Manter os Custos domésticos baixos nunca foi tão importante, então por que não economizar dinheiro ao fazer chamadas telefônicas através da internet? Há muitos serviços que permitem fazer isso por pouco ou nenhum custo.

Voice over Internet Protocol (ou VoIP) é a forma pela qual as pessoas fazem para ligar pela internet para números de celular ou fixo. O requisito mais importante para conseguir fazer essas ligações é ter uma boa conexão de internet, de no mínimo 1 MB (recomendável 5 MB). Você pode saber sua velocidade de internet de forma bem fácil, ligando para seu provedor de internet.

Você vai precisar também de uma maneira de fazer e receber chamadas. Em um computador, isto significa ter fones de ouvido/caixas de som e um microfone, ou um headset dedicado. Recomendamos o fone ao invés das caixinhas devido aos efeitos de eco que o som pode causar no microfone. Alguns serviços (incluindo o Skype) também podem fazer uso de uma webcam, se você tiver uma, para chamadas de vídeo.

Em muitos casos, por exemplo, serviços de VoIP vão incluir um número de discagem que as pessoas podem usar para chamá-lo. Para o chamador, que parece e funciona como qualquer outro número de telefone fixo. Outros serviços oferecem uma seleção de números especiais, mas você pode esperar pagar um pouco a mais por isso. É possível também emular os serviços associados com os tradicionais serviços de telefone fixo, como correio de voz ou identificação de chamadas.

Ligações VoIP

O VoIP é barato e só precisa de uma conexão com a internet para funcionar. Não compre serviços VoIP de quem te oferecer como telefone fixo. Eles estão, basicamente, te aplicando um golpe. (Foto: computer.howstuffworks.com)

Muitas empresas diferentes oferecem chamadas de Internet e todos elas têm planos de preços diferentes. Juntar duas pessoas que usam os mesmos serviços é sempre melhor. O que não te impede de fazer contas em vários serviços diferentes, usufruindo das melhores qualidades de cada um deles.

O Skype é o serviço mais popular e talvez o mais abrangente, podendo ser utilizado nos mais diferentes aparelhos. Ligações Skype-para-Skype são feitas de e para nomes/apelidos em vez de números de telefone, embora os serviços de número estejam disponíveis por um preço. Uma conta de Skype básica é gratuita e oferece chamadas sem custos entre os usuários do Skype: isso inclui tanto chat de voz, mensagens instantâneas e chamadas de vídeo. Você irá precisar de um cartão de crédito para colocar créditos em sua conta Skype e poder ligar para números fixos ou celulares. É importante lembrar que para receber ligações, você terá de pagar ao Skype para ter um número fixo e então, ficar online para poder receber ligações. Para tudo isso, basta baixar o programa no site oficial e começar a fazer suas ligações.

Infelizmente, o maior concorrente do Skype, o Google Voice, é ainda muito limitado no Brasil. Com preços muito mais baratos e várias opções  de chamadas gratuitas para telefones fixos, o Google Voice chega como um forte competidor na telefonia VoIP. Utilizando os Hangouts da Rede Social Google+, você pode fazer conferências em vídeo e voz com até 10 pessoas. As chamadas efetuadas a partir e para os EUA e Canadá são gratuitas, e para as demais localidades, as tarifas de chamada internacionais são muito mais baixas que a concorrência. Enquanto o serviço de ligações não está disponível no Brasil, você pode utilizar o Hangout ou Google Talk para falar com seus amigos que também tenha uma conta no Google Plus ou no GTalk. Para acessar o Google+ e o Hangout, é só ter uma conta Gmail e fazer seu cadastro no Google+.

Embora nossos exemplos sejam limitados, nós mostramos que o uso da Internet para fazer chamadas de telefone pode trazer uma enorme economia nos custos por minuto de chamada. Existem muitos programas bons na internet e que chegam até a oferecer ligações ilimitadas e gratuitas para alguns números que você cadastrar. É justo dizer que não há nenhuma garantia de que um serviço de VoIP será mais barato em todas as situações: você deve verificar os detalhes cuidadosamente. Mas para ligações internacionais é, sem dúvida alguma, a melhor opção para poupar custos preciosos.

2 comentários para “Como fazer ligação pela internet?”

  1. John Lenon

    Muito obrigado

    Responder
  2. Natalia Souza

    É uma ótima opção pra nós que usamos ligações grátis

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)