A barra de notificações do Android pode, em alguns aparelhos, parar de funcionar ou precisar de algum tipo de personalização para ter suas melhores funções ativas. Para fazer isso, é preciso ligar a barra de notificações do Android, algo que não é muito difícil de fazer.

Como ativar a barra de notificação do Android?

Segure o botão configurações por tempo suficiente e um pequeno ícone de chave inglesa aparecerá ao lado do botão configurações. Depois de ver a chave, toque no botão configurações novamente e role até a nova seção configurações, a que está marcada como Sintonizador da interface do usuário do sistema ou System UI Tuner..

Quando você iniciar o sintonizador da interface do sistema pela primeira vez, verá um aviso que diz (em parte) que “esses recursos podem mudar, parar ou desaparecer em versões futuras” e “prosseguir com cuidado”. Toque para continua e não se preocupe, você pode sempre desabilitar o Sintonizador da Interface do Usuário do Sistema se preferir não mexer com essas configurações Android “experimentais”.

Depois de dispensar o aviso, você terá acesso às configurações do Sintonizador da interface do usuário do sistema. Vamos fazer um tour, vamos?

Reorganize os botões de “configurações rápidas” nas notificações na tela

Você provavelmente já sabe como revelar o painel de “configurações rápidas” do Android deslizando a partir da parte superior da tela com a ponta dos dedos. O que você pode não saber, no entanto, é que você pode adicionar, remover e reorganizar os botões de configurações rápidas ou, pelo menos, com a ajuda do Sintonizador da interface do sistema.

Toque em Configurações rápidas na tela principal Sintonizador da interface do usuário do sistema e você verá o painel padrão de botões de configurações rápidas.

Para mover um botão, toque nele e segure-o e arraste-o sobre outro botão para fazer os dois locais de troca. Para ocultar um botão no painel de configurações rápidas, toque nele e segure-o e arraste-o até o ícone Excluir. Para colocar os botões excluídos, toque em adicionar bloco e, em seguida, toque no nome de um botão.

Se você quiser reverter para os antigos botões de configurações rápidas, toque no botão de menu de três pontos no canto superior direito da tela e, em seguida, toque em Redefinir.

Barra de notificações do Android

Assuma o controle das notificações do Android e personalize melhor seu dispositivo. (Foto: Beebom)

Assuma o controle da barra de status do Android

Se todos os ícones Bluetooth, Wi-Fi, alarme e “Não perturbe” na barra de status do Android forem um pouco demais, o Sintonizador da interface do usuário do sistema ajudará você a reduzir a desordem.

Toque na configuração da barra de status para ver uma lista de 10 ícones da barra de status, desde os dados do Cast e do Hotspot até o celular, e o modo de avião, cada um com seu próprio botão. Por padrão, cada ícone está ativado; para esconder um ícone, basta desligar o interruptor.

Você pode desativar praticamente qualquer ícone na barra de status, com exceção do medidor de bateria e o relógio.

Veja a duração restante da bateria como uma porcentagem

Se você quiser uma leitura mais precisa de quanto de uma carga sobrou da bateria do seu dispositivo Android, use o Sintonizador da interface do usuário do sistema para carimbar uma leitura de porcentagem no ícone padrão da bateria do Android.

Volte para a tela principal do System UI Tuner e, em seguida, ative a opção mostrar porcentagem de bateria incorporada. Depois disso, você verá uma pequena porcentagem de leitura no ícone da bateria na barra de status.

Desativar o painel do sintonizador da interface do usuário do sistema

O Google não está fazendo promessas sobre os recursos ocultos em seu Sintonizador da interface do sistema oculto. Como você deve lembrar, a mensagem pop-up inicial do Tuner avisa que todas e quaisquer opções de personalização podem mudar ou desaparecer a qualquer momento.

Se preferir não se preocupar com o desaparecimento de suas novas configurações favoritas, basta desligar a sintonização da interface. Na tela principal do System UI Tuner, toque no botão de três pontos no canto superior da tela e, em seguida, toque em Remover das configurações.

Você sempre pode mudar de ideia, claro; simplesmente volte para a configuração rápida e toque e segure o botão configurações novamente.

Conseguiram voltar com as notificações do Android ou ainda continuam com problemas? Deixem nos comentários e falem conosco se já conseguiram recuperar a barra de status do Android.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)