Como você está lendo este artigo em seu smartphone, tablet ou computador, isso significa que você está atualmente exposto a uma luz azul perigosa que é emitida por todos os dispositivos digitais. E a luz azul pode causar danos graves e de curto prazo à sua saúde. A exposição à luz azul pode causar fadiga ocular, dores de cabeça, fadiga e problemas de sono a curto prazo. Sintomas que inevitavelmente afetam sua produtividade e humor diário. No entanto, a exposição à luz azul pode levar a problemas de saúde mais graves a longo prazo, aumentando o risco de depressão, doenças cardíacas, obesidade e degeneração macular, o que leva à deficiência visual.

Riscos para a saúde da luz azul no celular e outros dispositivos

Esses riscos para a saúde levaram empresas  a desenvolver filtros de proteção anti luz azul para dispositivos digitais para bloquear a luz azul e reduzir o risco desses problemas de saúde. Agora que estamos cientes dos perigos da luz azul, a questão é como funcionam os filtros de luz azul? Em primeiro lugar, é importante notar que existem diferentes tipos de filtros de luz azul. Os consumidores tem a opção de comprar itens físicos, como óculos, ou tem a opção de mudar para o modo noturno em muitos dispositivos inteligentes.

Muitas configurações de luz anti azul do smartphone são nomeadas como modo noturno devido à importância adicional de se proteger da luz azul à noite. Isso ocorre porque um dos efeitos mais prejudiciais da exposição à luz azul é sobre o seu sono. A luz azul tem um impacto tão grande no seu sono porque engana os nossos relógios corporais (ou ritmo circadiano em termos científicos) a acreditar que ainda é dia. Portanto, nosso corpo não produz o hormônio do sono da melatonina, o que torna muito mais difícil dormir e permanecer dormindo. Inevitavelmente, isso deixa as pessoas se sentindo ranzinzas, cansadas e improdutivas no dia seguinte.

Filtro de luz azul

O filtro de luz azul pode contribuir para sua saúde e evitar o cansaço visual. (Foto: MakeUseOf)

A ciência por trás do filtro de luz azul

Então, como funcionam os filtros de luz azul? Os filtros físicos de luz azul funcionam fornecendo proteção constante contra a luz azul, pois um filtro será permanentemente aplicado ao seu dispositivo. Os benefícios dos filtros físicos são uma proteção permanente, além de manter a mesma qualidade e cor da tela. Contrastantemente, os filtros do modo noturno geralmente precisam ser ligados manualmente pelos usuários (o que muitas vezes as pessoas esquecem de fazer) e deixam um tom laranja na tela do telefone, o que afeta a forma como os consumidores visualizam as imagens.

O tom alaranjado que é emitido pelos dispositivos no modo noturno é devido à ciência por trás de como os filtros de luz azul funcionam. A luz é composta de partículas eletromagnéticas que viajam em ondas que são representadas como cores diferentes. Juntas elas formam o espectro eletromagnético.

Cada onda tem um comprimento diferente e quanto menor o comprimento, maior a energia. Dentro da área de luz visível do espectro, a luz azul tem o menor comprimento de onda. Isso significa que ela produz uma quantidade muito alta de energia, razão pela qual pode ser tão prejudicial aos seus olhos e saúde. O motivo pelo qual o modo noturno faz com que a tela do seu telefone seja voltada para aquele tom laranja irritante é que o espectro de luz azul foi removido do monitor.

No entanto, filtros físicos como não fazem a tela parecer laranja, pois o material usado absorve a luz azul em vez de alterar a luz emitida.

Embora tenhamos discutido o impacto da luz azul emitida pelos dispositivos digitais, é importante reconhecer que a luz azul está ao nosso redor. Fontes que não sejam dispositivos digitais incluem o sol e a iluminação LED, o que significa que, a partir do momento em que você acorda até o segundo em que você desliga a lâmpada de cabeceira antes de dormir, você está exposto.

Nem toda luz azul é prejudicial, pois a luz azul de fontes naturais (o Sol) pode ser extremamente benéfica para a sua saúde. Os benefícios da luz natural incluem melhorar o humor, melhorar os tempos de reação e aumentando o estado de alerta. Então, se não precisamos nos proteger da luz azul encontrada ao ar livre, como podemos nos proteger da luz azul encontrada na iluminação interna?

Quando usar o filtro noturno?

Recomenda-se que os consumidores invistam em lâmpadas anti luz azuis para garantir que estejam protegidas desta luz perigosa em casa, especialmente se você tiver crianças. Para trabalhos como leitura, recomenda-se investir em uma lâmpada anti-azul, que é uma compra mais importante do que lâmpadas para o seu teto, pois as lâmpadas são mantidas perto de você (levando a uma maior exposição à luz azul). Uma boa lâmpada permite que você altere a configuração para luz anti-azul, além de ter a opção de escurecer, iluminar e até mesmo se mover para ser portátil. No caso de apps de filtro de luz azul, alguns podem ser configurados para serem ativados automaticamente a partir de uma certa hora no dia.

Melhores dicas e truques para ajudar a limitar os efeitos da luz azul

No geral, a exposição excessiva à luz azul pode ser prejudicial à nossa saúde, e é por isso que todos devem tomar precauções, como o uso de filtros de luz azuis, especialmente nesta era digital, onde todos estão colados aos telefones. É altamente recomendável comprar um filtro de luz azul para se proteger de quaisquer riscos para a saúde e melhorar o seu sono. No entanto, enquanto você espera que ele chegue, temos dicas para garantir que você tenha o melhor sono possível:

Desligue os dispositivos digitais duas horas antes de dormir

Reduza a ingestão diária de cafeína e não beba cafeína após as 16 h

Tente o seu melhor para ir dormir e acordar todos os dias no mesmo horário (mesmo nos fins de semana)

Exercite-se por pelo menos 10 minutos por dia (apenas 10 minutos podem melhorar o seu sono)

Não coma lanches açucarados na hora de dormir (recomendamos uma banana ou iogurte)

Tente meditação à noite para acalmar seu corpo

Reduza as luzes ao redor de sua casa duas horas antes de dormir

Certifique-se de usar sua cama apenas para dormir (muitas pessoas são culpadas por trabalhar em casa na cama)

Garanta que seu quarto seja um lugar tranquilo para estar (sisso significa reorganização)

Escreva preocupações em um caderno antes de dormir (para evitar se preocupar com elas a noite toda)

Esperamos ter respondido às suas perguntas sobre “como funcionam os filtros de luz azul?” E lhe dar algumas dicas úteis para melhorar o seu sono enquanto você espera pelo seu próprio filtro de luz azul. Por favor, comente quaisquer outras dúvidas ou futuras solicitações de artigos abaixo!

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