-0-0-0 não vai dar certo.

Aparelhos da Apple fazem você configurar uma senha para a tela de bloqueio da primeira vez que você usá-los. No entanto, se você criou a senha já há algum tempo, talvez seja hora de reforçá-la. Vá para Configurações -> Código de acesso, para editar o seu código de acesso. Se seu iPhone tem reconhecimento de impressão digital, ele ainda vai exigir que você cadastre uma senha.

Para Android, vá para Configurações -> Tela de bloqueio para criar um padrão em desenho, PIN ou senha. Você pode experimentar todos os três e ver qual deles oferece o melhor equilíbrio entre segurança e conveniência para você. Alguns aparelhos Android também incluem o reconhecimento facial e desbloqueio por voz, mas não são tão seguros. Se você configurar um padrão, certifique-se que não é seja um fácil de digitar

Para telefones com Windows, vá para a tela Iniciar e toque em Configurações -> Tela de bloqueio para configurar o código de acesso.

Na configuração da tela de bloqueio, para qualquer aparelho, certifique-se de definir o seu dispositivo para bloquear automaticamente após alguns minutos de inatividade.

Protegendo o WhatsApp de hackers, bem como outros aplicativos: só instale apps confiáveis!

Você pode diminuir o risco ao instalar aplicativos a partir das principais lojas de aplicativos: Google Play, Amazon Appstore, a Apple iTunes e Windows Store da Microsoft. Aplicativos de aparelhos da Apple e aparelhos com Windows são mais seguros. Já o Android, exige alguns cuidados.

Para se certificar de que você não acidentalmente instale aplicativos Android não confiáveis, vá para Configurações -> Segurança e desmarque a opção “Fontes desconhecidas”.

Infelizmente, só porque um aplicativo está em uma loja oficial app não garante que é completamente seguro. Você ainda quer verificar opiniões e visitar o site oficial do aplicativo para confirmar que é confiável e não uma cópia falsa.

Mesmo aplicativos legítimos pode pegar informações do seu telefone que você pode não querer compartilhar. É por isso que você precisa verificar as permissões do aplicativo antes de instalá-lo, para saber quais informações de seu aparelho o app tem acesso. Quanto menos informações, melhor no quesito segurança.

 

 

Para segurança contra hackers, ative a localização remota e formatação remota do aparleho

Se o seu dispositivo for perdido ou roubado, os aplicativos de rastreamento podem dizer exatamente onde o telefone está. Esses aplicativos também permitem que você limpe informações sensíveis remotamente. Se o seu telefone acabar em mãos erradas, você pode, pelo menos, certificar-se que outra pessoa não acesse suas informações.

Usuários do iOS tem o Find My iPhone (encontre meu iPhone). Para ativá-lo, vá para Configurações -> iCloud, ligando a opção Find My iPhone.

Os usuários de Android tem o gerenciador de dispositivos Android. Para habilitar o rastreamento, inicie o aplicativo, vincule-o a uma conta do Google e siga às instruções.

Para telefones com Windows, há o recurso Find My Phone (encontre meu celular). Para configurá-lo, vá para Configurações -> Find My Phone, ligando a opção.

Mantenha sua segurança contra hackers em redes WiFi públicas

Wi-Fi público é uma forma inteligente de navegar no seu smartphone sem acabar com seu plano de dados. Mas há um lado perigoso: hackers gostam de se infiltrar nessas redes para bisbilhotar para obter informações valiosas, principalmente por redes públicas.

Fique seguro, fazendo serviços bancários ou compras no celular apenas em casa ou através de rede de dados móvel. Você pode também usar aplicativos de Firewall para seu smartphone ou tablet, aumentando a segurança.

 

Limpe seu aparelho antes de doar, vender, ou jogar fora

Comprando novo telefone ou tablet? Certifique-se de limpar completamente o seu telefone antigo antes de vender ou reciclá-lo. Você definitivamente não quer que as informações em seu telefone caiam nas mãos erradas.

Eu não me refiro apenas a exclusão aplicativos, arquivos, fotos e vídeos. Hackers e outros criminosos podem facilmente recuperar as informações excluídas. Os três vídeos acima explicam, em detalhes, como fazer essa formatação do aparelho.

Ficou ainda alguma dúvida sobre como manter seu aparelho seguro? Não se esqueça de atualizar os aplicativos do aparelho toda vez que sair uma atualização, para evitar que uma vulnerabilidade em um aparelho acabe com sua segurança.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)