O Google Maps é sem dúvida um dos programas mas úteis em um celular Android e tem recebido melhorias freqüentemente. A versão 5.7 que foi lançada em julho de 2011 conta com alguns recursos muito interessantes e muito esperados pelos usuários como a possibilidade de baixar os mapas para o celular e tê-los para utilização offline.

Mapas offline do Google Maps

Já a algum tempo os mapas usados no Google Maps para Android passaram a ser vetoriais, e portanto ocupam bem menos espaço. A novidade agora é que é possível selecionar uma área e fazer o download dos mapas daquele área todos de uma só vez. Antes os mapas apenas ficavam em cache à medida que você navegava pela área.

Como baixar os mapas offline do Google Maps?

Abra o aplicativo do Google Maps no seu aparelho. Ele geralmente vai solicitar a permissão para baixar sua área local, e você pode permitir. Se não permitir e quer baixar áreas por outro meio, no mesmo aplicativo, no canto superior esquerdo ao lado da barra de pesquisa, há um ícone com três barras horizontais. Clique nesse ícone.

Como baixar mapas no Google Maps

Com a mais recente versão do Google Maps, ficou bem mais simples baixar e manter mapas offline. Até o mesmo o Maps já te pergunta se você quer baixar sua região assim que você abre o aplicativo! (Foto: Google)

Vai aparecer uma opção “áreas offline”. Toque nessa opção. Na tela que aparecer, vai ser mostrada as áreas que você já fez download, e no ícone de uma engrenagem no canto superior direito, você pode configurar para atualizar essas áreas offline automaticamente.

Na página onde ficam suas áreas offline, clique no ícone “+” no canto inferior direito da tela. Escolha a área da qual você quer fazer download, dê um nome para a área, e toque em download. Simples assim.

Navegando nos mapas offline do Google.

Pronto, agora basta esperar que irá aparecer um quadradinho no mapa e tudo dentro dele estará no cache do seu telefone, funcionando mesmo sem internet. Perfeito para quando você viaja para locais onde o 3G do seu aparelho não funciona ou mesmo em outros países onde você pode não tempo de esperar pela boa vontade das conexões. Na sua próxima viagem, baixe o mapa da cidade inteira para sue telefone antes de ir! Ah, e use mais de um aplicativo de mapas, para caso um deles apresente problemas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)