As pesquisas dizem que os espectros azuis da luz são ruins para seus olhos, especialmente na noite em que você provavelmente mais está olhando para o seu telefone em um ambiente escuro. Isso também supõe que o sono piora, o que leva a uma má saúde. Mas como combater isso no seu telefone Android?

Modo de leitura no celular

Nos computadores de mesa, você pode usar aplicativos que mudam as cores das luzes. Nos dispositivos iOS, você pode usar o recurso Night Shift. Ambos os recursos dão à sua tela um tom vermelho para remover o espectro de luz azul da sua tela, facilitando os olhos em ambientes escuros. Pode ser um pouco irritante no início, mas não demora muito para se acostumar com isso. E uma vez que você ajustou, na verdade é muito legal e reconfortante olhar.

O problema é que muitos dispositivos Android não possuem um recurso de modo noturno integrado. Mas não se preocupe, pois temos uma solução para todos: o modo de leitura, ou o modo noturno. Mas como ativar esses recursos? Não é tão difícil quanto parece.

Modo noturno Android do Google: como ativar?

Se você estiver usando um dispositivo do Google, você está com sorte. Google lançou um recurso chamado Night Light/Luz Noturna. Alguns novos ajustes foram adicionados, então vamos apenas cobrir o recurso em seu estado atual.

Para acessar Night Light/Luz Noturna, vá em frente e puxe a janela de notificações para baixo, depois toque o ícone da engrenagem. A partir daí, deslize para baixo e toque em Exibir. A segunda opção neste menu deve ser “Night Light/Luz Noturna”. Vá em frente e entre nesse recurso.

Neste ponto, tudo é bastante direto. Você pode ajustar o Night Light para ligar automaticamente ou simplesmente alternar manualmente. Uma das melhores opções é a configuração “Sunset to Sunrise/Por do sol ao nascer do sol”, porque ele se ajusta automaticamente junto com a luz externa, o que é ótimo. Você também pode definir uma programação personalizada se desejar.

Caso contrário, uma vez que a luz noturna estiver ligada, você pode ajustar a intensidade usando o controle deslizante na seção Status. Esta configuração ficará a partir desse ponto para frente, e se você quiser ajustá-la, basta ir até o menu.

Modo noturno

Ative o modo noturno no smartphone para proteger seus olhos do cansaço. (Foto: Gadget Hacks)

Modo noturno em outras fabricantes Android

A Samsung, LG, e outras fabricantes tem suas próprias configurações de modo noturno em dispositivos. Em alguns o nome é dado como “Filtro de Luz Azul”.

Para ativar esse recurso, baixe sua janela de notificações e toque na engrenagem. A partir daí, toque no menu Exibir e procure a configuração do filtro de luz azul.

Embora exista uma simples alternância para ligar ou desligar diretamente deste menu, as configurações reais são encontradas dentro da opção. Vá em frente e toque o texto para entrar.

Você pode configurar isso para ativar automaticamente em uma agenda personalizada ou do pôr ao nascer do sol. Além disso, como em dispositivos Google, você pode definir a intensidade, embora, nos telefones de outras fabricantes o nome possa ser diferente, como Opacidade. No final, é tudo a mesma coisa.

Aplicativo de modo noturno para outros dispositivos

Alguns dispositivos de certas versões do Android podem não possuir o recurso de modo noturno ou modo de leitura. Nesses casos, você pode usar um aplicativo da Play Store para exercer a função do sistema. Alguns exemplos de apps para essa finalidade incluem o CF.lumen, f.lux e o Twilight, mas existem muitas opções. Alguns apps precisam que o dispositivo seja rooteado, e outros não. Vale a pena testar diferentes apps e ver qual deles tem as melhores configurações e recursos para suas necessidades.

Há muitas pesquisas lá que sugerem que a filtragem de luz azul do seu dispositivo o ajudará a dormir e a ler com menos cansaço visual. A solução ideal é provavelmente não usar seu telefone (ou assistir TV, fazer outras funções relacionadas à tela) antes de dormir, mas vamos ser reais aqui: ninguém vai fazer isso.

Vocês já usam o modo noturno ou de leitura? Como? Por que começaram a usar esse recurso?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)