Os celulares estão ficando cada dia mais evoluídos e cheios de funções e com isso aumenta a necessidade de se digitar letras ao invés de números. O envio de mensagens de texto (SMS) foi o precursor desta necessidade, mas hoje há muito mais motivos para se escrever no celular do que apenas SMS.

Os aparelhos mais modernos como os smartphones que utilizam Android ou todas as gerações de iPhone resolver este problema mostrando um teclado na tela sensível ao toque. Neste caso é bem simples e não tem mistério algum, sendo como em um teclado de verdade.

Porém os aparelhos low end ou mesmo os top de linha de algumas gerações atrás como o Nokia N95 tem apenas um teclado comum, com números principais e letras escritas na parte de baixo. Este artigo explica como escrever um texto em teclados assim, como o da figura abaixo.

Teclado N95 - Digitar letras

Como digitar texto no celular

Neste teclado cada número tem algumas letras na parte de baixo. A tecla de número 4 tem as letra “ghi” logo abaixo. Em um campo de texto durante a escrita no celular, cada toque neste tecla irá mostrar um número ou letra, na sequência “4”, “g”, “h”, “i”… e começa a repetir novamente. Funciona da mesma forma para todas as teclas do celular, sendo que algumas oferecem letras que não estão impressas no teclado, como caracteres acentuados, “ç” ou sinais de pontuação. Cada fabricante determina o funcionamento do teclado da maneira que acha mais conveniente. Caso tenha que digitar duas letras iguais em sequência, apenas espere 1 ou 2 segundos entre os toques para que o celular entenda que você está começando outra letra.

Este artigo é bem básico em relação a outros que temos aqui no site, mas recebi esta pergunta de um leitor e preferi explicar escrevendo um texto completo. E você? Já teve dificuldades de escrever letras no celular? Qual aparelho você utiliza? Ele tem teclado numérico ou teclado completo com todas as letras?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)