Há momentos em que você quer usar uma faixa de música MP3 específica como toque ou como alerta de notificação. No Android, geralmente, isso não é difícil de realizar. Mas, em alguns dispositivos, pode ser mais difícil conseguir isso..

Alguns dos famosos smartphones tem uma longa lista de toques padrão e alertas de notificação para escolher. Você pode escolher qualquer um deles até se cansar deles e, quando o fizer, e quando passar por todos os tons da lista, o que mais você tem a fazer? Você adiciona suas próprias MP3 à lista, é claro.

Neste guia, mostrarei como definir um arquivo MP3 como toque personalizado ou som de notificação em determinados telefones de última geração.

Requisitos para colocar música de toque

As instruções neste guia são conhecidas por funcionarem nos principais dispositivos Android. O acesso root no telefone também não é necessário. Este guia continuará a funcionar mesmo que o seu telefone tenha root, desde que o seu telefone tenha uma das versões do Android mais atuais. Os procedimentos podem ser um pouco diferentes se o seu telefone estiver executando uma ROM personalizada ou uma versão diferente do Android.

Os arquivos MP3 que você deseja usar já devem estar no seu telefone. Há muitas maneiras de copiar arquivos MP3 para o seu telefone, como usando o Bluetooth, conexão USB, NFC, WiFi, nuvem, entre outras ferramentas.

Como colocar música no toque do celular?

Para definir um arquivo MP3 para uso como ringtone personalizado em todo o sistema, faça o seguinte:

Copie os arquivos MP3 para o seu telefone. O aplicativo padrão de músicr deve ser capaz de ver os arquivos. Verifique se as faixas de música aparecem no aplicativo Vá para Configurações -> Som -> Toque do dispositivo. Você verá uma lista dos toques padrão do telefone. Toque no botão Adicionar para iniciar o aplicativo gerenciador de mídia. Se o seu telefone tiver vários aplicativos gerenciadores de arquivos/mídia, selecione o aplicativo tocador de música no menu que aparece. Você verá uma lista de arquivos de música armazenados em seu telefone. Selecione um e toque em Concluído. Sua faixa MP3 selecionada será agora seu toque personalizado. Repita o mesmo processo para adicionar mais toques personalizados à lista de toques padrão.

Você também pode definir um toque de MP3 personalizado em todo o sistema por meio do aplicativo tocador de música padrão. Reproduza o arquivo de música MP3 desejado no aplicativo Music Player. Enquanto o arquivo estiver sendo reproduzido, toque no botão Menu capacitivo para abrir o menu Opções. Selecione Definir como e escolha se deseja definir o toque como toque do telefone, toque do chamada ou tom de alarme.

A definição de um toque personalizado para cada contato também é possível no aplicativo de contatos do smartphone. Inicie o aplicativo Contatos e abra a página de informações de um contato. Role para baixo até ver a seção “Toques”. Toque nele e uma caixa de diálogo aparecerá com três opções

Padrão – usar toque padrão

Toques – selecione um toque padrão para o contato

Vá para Meus Arquivos e abra o aplicativo Meus Arquivos para selecionar um arquivo de toque. Selecione Ir para Meus Arquivos e encontre o arquivo MP3 desejado. Selecione o arquivo MP3 e toque em Concluído.

Ao contrário dos toques, não é possível definir diretamente um arquivo MP3 como alerta de notificação por meio do menu Configurações ou do aplicativo Music Player. Você precisa definir manualmente o arquivo de música para usá-lo como um alerta de notificação. Para fazer isso, copie os arquivos MP3 necessários para o seu telefone. Inicie um aplicativo gerenciador de arquivos (por exemplo, o aplicativo Meus arquivos, o Gerenciador de arquivos ES e semelhantes) no seu telefone. Localize o arquivo MP3 desejado e copie-o para o diretório Notificações dentro do armazenamento interno do telefone (geralmente / storage / sdcard0). Se você não vir o diretório Notificações, crie-o manualmente antes de copiar o arquivo MP3 nele. Volte para a tela inicial principal e abra o menu Configurações. Vá para Som -> Notificações do dispositivo e selecione o arquivo MP3 adicionado recentemente na lista.

Note que em diferentes smartphones de diferentes fabricantes o processo pode ser um pouco diferente.

Música como toque de celular

Aprenda a colocar músicas como toque de celular e personalize seu dispositivo. (Foto: AndroidGuys)

Usando um app para definir música como toque

Outra maneira de definir notificações ou toques personalizados é por meio de um aplicativo de seleção de toques. Há várias opções gratuitas que permitem que você recorte um arquivo de música e defina como um toque ou alerta de notificação. No seu telefone, instale o aplicativo pela Play Store e inicie o aplicativo.

Todos os seus arquivos de música serão exibidos na lista. Localize o arquivo de música desejado. Toque no botão verde ao lado do nome do arquivo que você deseja editar. O menu Opções irá aparecer. Selecione Editar para editar o arquivo de música. Na próxima tela, deslize os controles deslizantes para definir uma região para recortar.

Você também pode definir efeitos de aumento / redução ou ajustar os níveis de volume. O aplicativo também permite que você misture um arquivo recortado em outra faixa de MP3.

Quando estiver satisfeito com as alterações, toque no botão Salvar. Escolha se deseja salvar o arquivo como toque, notificação, alarme ou música. Dê também um nome de arquivo para o seu arquivo editado. Toque em Salvar. Sua música recém-criada agora pode ser usada como toque ou notificação no seu telefone.

Parabéns! Agora você aprendeu como definir sua própria música MP3 como notificação personalizada e toque no seu telefone Android. Você usou algum dos métodos descritos neste guia? Foi bem sucedido? Qual método você usou?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)