Celulares são parte importante da sociedade em que vivemos. A cada dia se torna mais incomum encontrar alguém que não tenha um telefone celuar. O meu primeiro aparelho de telefone celular foi um Nokia 5120i, por volta do ano 2000! A diferença deste aparelho para o Nokia 5120 (sem o i) era o fato que o 5120 somente recebia mensagens… e o 5120i além de receber, também permitia enviar mensagens de texto!

Parece brincadeira, mas características comuns a todos os aparelhos de hoje eram pontos que significavam grandes diferenças nas vendas dos aparelhos do passado! E certamente  será assim pra sempre. Teremos aparelhos para todos os públicos. Desde o jovem high tech que quer e precisa de um telefone com milhares de funções, até uma senhora da geração anterior que quer um telefone “que tenha números grandes”, só para discar a atender chamadas.

O fato é que após passar mais de 3 anos com este Nokia 5120i, troquei por outro que oferecia quase as mesmas funções. A troca foi imposta pela chegada dos celulares GSM. O Nokia 5120i não permitia a utilização de chip, então comprei um Nokia 2100. Fiquei vários anos com este aparelho, até que ganhei um Motorola V635 de presente. Este Motorola foi um bom aparelho por muitos anos, até que começou a apresentar alguns defeitos no teclado. A câmera de 1.3 Mpixels deste telefone substituiu uma câmera digital por um bom tempo. Como o custo de manutenção do V635 ficaria muito alto em relação ao preço do telefone, decidi que era hora de trocar de telefone celular novamente.

Após muito pesquisar em sites especializados na internet, decidi adquirir um Nokia N95 8GB. O aparelho é excelente, mas eu não tive sorte. O meu aparelho veio com defeito e reiniciava após algum tempo de funcionamento. Levei à assistência técnica 3 vezes e o problema continuou. Fui ao Procon e recebi um Nokia N97 no lugar. Este novo aparelho é que foi a motivação para que eu criasse este site. Percebi o quanto é difícil encontrar informações confiáveis para resolver os problemas que aparecem. Além disso, escolher aplicações de qualidade para rodar no telefone é como uma loteria. Você acaba sendo obrigado a instalar e testar cada uma delas. No fim das contas, o aparelho está cheio de programas que não são usados e acaba ficando lento.

Depois de ficar alguns meses com o Nokia N97, tive a oportunidade de utilizar um Motorola Milestone, e troquei na hora! Veja porque troquei o N97 pelo Motorola Milestone, e entenda como foi um bom negócio!

Ahh… e problemas surgem sim! Muitos deles! Imagine que em um telefone de última geração você tem os mesmos problemas que teria com vários softwares interagindo em um computador! E é ainda pior, pois há menos pessoas que podem lhe ajudar!

Depois que tive o primeiro telefone com funções mais avançadas, o N95 8GB citado acima, percebi que não conseguiria mais voltar aos aparelhos mais limitados e com funções básicas. Acredito que isto deva acontecer com qualquer um. Apesar das facilidades que tais aparelhos nos proporcionam, mantê-los funcionando e com aplicativos atualizados é uma arte. Resistir à tentação de substituí-los por um modelo mais novo é também muito difícil. De qualquer forma, o aprendizado que se adquire ao manejar diariamente tais aparelhos é enorme. Portanto, este site veio para que eu possa compartilhar tais conhecimentos, e evitar que as pessoas passem pelos mesmos problemas que eu já passei.

Seja um assinante do feed, comente, pergunte, solicite artigos!

Alex