Como colocar senha para bloquear celular?
A tela de bloqueio é uma característica importante no seu smartphone, e mantê-lo seguro é importante para todos os usuários de smartphones. Mas como garantir a segurança no seu dispositivo? Como colocar senha nele de uma forma que ninguém vai conseguir acessá-lo, apenas você?
Como por senha no celular?
A primeira coisa que você deseja fazer é entrar no menu Configurações. Você pode fazer isso puxando para baixo as notificações em um dispositivo Android e selecionando o ícone da engrenagem ou apenas tocando no ícone Configurações no menu de aplicativos..
Leia também
Uma vez no menu Configurações, role para baixo até a seção “Pessoal” e toque na entrada “Segurança”. A primeira opção neste menu deve ser “Bloqueio da tela”, que é o que estamos procurando aqui. Vá em frente e toque. Você terá algumas opções.
- Nenhum: sem bloqueio de tela.
- Deslizar: não é realmente seguro, esta opção destrava o dispositivo apenas deslizando na tela de bloqueio.
- Padrão: desbloqueia o dispositivo usando um padrão de deslize específico ao longo de uma série de nove pontos.
- PIN: número de identificação pessoal, como sua senha para os cartões de crédito e débito. Mas não use a mesma senha dos cartões para seu smartphone.
- Senha: não é sua senha do Google, mas uma específica para a tela de bloqueio. Esta é a maneira mais complicada de desbloquear seu dispositivo, e potencialmente mais segura.
- Reconhecimento facial: alguns smartphones Android podem ser desbloqueados por reconhecimento facial através da câmera frontal do dispositivo.
- Impressão digital: outra forma prática e fácil de desbloquear seu dispositivo.
Toque no que deseja usar e siga as instruções para configurá-lo. Não se esqueça de anotar a senha, PIN, ou Padrão em um lugar seguro para não esquecer!
Senha para colocar no celular: qual a melhor opção?
Aquele que você escolhe depende de você – cada um tem seus prós e contras. Por exemplo, as opções de Padrão e PIN podem ser facilmente descobertas verificando as manchas dos dedos no visor, a menos que você seja um limpador de tela frequente. Os padrões digitados são bem mais fáceis de identificar nesses dois casos.. Por outro lado, um PIN é teoricamente mais robusto do que uma senha, a menos que você esteja usando uma confusão de letras e números para a referida senha. Na verdade, a senha que mistura símbolos e letras maiúsculas e minúsculas é muito mais segura.
Já o desbloqueio por reconhecimento facial e por impressão digital pode parecer até seguro, mas há formas de burlar essas proteções, tornando a senha ainda a opção mais segura, apesar da impressão digital ser uma opção mais rápida e, tecnicamente, segura.
Configurar uma tela de bloqueio segura é uma necessidade irritante para a maioria dos usuários porque demora mais para desbloquear seu dispositivo. Felizmente, as versões mais recentes do Android tem um recurso de “Smart Lock”, o que facilita o trabalho de desbloquear seu dispositivo quando estiver em casa, no carro ou em qualquer outro lugar, quando você pode ter certeza de que é você quem está realmente fazendo o desbloqueio.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Como desbloquear celular com senha: um guia completo!
Como fazer para poder desbloquear o celular com digital?
Como ver as senhas de Wi-Fi salvas?
Como desbloquear meu Android? Esqueci meu padrão da tela principal!