Os smartphones estão ficando cada vez mais indispensáveis no dia a dia das pessoas. Dentre os vários motivos para ter um smartphone traduzir placas de sinalização pode ser um dos mais inusitados, mas não por isso menos útil. Na sua próxima viagem ao exterior, com uma utilidade dessas, você tem um motivo a mais para comprar um smartphone.

Aplicativo para traduzir placas, sinalização, e cardápios em tempo real

O aplicativo Google Translate traduz placas e letreiros automaticamente, bastando para isto apontar a câmera do aparelho para o texto. Este será exibido já traduzido na tela do telefone. É o tipo de resultado que parece mágica, que faz você rever os seus conceitos a respeito dos limites para tais inovações.

Tradução em tempo real com o Google Translate

Com o Google Translate, você traduz instantaneamente placas, cardápios, avisos, e sinais com a câmera do seu smartphone. Tecnologia de ponta no seu bolso! (Foto: mashable.com)

Traduções de boa qualidade ao seu alcance, com tecnologia de ponta!

O resultado da tradução é exibido de maneira simples e a utilização do programa é intuitiva. Mas não pense que o aplicativo tem uma construção simples. São utilizadas técnicas de OCR, realidade aumentada, processamento de imagens, visão computacional, e muitas outras tecnologias avançadas. A tradução em si é a parte mais fácil do processo, pode acreditar.

O projeto, que começou como o Word Lens para iPhone, e Word Lens para Android, foi rapidamente absorvido pelo Google Translate, que também traduz áudios e textos normais. O serviço hoje usa o banco de dados de informações presente no próprio tradutor do Google, usado por milhões de pessoas ao redor do mundo para ajudar na tradução de textos, sites, artigos, notícias, e muito mais.

Gostou? O Google Translate é gratuito para iPhone e Android, disponível na App Store e na Play Store. Depois de baixar e testar, volte nos comentários para comentar como foi sua experiência de tradução em tempo real para telefone!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)