Provavelmente, o seu telefone tornou-se uma extensão de você mesmo. Você pode até estar lendo isso no seu telefone agora e, nesse caso, não queremos saber o que mais você pode estar fazendo. Independentemente de quanto você usa, mesmo as melhores baterias não parecem durar o suficiente, e você pode acabar carregando o celular mais do que uma vez durante o dia. O que esta acontecendo aqui? O que você está fazendo que tem danificado sua bateria e que pode prejudicar a vida útil dela?

GPS e a bateria do celular

Se você é uma daquelas pessoas que não se incomoda mais com um GPS real e independente porque você tem um em seu telefone: parabéns, você é um de nós. Infelizmente, o que você está recebendo em conveniência, você está pagando de outras maneiras. Provavelmente, você pode ver sua bateria morrer enquanto você está navegando, provavelmente com os dedos cruzados, esperando que você consiga chegar aonde está indo porque o carregador do carro não consegue acompanhar.

Há uma ciência muito legal por trás de por que um GPS suga sua bateria, e isso tem a ver com o quanto ele tem que funcionar. Como o GPS depende de uma série de atualizações muito rápidas nas suas coordenadas, isso significa que seu telefone precisa manter seus canais de comunicação abertos o tempo todo. Mais do que isso, não é apenas comunicar com uma única torre de celular. Em vez disso, ele está se comunicando com três ou quatro satélites, usando todas essas informações para triangular exatamente onde você está. Desativar o GPS quando você não precisa é uma ótima maneira de economizar sua bateria.

Anúncios na Internet e a bateria para celular

Os jogos matam a duração da bateria do seu telefone, todos já sabemos. Mas os anúncios presentes nos jogos e aplicativos podem estar acabando com sua bateria também. Não são apenas os anúncios que aparecem na tela de jogos gratuitos que são um grande dreno de energia aqui. São os anúncios que aparecem em atividades normais de navegação na web também. As estimativas estão em todo o lugar, com base no tipo de telefone que está sendo usado, mas a execução de um navegador da Web sem bloqueador de anúncios pode dobrar a quantidade de bateria que você espera usar. E só sobe a partir daí, e alguns testes mostram que baixar todos esses anúncios extravagantes, piscantes leva mais energia da bateria do que o que você realmente quer ver em primeiro lugar. Usar um bloqueador de anúncios pode auxiliar no processo.

Fechando todos os seus aplicativos pode afetar a duração da bateria

Se você quiser economizar eletricidade, desligue as luzes. Você aprendeu isso desde cedo, então provavelmente pensa a mesma coisa sobre seu telefone. Se você quiser economizar energia, desligue todos os aplicativos que sugam energia. Faz sentido e também está completamente errado.

Isso porque quando um aplicativo está em execução ele usa apenas uma quantidade relativamente pequena de energia da bateria. O dreno vem quando você o liga completamente de um estado completamente fechado. Em seguida, o aplicativo precisa ser colocado primeiro na RAM do telefone e passar pela carga completa. Isso não é apenas mais trabalho para a sua bateria como é mais trabalho para o seu processador. Se você deixar aplicativos que usa o tempo todo apenas dormindo em segundo plano, você não estará fazendo o seu telefone passar por todo esse trabalho desnecessário.

Também vale a pena notar que o seu telefone é mais inteligente do que você. Se você acha que está fechando aplicativos para liberar memória, não está fazendo nada do que a maioria dos smartphones faz por conta própria. Eles já estão bem à sua frente.

Vida útil de bateria

Cuide bem de sua bateria para manter uma vida útil mais longa para ela. (Foto: PhoneCheck)

Vibração prejudicando sua bateria

Vibrar é um dreno de energia enorme, porque, para toda a incrível tecnologia do seu telefone, esta é uma função que é surpreendentemente antiga. No caso de você nunca ter desmontado um telefone (de propósito ou acidentalmente), você pode não saber que a função de vibração realmente vem de um pequeno motor dentro do seu telefone. Em vez de tocar, o pequeno motor gira. Só que esse girar não acontece sem uma substancial oscilação de energia para dar partida no motor por uma fração de segundo em que seu telefone vibrar. Coloque a vibração apenas para chamadas e algumas notificações importantes, e deixe seus grupos de WhatsApp e Redes Sociais sem vibração, evitando assim problemas com a vida útil da sua bateria.

