O sistema de celular e o sistema de posicionamento global (GPS) agora geralmente aparecem em um único dispositivo. A tecnologia GPS está disponível em praticamente todos os aparelhos hoje em dia. E várias maneiras existem para ativar o GPS para seu uso pessoal. Quer seja para encontrar um celular perdido ou obter direções para uma casa noturna nova, existem vários métodos para instalar o GPS no seu celular e fazê-lo funcionar para você. Dependendo do serviço selecionado, o uso do GPS pode até ser gratuito.

Como instalar GPS no celular?

Certifique-se de verificar as especificações do seu telefone para ver que tipo de GPS você poderá usar. Um smartphone com Android ou iOS pode usar uma variedade de métodos GPS, incluindo aplicativos gratuitos e rastreamento de telefone. Vale lembrar que alguns aparelhos mais antigos não tem GPS e que “instalar GPS no celular” hoje em dia significa instalar um programa de mapas que seja capaz de te localizar através do uso dos satélites de GPS..

Escolha o aplicativo para instalar o GPS no celular

Encontre o aplicativo necessário para o seu telefone celular. A maioria dos telefones já vem com um app de GPS nativo instalado, como o Google Maps ou o Apple Maps. Porém, existem aplicativos de GPS para todos os principais sistemas operacionais do telefone nas lojas de aplicativos. São desde mapas de outras desenvolvedoras de software até aplicativos completos de navegação GPS feitos por empresas que fabricam GPS dedicados. Há versões pagas e gratuitas, e você deve testá-los para saber qual vai atender melhor às suas necessidades.

Celular como GPS

Usar seu celular como GPS é uma maneira barata e muito prática de se localizar sem ter que usar um GPS dedicado. (Foto: TheAlmostDone)

Ao instalar um GPS de celular, cuidado com as políticas de privacidade!

Certifique-se de ler a política de privacidade do software antes da instalação. Ao ignorar este importante passo, um usuário pode deixar a porta aberta para fornecer até sua localização em tempo real para os aplicativos.

Para se proteger, os especialistas em privacidade sugerem ler todas as políticas de privacidade de qualquer software que você baixar para o seu celular. A política também indicará em quais circunstâncias suas informações podem ser compartilhadas e quem é responsável pela segurança dos dados. Quanto mais seguro for o aplicativo, menores serão as chances de que pessoas mal intencionadas usem o app para rastrear seus passos ou descobrir sobre seu comportamento.

Instalar o GPS e configurar no seu celular

Não se esqueça de instalar e configurar o software. Alguns programas requerem pagamento para ativação e uso, enquanto o Google Maps simplesmente precisa de instalação. Os apps pagos geralmente tem mais funcionalidades do que os gratuitos, como uma navegação offline otimizada. Compare bem antes de confirmar a compra para não sair gastando dinheiro a toa.

Navegação GPS offline

Tudo isso funciona muito bem se você estiver pagando por dados móveis, mas você pode usar seu dispositivo como uma solução de navegação GPS, mesmo que você não tenha acesso a dados móveis.

Os dispositivos GPS dedicados incluem um receptor de GPS e um banco de dados de mapas offline que podem usar para exibir sua localização, fornecer instruções e permitir que você procure locais. Seu smartphone ou tablet moderno também possui um chip GPS para que ele possa determinar sua localização offlinee- tudo o que você precisa é um aplicativo que irá fornecer dados do mapa offline e direções de navegação.

O Google Maps permite que você baixe os dados do mapa e visualize-o offline. Pode ser necessário pesquisar a rota no seu computador e enviar para seu aparelho, ou baixar os mapas locais nas configurações do Google Maps no aparelho.

Se você está procurando um aplicativo gratuito de navegação GPS offline para o Android, existem outras opções de mapas disponíveis, como o Waze, que tem navegação offline, e outros apps. Os apps mais completos, porém, são os pagos..

No iPhone ou no iPad, você pode usar o Google Maps ou Apple Maps para salvar dados do mapa offline da mesma maneira, mas ainda não fornecerá navegação offline.

Como ligar o GPS no seu celular?

Ligue o GPS para se localizar e desligue para poupar bateria.

Deslize para baixo da parte superior da tela para abrir sua barra de notificações. Se você tem configurações rápidas diretamente encontre e toque em Localização ou GPS. Se não, talvez seja necessário deslizar novamente para acessar configurações rápidas ou em alguns telefones, deslizar para o lado. Se tudo mais falhar, abra o menu de configurações e vá para a seção Localização (pode estar em Privacidade) e ative ou desative o GPS.

Simples, não é? Se ficou alguma dúvida, deixem suas perguntas nos comentários abaixo! Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)