Graças ao Google Maps e inúmeras outras aplicações, levamos mapas e serviços de localização para qualquer lugar. Embora esses aplicativos sejam extremamente poderosos e úteis quando você estiver navegando em sua terra natal, as coisas podem ficar complicadas quando você está longe de casa. As taxas de roaming ou um cartão pré pago internacional em países estrangeiros podem não ser tão atrativas para usar uma rede de internet móvel. Ou você pode acabar em uma área com uma recepção ruim para redes de dados.

O aplicativos de GPS para celular

Diferente de aplicativos de mapas, os aplicativos de GPS para celular são mais completos, possibilitando também funções de pesquisa de ruas e lugares sem a necessidade do telefone estar conectado à internet. O aplicativo pode não ser tão bom quanto um GPS dedicado ou com a navegação curva a curva de um aplicativo conectado à internet. Porém, vai ser melhor do que ficar sem nenhuma orientação de onde você está e para onde está indo. Listamos então os melhores aplicativos de GPS para celular e com as informações mais exatas.

Não confie sempre nos aplicativos de GPS

Os aplicativos GPS para celulares devem ser mais confiáveis como aplicativos de mapas, e não como guias exatos para direção e transporte. (Foto: itechgear.org)

Google Maps

O aplicativo Google Maps tem um recurso para salvar mapas offline, mas é muito limitado. Você só pode fazer o mapa da área atual offline. Para fazer isso basta tocar na barra de pesquisa, ir até o final e selecionar “tornar esta área mapa disponível offline” ou “salvar este mapa”. A melhor característica do Google Maps é a conveniência. Se você já tem o Google Maps no seu telefone e tudo se você precisa é de um mapa GPS pelo aplicativo da área que você já está dentro, não há necessidade de ir à procura de um aplicativo totalmente novo. Só lembrando: o sistema GPS da grande maioria dos smartphones depende de conexão à redes de internet, não sendo possível, muitas vezes, usar o sistema quando offline, apenas o mapa em si.

Maps With Me Lite

É um aplicativo gratuito de mapas disponível para várias plataformas, inclusive para smartphones BlackBerry. Você pode baixar mapas offline para qualquer país que quiser, mas certifique-se de fazê-lo em redes Wi-Fi e não por redes móveis, porque eles são downloads muito grandes. Por exemplo, o mapa dos EUA, tem cerca de 1 GB de tamanho. Uma vez baixado, porém, você pode ampliar e pesquisar qualquer área que você gosta, obtendo informações relevantes enquanto você dá o zoom em uma região específica.

Quando se trata de detalhes, Maps With Me tem o básico coberto. Você vai encontrar os nomes para ruas principais facilmente, mas não há dados contextuais, como comércio local, pontos de interesse, o que tem perto da sua área, entre outras informações. O aplicativo pago permite pesquisar e localizações dentro dos favoritos dentro do aplicativo. É um bom aplicativo para substituir o Google Maps quando não tiver conexão com a internet ou quando você esquecer de salvar o mapa do Google Maps antes de sair de casa.

Here Maps

Você pode instalar o aplicativo em uma variedade de dispositivo. O Here Maps oferece características localizadas, como relatórios de tráfego, pontos de comércio, pontos de interesse e a possibilidade de fazer o download de mapas para uso offline. Os dados são bem atualizados e bem exatos, ajudando bastante com os mapas offline para direções que você precisa e mais exatidão ainda quando seu GPS do celular está funcionando.

Galileo Offline Maps

Galileo é como o Here Maps, mas melhor. Os tamanhos download dos mapas offline no Galileo são cerca de 60% do tamanho do Here Maps. Economizar quase metade dos custos de download e espaço de armazenamento não é pouca coisa. Galileo é também um aplicativo de mapas bem polido, organizado e fácil de usar, um aplicativo essencial para qualquer aparelho celular. Com a versão paga, você recebe recursos como modo de condução, gravar caminhos de GPS, favoritos e muito mais. Mas ele só está disponível para usuários do iOS, por enquanto.

 

Considerações Finais e Menções Honrosas

Aplicativos de GPS e mapas para marcas de aparelhos GPS, como o Garmin ou o TomTom podem valer o dinheiro investido. Apesar de serem pagos, o conteúdo é bem completo e detalhado, e pode vir como “brinde” para um GPS dedicado. O Waze é também um bom aplicativo, por ter conteúdo gerado por usuários do mesmo. Porém, o Google Maps engloba boa parte dos recursos do Waze, mas pode ser uma opção se você não gosta do Maps.

O mais importante é não contar 100% com qualquer aplicativo ou navegador GPS. Sempre confie também nos dados que você tem, na observação e na conversa com as pessoas, ou você pode acabar bem mais longe do que imagina.

Você usa algum aplicativo de GPS para celular? Qual você recomenda? Em quais situações você usa esses aplicativos?

3 comentários para “Os 4 melhores apps de GPS para seu celular!”

  1. Wilson

    A grande verdade é essa não dá ainda para confiar 100% em nenhum aplicativo.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Nunca, Wilson. Você tem que confiar também em informações, mapas, e no visual.

      Responder
  2. Evandro

    Gostei bem prático

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)