A tela de bloqueio é uma característica importante no seu smartphone, e mantê-lo seguro é importante para todos os usuários de smartphones. Mas como garantir a segurança no seu dispositivo? Como colocar senha nele de uma forma que ninguém vai conseguir acessá-lo, apenas você?

Como por senha no celular?

A primeira coisa que você deseja fazer é entrar no menu Configurações. Você pode fazer isso puxando para baixo as notificações em um dispositivo Android e selecionando o ícone da engrenagem ou apenas tocando no ícone Configurações no menu de aplicativos..

Uma vez no menu Configurações, role para baixo até a seção “Pessoal” e toque na entrada “Segurança”. A primeira opção neste menu deve ser “Bloqueio da tela”, que é o que estamos procurando aqui. Vá em frente e toque. Você terá algumas opções.

  • Nenhum: sem bloqueio de tela.
  • Deslizar: não é realmente seguro, esta opção destrava o dispositivo apenas deslizando na tela de bloqueio.
  • Padrão: desbloqueia o dispositivo usando um padrão de deslize específico ao longo de uma série de nove pontos.
  • PIN: número de identificação pessoal, como sua senha para os cartões de crédito e débito. Mas não use a mesma senha dos cartões para seu smartphone.
  • Senha: não é sua senha do Google, mas uma específica para a tela de bloqueio. Esta é a maneira mais complicada de desbloquear seu dispositivo, e potencialmente mais segura.
  • Reconhecimento facial: alguns smartphones Android podem ser desbloqueados por reconhecimento facial através da câmera frontal do dispositivo.
  • Impressão digital: outra forma prática e fácil de desbloquear seu dispositivo.

Toque no que deseja usar e siga as instruções para configurá-lo. Não se esqueça de anotar a senha, PIN, ou Padrão em um lugar seguro para não esquecer!

Senha no celular

Um celular protegido por senha é muito mais seguro e vai garantir que seus dados estejam sempre nas mãos certas. (Foto: Business Insider)

Senha para colocar no celular: qual a melhor opção?

Aquele que você escolhe depende de você – cada um tem seus prós e contras. Por exemplo, as opções de Padrão e PIN podem ser facilmente descobertas verificando as manchas dos dedos no visor, a menos que você seja um limpador de tela frequente. Os padrões digitados são bem mais fáceis de identificar nesses dois casos.. Por outro lado, um PIN é teoricamente mais robusto do que uma senha, a menos que você esteja usando uma confusão de letras e números para a referida senha. Na verdade, a senha que mistura símbolos e letras maiúsculas e minúsculas é muito mais segura.

Já o desbloqueio por reconhecimento facial e por impressão digital pode parecer até seguro, mas há formas de burlar essas proteções, tornando a senha ainda a opção mais segura, apesar da impressão digital ser uma opção mais rápida e, tecnicamente, segura.

Configurar uma tela de bloqueio segura é uma necessidade irritante para a maioria dos usuários porque demora mais para desbloquear seu dispositivo. Felizmente, as versões mais recentes do Android tem um recurso de  “Smart Lock”, o que facilita o trabalho de desbloquear seu dispositivo quando estiver em casa, no carro ou em qualquer outro lugar, quando você pode ter certeza de que é você quem está realmente fazendo o desbloqueio.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)