Qual é melhor? Nokia Mapas ou Motorola Motonav? Recentemente no comparativo entre o Nokia N97 e o Motorola Milestone citei o fato de que a navegação usando o Motorola Motonav não era muito interessante. Veja o trecho do artigo abaixo.

O N97 conta com o software de mapas e navegação Nokia Mapas, que é gratuito. O Droid vem com o Motonav, da Motorola. O Nokia Mapas é sem dúvida mais fácil de usar e muito mais bem acabado. Os mapas são mais atualizados e a interface mais polida. Minha experiência com o software Motorola Motonav deixou a impressão de que ele foi feito para aparelhos da geração anterior. A interface é lenta e parece “adaptada” para celulares com tela sensível ao toque. Além disso o Motonav é pago. O hardware de GPS em si tem algumas diferenças sutis, e considero o Milestone um pouco melhor que o N97, pois consegue captar o sinal dos satélites bem mais rápido e muitas vezes até em ambientes cobertos, o que raramente ocorria no Nokia N97.

Considerando que os dois programas rodam em plataformas diferentes, se você já tem um aparelho em mãos certamente não precisará decidir entre qual dos 2 utilizar. Porém se está pensando em comprar um novo telefone no qual a utilização do GPS vai ser de muita importância, convém fazer tal escolha com algum embasamento. O Nokia Mapas testei no N97 que roda Symbian e o Motorola Motonav tinha o Android como plataforma.

Nokia Mapas x Motorola Motonav: visão geral

Entrando um pouco mais em detalhes sobre estes dois produtos falta dizer que o sistema da Nokia é mais “esperto” que o da Motorola ao recalcular rotas ou mesmo sugerir rotas alternativas baseando-se nas configurações escolhidas por você. Durante um trajeto no centro da cidade com várias ruas de mão única e avenidas com retornos distantes, é melhor você não errar se estiver usando o Motorola Motonav. A nova rota sugerida ao recalcular tenta te levar para o ponto em que você estava antes de errar, e a partir daí para o local de destino. Isto nem sempre ocorre, mas acontece mais mais frequência do que o esperado. Em situações similares o Nokia Mapas em geral acha uma rota bem melhor, não necessariamente voltando ao ponto anterior, mas um novo caminho seguindo ainda as opções escolhidas por você.

Programa de navegação GPS da Motorola

Motorola Motonav tem seus recursos especiais, mas o Nokia Mapas traça melhor as rotas de destino. (Foto: Motorola)

Entrada de texto nos aplicativos de navegação

Outro fator interessante é o método de entrada de texto para encontrar endereços e locais. No Nokia Mapas você digita um endereço ou parte dele e manda buscar na base de dados. È bem rápido e são exibidas todas os endereços que possivelmente possam lhe interessar. Já no Motorola Motonav, conforme você vai digitando, apenas as letras que levariam a algum nome de rua ou cidade válido são destacadas, assim em geral você acha o endereço mais rapidamente. Há apenas um pequeno tempo de espera entre cada letra digitada visto que cada uma gera uma busca interna na base de dados de ruas do Motorola Motonav. Mesmo assim achei este método interessante, que economiza um bom tempo.

Navegação por voz

A navegação por voz é bem parecida nos dois softwares em termos de clareza. A diferença principal é que o Nokia Mapas tem um vocabulário mais extenso que o Motorola Motonav. Ele utiliza várias frases para indicar os trajetos e não fica apenas repetindo uma instrução até que ela ocorra. O Nokia Mapas entende quando você para em um semáforo ou quando o trânsito está lento. Ele parece utilizar a informação de velocidade para decidir o que dizer. È o mais próximo que poderia ser de uma pessoa indicando o caminho. Já o Motorola Motonav repete exageradamente as informações, e isto ocorre de forma mais temporizada do que inteligente. Em todo caso este é um mero detalhe quando você consegue chegar ao seu destino.

Mapas mais completos do Nokia Maps

Uma das grandes vantagens do Nokia Maps é que ele é bem completo em ruas, avenidas, e estradas ao redor do mundo, fazendo seu trajeto muito mais fácil. (Foto: Nokia)

Qual o melhor aplicativo de navegação?

No geral mesmo o Nokia Mapas é bem melhor. Nos testes que realizei o hardware do GPS no aparelho Motorola Milestone acabou por ajudar na boa experiência de utilização do Motorola Motonav. Acredito que usar o Nokia Mapas em um aparelho com um GPS melhor que o do N97 deve ser muito bom, melhor ou iguar a usar um GPS dedicado de qualidade.

Gostou do artigo? Caso tenha qualquer dúvida basta deixar um comentário!

2 comentários para “Nokia Mapas vs Motorola Motonav”

  1. Leandro

    Amigo, achar seus comentários foi muito importante pra mim. Estou pesquisando há dias sobre o N97 e Motorola Milestone. Quero um celular com GPS bacana e boa qualidade em fotos. Cheguei a comprar um Nokia C6 mas 24hs depois o devolvi para a loja. Ele desligava sozinho, travava a ponto de eu ter que tirar a bateria mais de 10 vezes em um dia, conectava por wi-fi mas não navegava, entre outros problemas.
    Por esse motivo fiquei com receio de comprar outro Nokia, no caso o N97.
    Foi então que conheci o Milestone e estou quase comprando um. Só falta eu entender melhor o lance do GPS. Sei que vem com o Motonav e que ele é pago. Mas quanto custa para renovar? Teria outro software para baixar e usar gratuitamente, com voz e tudo mais? Não terei, por enquanto, conexão na internet no aparelho, exceto wi-fi em casa ou outros locais. Aguardo sua dica. Grato!

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Leandro,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Utilizo o software de mapas offline OsmAnd no Motorola Milestone. Veja neste artigo um pouco mais sobre o OsmAnd.
      Eu também não tenho plano de dados no celular, mas o Google vai lançar em breve o funcionamento de mapas vetoriais no celular, então os mapas ficarão muito menores e poderão ficar no celular. Não tenho certeza se a navegação por voz do Google irá funcionar sem internet, mesmo neste caso.
      Eu não conseguir descobrir o preço para renovar o Motonav, mas você pode tentar o NDrive que eu já testei e funciona no Milestone.

      De qualquer forma posso lhe assegurar que o Android torna o Milestone muito superior ao Nokia N97.
      A única reclamação que tenho do Milestone é o peso… Mas o N97 não era tão mais leve que ele não!

      Espero ter ajudado.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)