Como aumentar sensibilidade do celular?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Os usuários de smartphones Android costumam reclamar de uma resposta fraca ao toque, mesmo se estiverem usando um telefone celular caro de última geração equipado com o sistema operacional Android mais recente. Pode haver várias razões pelas quais a tela sensível ao toque do telefone não é tão responsiva quanto deveria ser, que discutirei mais tarde em detalhes.

Mas também é um fato que, com o passar do tempo, a tecnologia de hardware está melhorando, resultando em telas sensíveis ao toque móveis melhores e confiáveis ​​com ótimos recursos. Tão confiável que, se você martelar a tela e quebrá-la, há chances de que a tela estilhaçada responda ao toque do dedo. Não estou falando de telefones Android chineses baratos, mas de telefones fabricados por fabricantes famosos. E não, não tente martelar a tela do telefone apenas para testar se ainda funciona ou não.

Existem duas categorias principais nas quais reside a falha ou menor sensibilidade da tela de toque. Um está relacionado ao hardware e o outro ao software. O problema relacionado ao hardware pode não ser resolvido tão facilmente e exigir o reparo das peças com defeito ou a substituição completa da tela sensível ao toque. Levá-lo ao centro de serviço ou a uma equipe que possa consertar mecanicamente as telas sensíveis ao toque corrigirá o problema da tela de toque relacionada ao hardware.

Por outro lado, o problema pode estar relacionado ao software. Agora, esse problema pode ser corrigido com ajustes, aplicação de patches ou tomando algumas medidas necessárias para restaurar a resposta perdida ao toque. Portanto, estude essas dicas e técnicas para fazer o trabalho de conserto do seu lado, e aumentar a sensibilidade do celular para jogos ou trabalhos mais detalhados.

Como aumentar sensibilidade do celular pelo firmware do celular?

As atualizações mais recentes corrigem certos problemas de criação de partes de um software que anteriormente resultavam no não funcionamento ou mau funcionamento dos recursos do telefone ou da tela sensível ao toque. Os fabricantes de telefones, quando lançam atualizações, os usuários devem instalar essas atualizações para melhorar o desempenho do telefone e depurar qualquer problema de código de software que não foi feito durante a criação.

Se você estiver enfrentando algum problema relacionado ao toque em seu novo telefone, principalmente em jogos, , verifique se há atualizações e, se disponíveis, aplique-as. Há grandes chances de que se o problema for relacionado a software, o fabricante, se já ciente, lançou uma solução para ele.

Aumentar a sensibilidade touch com patches ou fixes

Se o fabricante do seu telefone for um daqueles péssimos empresários que não se importam com o que estão produzindo, então você terá que procurar soluções de terceiros para a tela sensível ao toque de baixo desempenho do seu telefone. A Internet é então a melhor fonte para obter informações sobre o motivo pelo qual a tela sensível ao toque do telefone não está funcionando bem e algumas soluções possíveis para isso. O fórum ‘XDA Developers’ pode ser a melhor fonte para localizar um hot fix ou patch para a tela sensível ao toque do seu telefone criado por algum tipo de desenvolvedor.

Nota: muitos destes reparos precisam de root no celular para poderem ser efetivados. Se você quer jogar um jogo com mais sensibilidade e com mais qualidade, deve começar fazendo o root.

Sensibilidade de smartphone

Aumente a sensibilidade do seu smartphone para jogos ou trabalho mais detalhado. (Imagem: Sportskeeda)

Calibrar a sensibilidade do celular

Alguns fabricantes fornecem uma ferramenta de calibração no telefone para fazer uma recalibração da tela sensível ao toque. Se, com o tempo, você estiver observando a degradação da sensibilidade ao toque ou da capacidade de resposta, recalibre a tela de toque para corrigi-la.

Como a gravidade e outros fatores afetam o funcionamento da tela sensível ao toque, siga as instruções fornecidas com a ferramenta de calibração para fazer isso corretamente. Não seguir o procedimento correto pode resultar em uma recalibração inferior e até mesmo em um pior desempenho de toque. Não se preocupe, qualquer pessoa pode fazer essa calibração com bastante facilidade.

