Always on display, o que é?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Quer aproveitar as vantagens da tela sempre ativa em seu Android? Não tem problema porque graças a um aplicativo dedicado e totalmente gratuito agora você pode visualizar a hora, data e notificações, mesmo quando a tela do seu dispositivo está desligada. Mas vamos explicar em detalhes como funciona uma tela always on de um dispositivo Android.

O que é always on display?

Um display always on permite que você tenha permanentemente a hora, data, status da bateria, previsão do tempo e notificações na ponta dos dedos, sem ter que desbloquear o visor. Introduzida no Samsung Galaxy S7, S7 Edge e LG G5, a função também foi estendida para smartphones de gama média.

Os visores sempre ligados facilitam a vida de quem não para de verificar o visor do smartphone, aguardar novas notificações, desbloqueá-lo a cada vez e, assim, afetar o consumo da bateria. Com esse recurso, você pode acessar essas informações com a tela desligada em um instante, limitando o consumo da bateria, especialmente em dispositivos que possuem visores AMOLED.

Se para alguns usuários este não é um recurso particularmente interessante, para outros pode ser útil e é por isso que procuramos um aplicativo que possa oferecer um serviço semelhante de graça e sem exigir permissões de root.

Always on e ambiente: qual é a diferença?

Frequentemente, falamos sobre telas Always-On e Ambient com referência à mesma função. Na verdade, há uma pequena, mas importante distinção a ser feita: as telas de ambiente fornecem o mesmo tipo de informação na tela de bloqueio, mas usam o sensor de proximidade para reagir aos movimentos do usuário.

Isso significa que notificações e outras informações aparecerão na tela quando, por exemplo, você puxar o smartphone do bolso ou levantá-lo da mesa. Da mesma forma, ao deixar o smartphone de lado, a tela também será desligada. Observe também que em dispositivos com painéis LCD IPS, este recurso afeta particularmente a bateria.

Funcionamento da tela always on

A tela always on fica ligada para atender a pedidos e gestos do proprietário do aparelho. (Foto: SamMobile)

Como usar always on display no Android?

O aplicativo é fácil de usar, intuitivo e oferece diversas formas de personalização. Depois de baixado, você terá que conceder as autorizações necessárias para seu funcionamento e se deparará imediatamente com as opções disponíveis.

Ao clicar em Regras automáticas, você pode decidir se deseja ativar o always-on durante o carregamento quando a bateria atinge um determinado nível de carga ou definir um tempo preciso.

Clique em Gestos e atalhos para descobrir como despertar a tela com um toque duplo, um deslize ou outros gestos simples. Você pode até definir o modo Sempre ligado para desligado quando a câmera estiver ligada ou quando você falar com o Google Assistente. Em Aparência, você pode personalizar o brilho, o plano de fundo e o estilo do relógio enquanto em Notificações, você pode ativar a exibição do conteúdo, como suas notificações, clicando no ícone.

O aplicativo também permite que você ative o sensor de proximidade para travar o aparelho ao colocá-lo no bolso, por exemplo. Dessa forma, a bateria também será beneficiada.

Como ativar o Ambient Display em seu Android?

Usando o sensor de proximidade do seu dispositivo, isto permitirá que você controle o tempo, previsão do tempo, notificações e uma gama de informações úteis sem desbloquear o display. Uma vez instalado em seu Android, você se encontrará em frente ao menu de configurações que lhe permitirá personalizar cada detalhe: desde o estilo da tela até a hora, o calendário, a parte da tela onde você prefere ver todos os informações que você especifica, o tamanho e a cor da fonte.

Você decide, movendo o cursor dedicado, se deseja mostrar notificações sobre chamadas e mensagens não lidas, de quais aplicativos deseja ser notificado, se deseja exibir informações sobre a vida útil da bateria, o despertador e a previsão do tempo. Outros itens que você pode gerenciar de acordo com suas necessidades incluem o nível de brilho do conteúdo e do fundo e o tempo limite da tela.

Como você pode ver, clicando em Sempre carregado na seção Recursos, você pode aproveitar este recurso apenas quando o dispositivo estiver carregando, selecionando uma das três opções oferecidas. Quando o smartphone não está carregando, você pode ver a data, a hora e as notificações deslizando a mão sobre o sensor de proximidade. Através do menu de configurações, você também pode decidir se deseja ativar a função cada vez que tirar o smartphone do bolso (ativando Detectar telefone no bolso) e / ou assim que a tela for desativada (Mostrar relance após tela desligada).

O aplicativo oferece várias opções de personalização e é muito fácil de usar. Para poder ver as notificações mesmo quando a tela está desligada, você deve primeiro permitir o acesso do Glance Plus às suas notificações. Depois de definir suas configurações preferidas e ativar o aplicativo movendo o cursor na parte superior para a direita, você pode começar a usar o serviço e, se precisar reativar a tela, pode simplesmente tocar duas vezes.

Se você tiver um dispositivo com uma tela AMOLED em suas mãos, recomendo que você escolha o item Aleatório na seção Posição das configurações do aplicativo. Isso evita o efeito Burn-in, que consiste em uma “imagem fantasma” irritante impressa na tela devido à exibição prolongada de uma imagem estática nela. A menos que você realmente precise, eu também recomendo que você não ative a exibição de notificações meteorológicas porque esta opção pode pesar no consumo da bateria.

Embora o recurso facilite o acesso a uma variedade de informações de uma maneira conveniente, sem ter que desbloquear a tela do seu smartphone, infelizmente não é capaz de substituir completamente uma tela Sempre ligada adequada, mas estamos ansiosos para futuras atualizações do aplicativo!

Você usa o always on display em seu dispositivo? Compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário