Perder um smartphone hoje em dia é nada menos que um pesadelo. Afinal, muitos de nossos dados e a maioria das contas (incluindo de bancos), carteiras digitais, fotos, bate-papos, e-mails e muito mais estão nestes dispositivos compactos. Perder o telefone significa perder não apenas o dispositivo, mas também muitos desses dados.

No entanto, no caso de você encontrar tal infelicidade há muito que precisa ser feito. Uma delas é também garantir que nenhum estranho acabe usando sua conta do WhatsApp. Como se tornou uma das ferramentas mais importantes de comunicação para a maioria de nós. E agora, torna-se ainda mais importante garantir que sua conta do WhatsApp não chegue às mãos erradas.

Como recuperar meu WhatsApp?

Veja um guia passo a passo que você precisa seguir caso o smartphone seja perdido ou roubado para proteger sua conta do WhatsApp.

A primeira coisa a fazer neste caso é bloquear seu cartão SIM ligando para seu provedor de serviços móveis. Depois de ter feito isso, não será possível autenticar a conta naquele aparelho. Isso ocorre porque é necessário receber um SMS ou telefonema para certificar a conta associada ao seu número. E, como o SIM será desativado, a pessoa que estiver em posse do dispositivo não poderá usá-lo.

Depois de obter o seu SIM bloqueado, agora você pode ativar seu WhatsApp em um aparelho diferente. A maneira mais rápida de fazer isso é usar um cartão SIM com o mesmo número. Lembre-se, o WhatsApp pode ser ativado apenas em um dispositivo por vez em um número de telefone.

Outra opção é enviar um email para a equipe do WhatsApp. Caso você escolha esta opção, inclua a frase “Perdido/roubado: Desativar minha conta” no corpo do e-mail, juntamente com o seu número de telefone. Dê estes detalhes com o código do seu país. Além disso, lembre-se de escrever o seu número exatamente como você salvou no seu smartphone.

WhatsApp

Recupere seu número do WhatsApp perdido e evite problemas. (Foto: Apowersoft)

Mais uma coisa a notar aqui é que o WhatsApp também pode ser operado usando Wi-Fi, mesmo que o cartão SIM não esteja presente dentro do aparelho, portanto, é necessário entrar em contato com a equipe do WhatsApp e desativar sua conta. Como também não é possível desabilitar o WhatsApp de qualquer outro dispositivo. O WhatsApp não consegue encontrar o local do aparelho perdido. Os usuários tem uma janela de 30 dias para reativar essa conta. Depois de um mês, a conta será completamente apagada. Caso seus contatos lhe enviem mensagens durante esse período, eles permanecerão pendentes, mas serão apagados após 30 dias.

Se você fez backup de seus bate-papos usando o Google Drive, o iCloud ou qualquer outra solução de nuvem antes que seu telefone desaparecesse, talvez seja possível restaurar seu histórico de bate-papo.

Resgatar o WhatsApp

Lembre-se que você precisará ir até sua operadora para obter um chip novo com o mesmo número que você tinha antes antes de fazer o processo de recuperação do seu número. Depois disso, não deve demorar muito para conseguir recuperar o seu WhatsApp seguindo os passos acima, inclusive recuperando seu backup de mensagens.

Restaurar o WhatsApp

Depois que você colocar o novo chip no seu aparelho e instalar o app do WhatsApp, você deve entrar com seus dados e informações. Se o app detectar um backup, ele vai começar a restaurar seus chats, e basta ir seguindo às instruções na tela para poder fazer essa restauração e esperar ela ser completa para usar seu dispositivo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)