Gerencie a carga de aplicativos no telefone

Se você estiver usando um smartphone de nível básico ou médio com Android, deve lidar com isso considerando que não está usando o smartphone mais rápido. As pessoas geralmente continuam instalando novos aplicativos e quando esses aplicativos carregam o telefone, isso vai causar muitos problemas, como telefone lento, resposta reduzida ao toque, travamentos ou reinicializações indesejadas.

Para ficar longe dessa miséria, instale apenas os aplicativos necessários e saia dos aplicativos corretamente após usá-los. Não deixe que eles continuem em execução em segundo plano, pois isso continuará consumindo os recursos disponíveis do sistema. Os usuários de smartphones Android caros e de última geração também devem fazer o mesmo para melhorar o desempenho do telefone.

Escolha os melhores aplicativos para o seu telefone. Sua privacidade e segurança também não serão comprometidas. Se desejar instalá-los com arquivos APK, obtenha-os sempre de fontes confiáveis.

E se quiser ainda melhorar a quantidade de apps instalados, fazer o root possiilitará a desinstalação de diversos aplicativos inúteis da fabricante.

Faça a limpeza da tela sensível ao toque

Se a tela sensível ao toque do seu telefone estiver suja com toques de dedo oleosos, poeira ou qualquer outro material pegajoso, ele não responderá bem às impressões digitais. A camada de tais materiais na tela do telefone vai dificultar a captura de sinais de toques de dedo e, portanto, um comportamento estranho da tela de toque pode ser observado. Mantenha a tela limpa tanto quanto possível para restaurar seu funcionamento adequado.

Principalmente quem joga muito no celular, a tela tende a ficar mais suja com detritos. Coloque no seu dia a dia a limpeza do celular para poder jogar com bom desempenho.

Use protetor de tela mais fino / flexível pra maior sensibilidade na tela

Diferentes tipos de protetores de tela estão disponíveis nos mercados. Novos telefones também vêm com protetor de tela pré-instalado. Algumas empresas podem fornecer um protetor de tela complementar com determinados modelos de telefones que você pode usar para melhor desempenho de toque e proteção da tela contra arranhões. Mas se você comprar um protetor de tela no mercado ou online, certifique-se de que não seja muito espesso ou duro como ardósia.

O protetor de tela mais espesso oferece proteção extra à tela, mas pode causar atrasos nas entradas de toque. Use um protetor de tela flexível de boa qualidade para proteger a tela de toque do seu smartphone e para um desempenho ideal. Você também pode usar protetores de vidro de boa qualidade.

Ao comprar online, verifique os comentários das pessoas para se certificar de que não está causando atrasos indesejados, pois alguns protetores de vidro não cabem corretamente em telas curvas, fazendo com que a tela pare de responder devido ao espaço entre a tela e o vidro.

Evite bater, entortar ou jogar o telefone longe

Está certo. Não use o telefone para pregar pregos em madeira ou bater em portas ou mesas. Eles não foram feitos para isso. Se você colocar um smartphone enorme em seu jeans apertado ou no bolso da calça, certifique-se de puxá-lo antes de se sentar ou se ajoelhar ou suas ações podem dobrar e danificar o telefone ou a tela sensível ao toque do telefone. Evite jogar o telefone ou esmagá-lo no chão.

Aumentar a sensibilidade do telefone para jogos com app

Existem apps que podem te ajudar a mexer na sensibilidade do seu dispositivo. Porém, a maioria desses apps precisam de root no smartphone.

A boa notícia é que, como o Android é uma plataforma móvel de código aberto, os fabricantes de telefones fornecem opções para fazer o root do telefone, remover o firmware original do telefone e instalar ROMs personalizados, que podem ter configuradores e calibradores de sensibilidade embutidos.

Você pode escolher uma ROM personalizada ou reinstalar a ROM padrão e fazer o root. Isso pode corrigir o problema da tela sensível ao toque se estiver relacionado ao software. As informações sobre como reinstalar o software do telefone original ou personalizado podem ser obtidas facilmente na Internet. Alguns fabricantes também oferecem a oportunidade de corrigir o software do telefone por meio de pacotes de PC. Esse recurso pode ser utilizado para reparar o software do telefone corrompido.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário