No mundo de hoje toda empresa quer construir seus produtos melhor do que outras empresas. Nesta corrida também são parte importante as telas que são usadas em vários dispositivos como telefones, tablets, câmeras e outros. Atualmente, a tecnologia de display AMOLED é a que  mais conquista novos clientes e fãs.

O que é uma tela AMOLED?

Displays AMOLED também são conhecidos como com o nome de matriz ativa de diodos emissores de luz orgânicos (active-matrix organic light-emitting diode), que é usado em telefones e televisores, principalmente. A tela AMOLED é uma tecnologia de display híbrida que combina a matriz ativa de um display TFT tradicional com um display OLED.

Como a tela AMOLED funciona?

Essas telas são mais fluídicas, ágeis e eficientes no uso da bateria. Seu funcionamento é diferente de todos os monitores presentes no mercado, como, LCD, TFT, IPS entre outros.

Uma tela  AMOLED consiste de uma matriz ativa de pixels OLED que geram luz (luminescência) sobre o fornecimento de voltagem para os materiais de ânodo e cátodo. Ao estimular a camada orgânica do meio, os pixels AMOLED ligam e desligam mais de três vezes mais rápido do que a velocidade do filme de cinema convencional. Devido a esta construção simples, telas AMOLED podem ser extremamente finas e não precisar de iluminação traseira.

Em displays AMOLED, palavra Pentile também é usada. Na verdade a sua tecnologia, que têm apenas um único sub-pixel vermelho, azul, verde por pixel real, displays Pentile tem um layout de sub-pixels RGBG que tem dois sub-pixels verdes para cada pixel vermelho e azul, melhorando assim características como contraste e nitidez das imagens.

Tecnologia AMOLED

Uma das maiores vantagens da tecnologia AMOLED é seu pequeno tamanho associado à qualidade, tornando a tecnologia uma excelente opção portátil. (Foto: www.ppcgeeks.com)

Vantagens das telas AMOLED

Há muitas vantagens deste display, mas as mais destacadas em comparação à outras tecnologias são:

  • Alta luminância Percebida;
  • Relação de contraste;
  • Alto ângulo de visualização;
  • Resposta rápida;
  • Cores verdadeiras e vivas.

Termos de Marketing do AMOLED

Vários fabricantes de celulares como Samsung, HTC e Motorola usam a tecnologia AMOLED, com algumas alterações. Atualmente, a Samsung está usando esta tecnologia em praticamente todos os seus aparelhos, com algumas variações. E todas elas usam termos de marketing para vender mais. Uma explicação básica de alguns termos de marketing pode ajudar, tais como:

  • Super AMOLED: inclui o digitalizador integrado;
  • Super AMOLED Plus: inclui matriz de pixel RGBG PenTile;
  • HD Super AMOLED: fornece resolução HD;
  • Super AMOLED Advanced: maior resolução com display mais brilhante.

Uso das telas AMOLED

Atualmente, a tecnologia AMOLED é usada principalmente ​​nos celulares e tablets, mas agora, o mercado dos televisores também está se inclinando em direção a esta tecnologia de displays AMOLED. Televisores feitos usando a tecnologia AMOLED não são baratos, mas sua resolução elevada, possibilidade de modelos mais finos e todos os outros aspectos satisfazem os clientes. Mais uma vez, a Samsung está ativamente usando essa tecnologia em seus aparelhos de TV topo de linha. Mesmo displays de câmeras são agora desenvolvidos usando telas AMOLED.

Vale a pena comprar produtos com tela AMOLED?

Em comparação com as outras tecnologias no mercado, apesar do AMOLED ainda ser um pouco mais caro, com certeza vale a pena. É uma tecnologia que não sairá do mercado tão cedo e sua qualidade ainda poderá ser aproveitada por muito tempo.

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)