Você está querendo comprar o seu primeiro smartphone e não sabe como escolher um? Não precisa se desesperar ainda. Estamos aqui para ajudá-lo a se familiarizar com o seu primeiro smartphone para não comprar algo em que você vá gastar demais e nem comprar um celular que você fique decepcionado logo que chegar em casa para fazer o primeiro uso dele.

Pense no que você quer fazer com seu primeiro smartphone

É importante escolher um smartphone com as características que você precisa:

  • O que você acha que você pode fazer com seu smartphone, além de chamadas ou textos?
  • Você vai estar assistindo a filmes em HD e fazendo download de muitos aplicativos e jogos ou você está olhando para fazer um pouco de navegação na internet, verificar seu e-mail e fazer chamadas?
  • Você ama tirar fotos de sua família e amigos, mas odeio carregar uma câmera digital volumosa?
  • Quer ter um companheiro de viagem para poder te orientar via um mapa ou outro programa de GPS?

Não há nenhuma vantagem em pagar mais para um telefone com recursos que você não vai utilizar plenamente, mas você precisa se ​​certificar que seu smartphone é poderoso o suficiente para manter-se com suas necessidades.

Entendendo as principais características de um verdadeiro smartphone

Geralmente, as principais características de um smartphone são:

  • E-mail e acesso à redes sociais: você recebe alertas quando novas mensagens ou atualizações, possibilitando o acesso a diversas redes sociais e aplicativos de bate papo;
  • Navegação na Internet: você pode navegar na web, ver vídeos e ter várias abas abertas para ver vários sites;
  • Câmera: a maioria dos smartphones agora suportam a gravação de vídeo em HD e fotos de alta qualidade, além de terem câmeras frontais além das traseiras;
  • Aplicativos: pequenos programas que você baixar a partir de uma “loja de aplicativos” que adicionar recursos ao seu telefone.

Quais dessas características são provavelmente você usar, e quais são as mais importantes para você, baseadas em seu estilo de vida?

Alguns telefones terão melhores câmeras, enquanto outros vão ter um processador mais rápido. Se as chamadas e vida útil da bateria são as coisas mais importantes para você, você pode não precisar de um smartphone, apenas um telefone móvel de boa qualidade. No entanto, se você gostaria de receber seu e-mail e notificações sociais em movimento, e você desfruta de um local de navegação na web, um smartphone pode ser uma boa pedida, ainda mais com a possibilidade da conexão 3G ou até 4G, dependendo de onde você vive no Brasil.

Não tenha medo de mudar para um smartphone. Podemos te orientar durante este caminho e os smartphones são intuitivos o suficiente para você estar os utilizando em pouquíssimo tempo.

Escolhendo celular com calma

Opções tem muitas. Portanto não saia comprando de qualquer jeito para se arrepender depois, ok? (Foto: blog.beabyte.com.br)

Pense em como você quer que seu smartphone seja e trabalhe

Tenha uma opinião sobre a forma do smartphone. Você já usou uma tela sensível ao toque para navegar em um dispositivo? Não se preocupe se você nunca o fez, a maioria dos smartphones modernos são super-sensíveis ao seu toque e os teclados de forma inteligente sabem como você digita, para ajudar a antecipar e corrigir erros.

Se você está nervoso sobre o movimento de botões físicos para telas sensíveis, existem ainda smartphones de boa qualidade que tem teclados físicos e que não são de difícil uso.

Se você está feliz em usar uma tela sensível ao toque e gostaria de maximizar a sua experiência, vale lembrar que quanto maior, melhor para navegar na web, jogos e sessões de filmes e seriados. Dependendo do seu orçamento e preferência de plataforma (Android , BlackBerry, Apple iOS ou Windows Phone), as opções são bem variadas. Só lembre de casar uma tela grande com um processador potente, pois quanto maior a tela, mais ela exige de processamento do aparelho.

Pense em quanto você quer pagar no seu primeiro smartphone

Assim como qualquer pouco decente de tecnologia, smartphones podem ser caros. Felizmente, espalhando o custo do seu telefone sobre um contrato com uma operadora significa que você não tem que pagar a vista, se você não quiser. Há sempre a opção de pegar um plano que ofereça smartphones gratuitos também. Estes, mesmo que básicos, podem ser um bom começo no mundo dos smartphones para se acostumar com o que você gosta e não gosta em seu aparelho.

Para um primeiro smartphone, também limitaria os custos em no máximo R$1500,00. Celulares acima disso são basicamente aparelhos mais focados para usuários mais “antigos” no mundo dos smartphones e com certeza terão trocentas habilidades diferentes que você não vai usar.

Quais dispositivos e outros serviços que você usa?

Se você já tem um iPod Touch da Apple, uma Apple TV ou um computador Mac da Apple, você pode achar que faz mais sentido comprar um iPhone. Estes dispositivos podem “falar” uns com os outro , o que lhe permite sincronizar músicas e filmes através deles e acessar facilmente o seu conteúdo. Então, se você tem um filme armazenado em seu iPhone, você pode envia-lo à sua TV através da sua Apple TV. Se você já usa o iTunes para gerenciar suas músicas, um iPhone também seria uma escolha sensata, embora você possa facilmente mover suas músicas do iTunes para um smartphone Android.

Se você usar uma série de serviços do Google, por exemplo, Gmail, Google Calendar ou Google Drive para edição de documentos na nuvem, um dispositivo com Android pode se sincronizar perfeitamente com seu estilo de vida. Serviços do Google vem embutidos no telefone, então você está sempre a apenas um toque de distância a partir de mapas, aplicativos e conteúdo.

Para aqueles de nós que dependem fortemente de Microsoft Office e Outlook, ou os sortudos com um console XBox 360 ou XBox One, um Windows Phone pode estar sob medida. A principal atração para o sistema operacional Windows Phone, além de ser muito fácil de usar, é que o Microsoft Office Outlook vem embutido. Você pode visualizar, editar e compartilhar documentos do seu telefone, além de entrar em sua conta XBox Live para usar seu smartphone como uma segunda tela para alguns jogos e até usar como um “controle remoto” para seu vídeo game.

Não tenha medo, a ajuda está aqui

Se você precisar de ajuda para escolher o seu primeiro smartphone, os comentários abaixo estão abertos para você. Respondemos o mais rápido possível. Não se preocupe e nem tenha pressa. Compare, pesquise e assim, garanta que está colocando seu dinheiro em um aparelho que realmente será um grande primeiro smartphone.

2 comentários para “Celular bom e não muito caro! Seu primeiro smartphone!”

  1. Arlei

    Qual aparelho devo compra, que abra desenhos de Autocad?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Arlei, tem que ser um bom aparelho, pelo menos Hexa Core.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)