Você está carregando seu dispositvo errado

Pense em quando você conseguiu seu primeiro celular. Você provavelmente já ouviu falar em deixar a bateria descarregar antes de recarregá-la até 100%, e provavelmente ainda faz alguma coisa desse tipo. Mas isso está errado. Primeiro, vamos ver o que realmente está acontecendo quando colocamos um telefone no carregador. Quando nós conectamos, começamos o que é realmente o primeiro estágio do carregamento. Carregamento de corrente constante é, como o nome sugere, um fluxo constante até que o aparelho esteja em cerca de 70 por cento. Depois disso, o seu carregador muda para algo chamado carga de voltagem constante. Para os 30% restantes, o carregador equilibra a tensão que está entrando no telefone com o que já está lá e assim, quando a bateria é preenchida, a corrente fica mais lenta. No momento em que é 100%, a única taxa que vai para o telefone é um pequeno gotejamento que é a mesma porcentagem do que a bateria está perdendo.

Isso significa um par de coisas, e uma das grandes coisas é que você não pode sobrecarregar seu telefone. Isso também significa que você não precisa se preocupar em sobrecarregar sua bateria. Isso é bom, porque foi descoberto que pouca bateria é realmente melhor para sua bateria do que uma recarga de 0 a 100%. Baterias modernas de smartphones não gostam de grandes ciclos de carga e descarga, e é muito melhor você jogar seu telefone no carregador algumas vezes por dia para completar a carga em vez de deixá-lo acabar completamente.

De fato, fazer 100% de carregamento regularmente pode degradar sua bateria em até 70% em apenas 300 ciclos de carga (a vida útil média é entre 500 e 1.500 cargas). Se você tem em média 25% de descarregamento, a mesma bateria pode passar por 2.500 cargas sem qualquer alteração perceptível na carga da bateria.

Redes sociais e sua bateria

Se você é como o resto do mundo, você tenha redes sociais no seu telefone. Mas também é altamente provável que seja por isso que seu telefone está atingindo o fim de sua vida útil da bateria muito antes de você estar fora do trabalho por um dia. Por isso, é melhor tentar acessar os aplicativos de redes sociais através das versões online ou, pelo menos, desativar as notificações. Assim, suas redes sociais não ficarão enviando notificações o tempo inteiro e comendo sua carga de bateria.

A bateria e a tela do celular

Diminuir o brilho da tela do seu smartphone pode significar muita economia para a bateria do seu dispositivo. Ou, pelo menos, ativar o brilho automático. Não deixe a tela brilhando ao seu máximo o tempo inteiro, principalmente à noite. Dessa forma, você poupa seus olhos da luz azul prejudicial para o sono durante a noite e, ainda por cima, salva sua bateria de descarga desnecessária.

Calor danifica sua bateria

Gaste muito tempo fazendo praticamente qualquer coisa no seu telefone, e você verá que está começando a ficar desconfortavelmente quente. Isso é uma consequência do uso excessivo demais, e se é ou não um problema, é um assunto completamente diferente. Além de potencialmente causar danos ao seu telefone, esse calor também pode causar coisas indescritíveis na duração da bateria.

Os smartphones usam baterias de íons de lítio (ou Li-ion) e, por causa de tudo o que estamos falando, você deve saber algumas coisas básicas. Uma delas é que o que as torna especiais é que o fluxo de moléculas vai em duas direções diferentes, e isso permite a recarga. A segunda é que eles lentamente se degradam com o tempo. Toda vez que você recarregar sua bateria, você está gerando uma enorme quantidade de calor. Isso é um grande problema, porque toda vez que a temperatura interna do telefone sobe 10 graus Celsius, a velocidade da reação química da bateria dobra. Isso significa que está encurtando a vida útil da bateria e a quantidade de carga que ela pode carregar,

Então o que você pode fazer? Mantenha as aberturas de ventilação do seu telefone limpas e mantenha-as longe de fontes de calor externas. Se você mora em um lugar que faz muito calor, proteja seu smartphone do calor direto colocando-o em uma bolsa, bolso, ou em um porta luvas. Nunca esqueça seu smartphone no sol.

Um papel de parede e cores vivas

Se você tem um telefone mais novo, é provável que você tenha uma tela OLED. Enquanto os telefones antigos eram retroiluminados com uma luz que era a mesma, não importava a cor, os telefones OLED dependem de diodos individuais para iluminar a tela. Quanto mais brilhante a cor, mais potência eles estão usando e maior é o consumo de sua bateria. Isso também significa que as luzes brancas ou mais coloridas consomem mais baterias do que as “luzes” pretas. Portanto, se você gosta de cores vivas no celular e um papel de parede claro, pode ser uma boa pensar em trocar por versões mais escuras ou completamente pretas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)