Como calibrar o celular?

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

Os sensores de um smartphone são facilmente esquecidos. Esses pequenos componentes são muito mais importantes do que você imagina, porque tornam possíveis os recursos que você usa com mais frequência em seu smartphone e podem até economizar bateria. Portanto, você deseja manter os sensores do seu smartphone em boas condições de funcionamento. Neste artigo, mostramos como fazer exatamente isso, calibrando-os.

Como calibrar o celular: funcionamento dos sensores

Os sensores são vitais para muitas das funções básicas do seu telefone, mas são conhecidos por parar de funcionar da maneira que deveriam de vez em quando. Antes de decidir se está quebrado e levá-lo para conserto, você deve tentar calibrá-lo.

Às vezes, você notará o problema quando um aplicativo que usa um sensor específico não está interpretando os dados corretamente. Para saber se é esse o caso, basta baixar um aplicativo diferente que usa o mesmo sensor e testá-lo.

Por exemplo, se você estiver jogando um jogo de corrida e o carro não responder aos seus movimentos, experimente em outro jogo de corrida para ver se o problema persiste ou se é apenas um bug do jogo ou uma programação ruim. Se o problema persistir, independentemente do aplicativo que você está usando, isso sugere um problema com o sensor de movimento do seu smartphone.

Não são apenas os sensores de movimento que podem começar a funcionar mal sem motivo aparente. Problemas com outros sensores também podem levar à redução da vida útil da bateria. Por exemplo, o sensor de proximidade economiza energia desligando a tela enquanto você está falando ao telefone, e seu smartphone também usa um sensor para medir a luz ambiente e ajustar o brilho da tela de acordo.

Use um aplicativo de diagnóstico de celular

Diagnosticar se um problema vem de um sensor nem sempre é tão fácil quanto tentar replicar o problema em outro aplicativo. Ocasionalmente, você precisará usar um dos seguintes aplicativos especializados para mergulhar nas profundezas do seu smartphone para verificar se os sensores estão fazendo medições: Sensores Multitool.

Em alguns casos, os telefones vêm com uma ferramenta de diagnóstico. Você pode encontrá-lo em Configurações -> Sobre o telefone -> Diagnóstico ou apenas abrir o aplicativo na gaveta de aplicativos. Se você for até a guia Teste, poderá verificar o desempenho de cada sensor separadamente ou fazer um teste de diagnóstico completo.

Calibração de smartphone

Calibre o smartphone da maneira correta para obter melhores resultados. (Imagem: Fixing Port)

Como calibrar a bateria do celular?

Antes de continuar com a calibração dos sensores do celular, você pode também querer calibrar a bateria do seu smartphone, para manter uma vida útil mais longa.

O processo é necessário para manter a vida útil da bateria do seu smartphone mais longa.

Passo 1: Carregamento

Deixe seu smartphone carregando até 100%. Deixe ele conectado e carregando por mais uma hora.

Passo 2: Descarga total

Depois disso, use seu smartphone até acabar a bateria. Não recarregue seu smartphone antes disso.

Passo 3: Recarregamento

Carregue novamente o smartphone até 100% da carga.

Você pode fazer esta calibragem 1 vez por mês. E apesar do Android e das fabricantes já terem atualizado seus sistemas para permitir outras calibrações e testes, este teste pode ajudar a manter a vida útil do seu aparelho.

Use menus ocultos e códigos secretos para calibrar o celular

Para aqueles dispositivos que não vêm com seus próprios recursos de diagnóstico, há uma opção para testar o desempenho do sensor nos menus ocultos. Para acessá-los, você precisará ir ao discador do telefone e inserir uma determinada combinação de número. O Android tem códigos secretos para acessar cada uma de suas configurações ocultas, mas existem alguns códigos que mudam de acordo com o fabricante. Você pode testar o desempenho de seus sensores, bem como outros recursos como a câmera, a tela ou o áudio em diferentes modos de diagnóstico.

Aqui estão alguns exemplos. Temos o código, * # * # 4636 # * # * para acessar informações de status sobre vários componentes e estatísticas de uso. Para dispositivos da Sony, talvez este código funcione: * # * # 7378423 # * # *.

Durante os testes de serviço, você poderá verificar se os itens na tela estão funcionando corretamente. Para encontrar o código de que você precisa, basta verificar nossa lista completa de códigos secretos do Android.

Calibrando sensores do smartphone

Existem muitos motivos pelos quais você pode querer calibrar os sensores do seu telefone. Pode não ser necessário, mas você deseja ter certeza de que tudo está calibrado perfeitamente. Ou talvez algo não esteja funcionando corretamente e você gostaria de executar esse recurso para ver se está quebrado ou não. Seja qual for o motivo, alguns de seus sensores podem ser calibrados, embora a maneira de fazer isso dependa tanto do seu modelo específico de smartphone quanto do Google Play.

1. Use recursos de calibração integrados

Algumas marcas possuem opções de calibração integradas para sensores específicos. Em muitos dispositivos, você pode calibrar o sensor de movimento em Configurações -> Guia Geral -> Movimento. Tudo que você precisa fazer é seguir as instruções e em questão de segundos, seu sensor estará calibrado. Para saber se o seu smartphone possui opções semelhantes, basta digitar uma busca rápida pelo nome do sensor no menu Configurações do seu telefone.

2. Use um aplicativo da Play Store

Algumas marcas não permitem que você calibre todos os sensores, como a Sony, então, neste caso, seria melhor pular para a Play Store e encontrar um aplicativo que possa recalibrar o sensor específico que você está tentando consertar ou fornecer um pouco de ajuste. Há uma tonelada de aplicativos gratuitos altamente avaliados para vários sensores.

3. Restauração de fábrica

Se não houver um aplicativo disponível, existe outra maneira mais drástica de fazer isso. Redefinir seu telefone para as configurações de fábrica normalmente irá recalibrar todos os sensores automaticamente. Obviamente, você deve fazer backup de tudo antes de fazer uma redefinição de fábrica, porque você perderá todos os seus dados!

4. Root

Usuários root com ROMs personalizadas e outros aplicativos para esse tipo de usuário têm ainda mais opções para personalizar e controlar os sensores em seus smartphones. Basta pesquisar na loja de apps para encontrar o modelo ideal.

Independentemente de como você diagnostica e calibra seu telefone, compartilhe seus métodos conosco abaixo! Você usa um aplicativo de terceiros? A sua ROM personalizada inclui uma opção de calibração? Deixem nos comentários sua participação!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário