Widget de previsão do tempo, conheça e configure!

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

Um widget é um mini aplicativo que pode ser colocado na tela principal do seu celular para que você possa receber informações em tempo real e com facilidade. Widgets de previsão do tempo estão entre os mais comuns, e saber configurar e usar um desses pode te ajudar a não ser pego despreparado por conta de um clima que não se decide.

Widget de previsão do tempo

Existem diversos widgets de previsão do tempo. Desde o widget padrão do Android até outros que podem ser baixados na Play Store, as opções são infindáveis.

Você precisa configurar o widget para poder receber as atualizações mais recentes sobre o clima. Recomendamos começar com o widget padrão de previsão do clima no seu dispositivo Android. O sistema operacional Android geralmente inclui o aplicativo AccuWeather. Este aplicativo possui um widget associado que você pode colocar na tela inicial. Depois de adicionar o widget à sua tela inicial, aproveite o painel Configurações interno para configurar a aparência e o funcionamento do widget.

Outros Widgets de previsão do tempo funcionam de forma semelhante, e você poderá usar esse guia como orientação.

Configurando o Widget de clima

Adicione o widget co Climaà sua tela inicial, se ainda não estiver lá. Para fazer isso, toque e segure um espaço vazio na tela inicial e toque em “Widgets”. Passe pelos widgets disponíveis, se necessário, até localizar o widget de clima do aplicativo de sua escolha. Toque no widget “Clima” e arraste-o para o local na tela inicial onde deseja que ele apareça. É um widget bastante grande, por isso precisa de um pouco de espaço para ser exibido corretamente. Você pode organizar outros apps em pastas para facilitar seu trabalho e liberar espaço.

Widget de clima

Use um bom widget de clima para poder visualizar boas informações de como estará o tempo em sua cidade. (Foto: BdThemes)

Configurando o aplicativo de clima

Toque no link “Toque aqui para adicionar uma cidade” e selecione o local para o qual deseja monitorar o clima. Quando você seleciona seu local, o aplicativo recupera automaticamente os dados de previsão mais atualizados e os exibe na tela inicial. Geralmente dá pra escolher mais de um lugar, e o widget poderá alterar automaticamente entre as cidades escolhidas ou manualmente.

Toque em qualquer lugar no widget Clima para carregar o aplicativo de clima correspondente. No app você pode ver previsões locais para os próximos dias, além de informações mais detalhadas sobre o clima na cidade de sua escolha.

Toque no ícone “Menu” no canto superior direito e toque em “Configurações” para carregar a tela de configurações.

Defina as configurações desejadas. Toque no campo “Unidade” para alterar a unidade de temperatura padrão. Toque em “Atualização automática” para atualizar a frequência com que seu dispositivo Android atualiza suas previsões. Você também pode personalizar se o widget é atualizado automaticamente na abertura, se deve atualizar se estiver em roaming, transparência do widget e se deseja receber notificações sobre o mau tempo que se aproxima. Esta última opção pode ser muito boa se sua região é propensa a enchentes e deslizamentos de terra.

Toque no ícone “Configurações” no canto superior esquerdo para salvar suas alterações e retornar à tela principal do aplicativo de meteorologia.

E pronto! Você agora terá acesso às informações de clima em sua tela principal do Android. Se ficou com alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário