Como colocar senha para bloquear celular?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

A tela de bloqueio é uma característica importante no seu smartphone, e mantê-lo seguro é importante para todos os usuários de smartphones. Mas como garantir a segurança no seu dispositivo? Como colocar senha nele de uma forma que ninguém vai conseguir acessá-lo, apenas você?

Como por senha no celular?

A primeira coisa que você deseja fazer é entrar no menu Configurações. Você pode fazer isso puxando para baixo as notificações em um dispositivo Android e selecionando o ícone da engrenagem ou apenas tocando no ícone Configurações no menu de aplicativos..

Uma vez no menu Configurações, role para baixo até a seção “Pessoal” e toque na entrada “Segurança”. A primeira opção neste menu deve ser “Bloqueio da tela”, que é o que estamos procurando aqui. Vá em frente e toque. Você terá algumas opções.

Toque no que deseja usar e siga as instruções para configurá-lo. Não se esqueça de anotar a senha, PIN, ou Padrão em um lugar seguro para não esquecer!

Senha no celular

Um celular protegido por senha é muito mais seguro e vai garantir que seus dados estejam sempre nas mãos certas. (Foto: Business Insider)

Senha para colocar no celular: qual a melhor opção?

Aquele que você escolhe depende de você – cada um tem seus prós e contras. Por exemplo, as opções de Padrão e PIN podem ser facilmente descobertas verificando as manchas dos dedos no visor, a menos que você seja um limpador de tela frequente. Os padrões digitados são bem mais fáceis de identificar nesses dois casos.. Por outro lado, um PIN é teoricamente mais robusto do que uma senha, a menos que você esteja usando uma confusão de letras e números para a referida senha. Na verdade, a senha que mistura símbolos e letras maiúsculas e minúsculas é muito mais segura.

Já o desbloqueio por reconhecimento facial e por impressão digital pode parecer até seguro, mas há formas de burlar essas proteções, tornando a senha ainda a opção mais segura, apesar da impressão digital ser uma opção mais rápida e, tecnicamente, segura.

Configurar uma tela de bloqueio segura é uma necessidade irritante para a maioria dos usuários porque demora mais para desbloquear seu dispositivo. Felizmente, as versões mais recentes do Android tem um recurso de  “Smart Lock”, o que facilita o trabalho de desbloquear seu dispositivo quando estiver em casa, no carro ou em qualquer outro lugar, quando você pode ter certeza de que é você quem está realmente fazendo o desbloqueio.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário