O Google Voice é um serviço do Google que pretende complementar o atual serviço de telefonia existente, integrando-o com serviços de comunicação online como e-mail ou redes sociais. Esta descrição pode parecer forte e genérica mas é exatamente isto que é o produto.

O Google Voice lhe permite ter um número de telefone chamado Google Number e gerenciar de que maneiras este número irá interagir com outros números que você já conhece. É mais ou menos o que já ocorre com o número do Skype In, mas com muito mais flexibilidade e um mar de opções. No fim deste artigo há um vídeo mostrando como funciona o Google Number do Google Voice.

Há várias opções de redireciomentos de chamada para os vários telefones que você tiver disponível, além de transcrição de mensagens de voz que podem ser enviadas por e-mail.

E o Google Voice funciona no Brasil? No início deste mês de julho (2011) o Google Voice foi liberado para o Brasil e permite fazer ligações para telefones fixos por 2 centavos de dólar e para celulares por 15 centavos de dólar. Este valor é bem mais barato do que o cobrado por várias operadoras de celular, mesmo entre números da mesma operadora. Considerando então os planos de cartão ou pré-pagos, dá pra perceber que o Google Voice será um concorrente forte das operadoras de telefonia e também de serviços online já consolidados como o Skype!

 

Preços Google Voice

Tarifas para ligar no Brasil com o Google Voice

E olhe o Skype… agora vai ter que diminuir suas taxas!

 

Skype está mais caro que Google Voice

Skype ou Google Voice?

Mas só tem graça se funcionar no celular, correto? Infelizmente nos testes que realizei não consegui ativar o Google Voice em meu Android 2.2, no Motorola Milestone, mas acredito que seja somente questão de tempo para estar tudo funcional. No PC, fiz várias ligações para telefones fixos e celulares e fiquei positivamente surpreso com a leveza do plugin e a qualidade da ligação. Ponto para o Google. Por algum motivo que ainda desconheço o Google Voice não funcionou no Firefox, mesmo depois de tentar instalar o plugin, que nunca completa a instalação. Os testes que fiz foram realizados no Google Chrome.

O ícone do Google Voice aparece logo abaixo dos seus coontatos no chat do GMail, e basta clicar no ícone e digitar o número de telefone para sair ligando. Agora você tem um bom motivo para revisar seus contatos e preencher o número de telefone completo, com o código internacional, DDD e tudo. Somente assim os números aparecem corretamente ao procurar por um contato na janelinha do Google Voice.

Uma característica interessante do Google Voice é que os preço de uma chamada pode ser rapidamente consultado por região ou por número. Para consultar o preço de uma chamada para um número, basta digitá-lo completamente. Clique sobre o valor dos créditos e depois em “Taxas” ou “Rates” para ver quanto custa cada chamada.

Janelinha do Google Voice

Como discar pelo Google Voice a partir do GMail

Os créditos do Google Voice são comprados através do Google Checkout, o sistema de pagamentos virtual do Google. Já comprei 10 dólares e estou muito satisfeito com o serviço e também com a clareza com que as informações sobre as ligações efetuadas são mostradas.

 

Colocar créditos no Google Voice

Créditos no Google Voice.

Para saber ainda mais, este vídeo explica de forma geral o que é o Google Voice.

 

Este vídeo explica bem o que é o Google Number

 

E este outro mostra com funciona o VoiceMail integrado.

 

Gostou da idéia de fazer chamadas tão baratas? Então conheça mais na página oficial do Google Voice.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)