Edição de fotos é como aplicar toques finais a uma pintura. Fotografias muitas vezes não ficam tão boas quanto elas poderiam, a não ser que você aplique esse toque final. Como a maioria das pessoas usam seus smartphones para tirar fotos, selecionamos os melhores aplicativos de edição de fotos que você pode usar para levar sua fotografia ao próximo nível.

Aplicativo para editar fotos no celular: VSCO Cam

VSCO Cam começou como um aplicativo pago, mas foi livre no ano passado. Ele é um dos melhores aplicativos de edição de fotos, se você quiser controles avançados. VSCO Cam tem uma grande coleção de filtros, que são melhores do que os de aplicativos de redes sociais. Enquanto alguns filtros são gratuitos, você vai ter que pagar por muitos outros. Não deixe que isto te impeça de tentar o aplicativo, pois os filtros livres são bons o suficiente para a maioria das pessoas.

As ferramentas de edição do VSCO incluem brilho, contraste, saturação, matiz, cortar, girar, nitidez, destaques, sombras, entre algumas outras. Como é evidente, tem ferramentas suficientes para edição de fotos profissionalmente.

No entanto, iniciantes vão levar algum tempo para descobrir como usar o VSCO Cam porque ele se baseia em ícones e números em vez de palavras. Todas as ferramentas de edição e filtros são letras ou ícones, e pode levar um pouco de tempo para passar por todas as ferramentas e encontrar o que você precisa.

Edição de fotos no smartphone

Editar fotos no smartphone é muito prático e fácil. Até mesmo usuários leigos podem fazer essa tarefa com facilidade. (Foto: The Windows Club)

App de fotos mais usados: Snapseed

Se você quer um ótimo aplicativo de edição de fotos otimizado para tablets, o Snapseed é uma boa escolha. A interface é intuitiva. Uma vez que você adiciona fotos para o aplicativo, seleciona a configuração manual e vai manipulando a imagem de acordo. Há várias opções de edição, tais como contraste, saturação, etc. Selecione qualquer uma e simplesmente deslize para a direita para aumentar o valor da configuração ou no sentido oposto para reduzi-la.

É um dos aplicativos que melhor mistura a facilidade de uso e funcionalidade avançada. Mesmo que o VSCO Cam tenha mais funcionalidades, o Snapseed torna mais fácil para acessar todas as suas ferramentas, e não está longe dos resultados possíveis a serem obtidos em apps mais avançados.

Adobe Lightroom para smartphones e tablets

O Lightroom e o Photoshop são as razões do domínio da Adobe no mercado de edição de fotos. O Lightroom não é bom como um aplicativo de edição de fotos isoladamente, mas é perfeito quando usado em conjunto com o Lightroom para Windows ou Mac. Isso significa que você vai precisar de uma assinatura da Adobe para aproveitar ao máximo deste aplicativo. É caro mas, para profissionais, pode ser um ótimo investimento.

O Lightroom permite sincronizar edições entre seu desktop e o smartphone ou tablet. O problema é que o Lightroom não tem as ferramentas de edição avançadas que são queridas por aqueles que usam o aplicativo em sua versão para computadores desktop. Se você quiser fazer uma edição rápida, ou aplicar um efeito pré definido, o Lightroom para iPad poupa o trabalho de retornar à sua área de trabalho. Sendo um dos poucos aplicativos que suportam arquivos RAW, é possível começar edições de câmeras profissionais e semi profissionais no dispositivo para complementar no computador. Para quem não quer ou não pode pagar os valores de assinatura, o Adobe Photoshop Touch tem boas ferramentas para a edição de fotos, gratuitamente.

Vai baixar aplicativos de fotos? Não se esqueça do Instagram

Além de ser uma das comunidades de fotos mais populares do mundo, o Instagram é um aplicativo de edição de foto rápido e sem complicações. Seus filtros são adequados para a maioria das pessoas, mas não para usuários avançados. Há vários filtros diferentes de imagens e, com certeza, um que combina com o estilo da foto que você quer tirar.

Apps de fotos para smartphones e tablets: Pixlr Express

O aplicativo de edição de fotos da Autodesk, o Pixlr Express é bastante útil quando você quiser remover manchas indesejadas ou marcas nas fotos. Quer se trate de poeira na lente ou o flash que queima uma pequena parte da imagem da câmera, o Pixlr Express é um aplicativo bom para correção de imagem. Tem ferramentas fáceis de usar, que ajudam a retocar imagens rapidamente. Ele tem ferramentas suficientes para usuários avançados também, juntamente com efeitos de Photoshop semelhantes, tais como lápis, cartaz, desenhos, trabalho de tom, entre outros.

Apps de fotos: Flickr

Como o Instagram, o Flickr tem uma grande comunidade de fotógrafos. Ao contrário do Instagram, no entanto, o Flickr tem ferramentas avançadas de edição, que são melhores para os entusiastas. Outra vantagem é que o Flickr não se restringem a ferramentas básicas. Seus filtros embutidos são bons o suficiente para edições criativas.

Photo Editor by Aviary

O Photo Editor, por Aviary, é um dos melhores aplicativos para ajustar imagens. Este app torna mais fácil para adicionar textos, desenhos e tags em suas fotos. Além destes, ele tem todas as ferramentas de edição básicas, tais como filtros, efeitos, cortar, girar, etc. Ele não tem muito na forma de opções avançadas, mas isso não deve ser um problema para os usuários casuais.

Aplicativo Repix

Se você gosta de aplicativos bonitos, o Repix é válido para você. Além de ter um excelente design, o Repix tem alguns filtros legais, ferramentas básicas de edição (brilho, saturação, etc), e até mesmo efeitos mais avançados para as fotos. Se você quiser mais filtros ou efeitos, você pode comprá-los através do aplicativo.

Litely para editar fotos

Litely é semelhante ao Repix, mas tem menos recursos e é mais fácil de usar. Você pode facilmente aplicar efeitos predefinidos para qualquer foto. Gestos simples mostram uma vista antes e depois da imagem. Isto torna mais fácil ver como uma edição modificou a imagem.

Photo Studio

O Photo Studio é uma boa opção para aqueles que procuram um editor de imagens simples e que permite tirar fotos e aplicar efeitos e molduras para as fotografias. Embora sua coleção de filtros seja melhor do que os do Instagram, o aplicativo não possui ferramentas de edição avançadas, para além de algumas que permitem ajustar os níveis RGB. Isto significa que aqueles que querem um bom controle sobre as suas imagens ficarão desapontados. Photo Studio também permite fazer colagens e aplicar efeitos de desenhos nas suas fotografias.

Esperamos que esses aplicativos ajudem a tornar as suas fotografias mais profissionais. No caso de termos esquecido qualquer um dos aplicativos de edição favoritos, ou se você gostou do nossa escolha de aplicativos, por favor deixe um comentário. Sua participação é muito importante!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)