Seus olhos podem ficar cansados ​​ou irritados depois de se concentrar intensamente em uma atividade, como ver uma tela de computador, ler um livro ou dirigir um carro por um longo período de tempo. Isso é conhecido como fadiga ocular ou vista cansada. Esta é uma condição comum, que está se tornando ainda mais freqüente na era digital pelo uso de tablets, notebooks, smartphones, e os mais diversos dispositivos eletrônicos.

Geralmente, a fadiga ocular pode ser tratada com métodos simples e não invasivos. O estresse prolongado ou irritação ocular pode ser um sinal de algo mais grave e deve ser discutido com o seu médico.

Causas comuns de vista cansada

A fadiga ocular pode ocorrer depois de se concentrar em uma tarefa específica por um longo período de tempo. Alguns sintomas da vista cansada incluem dores de cabeça, visão embaçada, olhos irritados que podem estar vermelhos ou secos, dores ou tensão no pescoço, ombros ou costas.

Uma das maiores causas de vista é o uso diário de telas digitais por várias horas por vez. Outras causas comuns de fadiga ocular incluem:

  • Concentrar-se em uma única tarefa por um longo período de tempo, como dirigir ou ler
  • Estar em um ambiente com luz inadequada, ou muito fraca ou muito brilhante
  • Sentir-se estressado ou cansado
  • Experimentar problemas de visão ou com os olhos, como olhos secos
  • Manter uma postura fraca ao visualizar um dispositivo digital
  • Não piscar
  • Segurar um dispositivo digital muito longe ou muito perto de seus olhos
  • Ser exposto a quantidades prolongadas de luz azul, que é a luz comumente emitida por dispositivos digitais
  • Visualizar uma tela que não possui iluminação corretamente ajustada

Sintomas da vista cansada

Sintomas da fadiga ocular ou vista cansada incluem:

  • Olhos coçando, cansados, ou doendo
  • Olhos lacrimejando ou secos
  • Visão dupla ou embaçada
  • Dores de cabeça
  • Pescoço, ombros, ou costas tensos
  • Sensibilidade à luz
  • Dificuldade de concentração
  • Sensação de não conseguir manter os olhos abertos

A prevenção de problemas de fadiga ocular é relativamente simples.

Problemas com vista cansada

Com a vista cansada, é difícil focar em certas atividades e realizar até as tarefas mais simples. É bom prevenir para evitar problemas mais graves. (Foto: Techno FAQ)

O que fazer com os olhos cansados: afastar os olhos da atividade

Muitas vezes a fadiga ocular ocorre quando você se envolve em uma única atividade por muito tempo um período de tempo sem interrupção. Você deve mudar seu foco para algo diferente da atividade a cada 20 minutos. O que você foca deve estar a 10 metros de distância, e você deve olhar para esse objeto por pelo menos 20 segundos.

Você não deve apenas olhar para longe a cada 20 minutos, mas também se certificar de se afastar de uma atividade intensa por várias horas durante o dia. Se você precisa trabalhar em uma tela ou dirigir uma longa distância por várias horas, certifique-se de equilibrar essa atividade com outras pessoas que exigem diferentes usos de seus olhos. Por exemplo, dê uma volta à luz natural durante a hora do almoço se você passou a manhã inteira trabalhando em um computador.

Posicione sua tela corretamente para evitar a fadiga ocular

Certifique-se de que você está olhando para o seu dispositivo digital na distância correta e na posição correta. A tela deve estar a poucos metros de distância de seus olhos, ou no comprimento do braço. Você deve ver a tela no nível dos olhos ou levemente abaixo deles. Isso também funciona para dispositivos digitais de mão: eles devem ser lidos abaixo do nível dos olhos. Outra dica útil para dispositivos digitais é ampliar o texto na tela para melhor atender ao seu nível de conforto. Provavelmente, você pode ajustar o tamanho do texto nas configurações do seu dispositivo.

Encontre a luz certa para não cansar sua vista

A iluminação pode causar fadiga ocular. Pode ser muito fraca ou muito brilhante, dependendo da atividade. A luz deve vir de trás de você se você estiver focando intensamente em algo como a leitura. Diminuir as luzes pode ajudar a reduzir a atenção visual ao assistir TV.

Verifique se as telas que você está visualizando estão adequadamente iluminadas também. Ajuste o brilho conforme necessário. O brilho pode contribuir para a atenção visual, então tente sombrear janelas ou usar filtros para reduzir o brilho no seu dispositivo digital.

Faça as multitarefas adequadamente

É comum usar material impresso ou outros materiais ao trabalhar em um computador. Por exemplo, talvez seja necessário transcrever um formulário ou anotações. Se você tiver que se referir a documentos enquanto estiver usando seu computador, você deve posicioná-los para evitar ter que mover seus olhos, pescoço e cabeça com frequência. Um suporte pode ajudá-lo a colocar materiais entre o teclado e o monitor, resultando em menos fadiga ocular.

Use colírio para a vista cansada

O foco intenso, particularmente quando se visualiza uma tela, pode resultar em uma redução dramática em quantas vezes você pisca por minuto. Quando você pisca menos, seus olhos podem ficar secos e irritados. Você pode resolver isso pelo uso de colírios como lágrimas artificiais. Você também pode tentar piscar com mais frequência ao usar uma tela, o que pode impedir que o sintoma ocorra.

Verifique o ar do seu ambiente

Você pode achar que você gasta tempo em um lugar com má qualidade do ar. Ambientes e lugares secos ou poluídos com ventiladores e unidades de aquecimento e refrigeração podem causar fadiga ocular. Você pode querer melhorar o ar com um umidificador, reduzir o sistema de aquecimento e resfriamento ou ir para um local que não tenha os mesmos problemas de ar

Vista cansada precisa usar óculos em alguns casos

Trabalhe com seu médico para determinar se você precisa de óculos especiais para reduzir o esforço visual. Você pode até precisar de lentes especializadas para reduzir a tensão sobre seus olhos. Certos revestimentos para lentes podem ajudar os olhos. Ou você pode encontrar que você precisa cortar o tempo que você usa lentes de contato para ajudar a descansar seus olhos.

Reduza o tempo gasto em uma única atividade

Uma maneira simples de evitar a fadiga ocular é limitar o tempo que você está exposto a uma única atividade que requer foco intenso. Tente gastar menos tempo em dispositivos digitais e no uso de telas digitais, descansando entre as atividades para não cansar demais os olhos.

Como a fadiga ocular é tratada?

Em muitos casos, mudanças como as observadas anteriormente são tudo o que você precisará fazer para tratar a atenção visual. Se você sentir estresse visual grave ou dura muito tempo, discuta a condição com seu médico. Você pode precisar de lentes corretivas, ou pode ser um sintoma de uma condição mais séria.

Manter a saúde do olho é fundamental para reduzir os problemas de visão mais sérios no futuro. Você deve consultar o seu médico anualmente para verificar se os olhos estão funcionando corretamente, especialmente se você tiver uma fadiga ocular frequente ou duradoura. Se você achar que tem sintomas de fadiga ocular, implemente alguns métodos para reduzir a fadiga ocular ou evitá-la completamente. Se você achar que essas abordagens não ajudam sua fadiga ocular, consulte seu médico.

Como vocês tratam a fadiga ocular? Quais dicas dariam para quem precisa se cuidar desse problema?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)