É difícil existir sem um smartphone nos dias de hoje, e com a maior parte da nossa vida contida nesses minúsculos dispositivos, não queremos que eles fiquem sem suco em um momento inoportuno. Os iPhones mais recentes propagandeiam uma duração de bateria cada vez maior. Mas todo mundo adoraria tirar mais alguns minutos (ou horas) de seu smartphone.

Não, você não precisa desabilitar tudo; muitos recursos individuais podem ser ativados ou desativados rapidamente. Aqui está o que você pode fazer agora para aumentar a vida útil da bateria do seu iPhone, e esperamos passar o dia sem ter que recarregar.

Como não viciar a bateria do Iphone no modo de baixo consumo?

Uma das suas armas mais fortes contra o consumo de bateria é o modo de baixo consumo. Com ele ativado, o telefone executa apenas as tarefas mais essenciais, portanto, as atividades em segundo plano, como downloads e busca de e-mails, são desativadas.

O modo de baixo consumo será ativado automaticamente quando a bateria ficar abaixo de 20%, mas você também poderá ativá-lo manualmente para manter o telefone por mais tempo (embora ele funcione somente se a bateria do seu telefone estiver abaixo de 80%).

Vá até Configurações -> Bateria e alterne a chave do Modo de Energia Inferior no topo da página para ligado. Você saberá que o recurso está ativado porque o ícone da bateria no canto superior direito ficará amarelo.

Ajustar o brilho da tela para conservar a bateria

Os monitores de smartphone são maiores e mais brilhantes nos dias de hoje, mas essas telas nítidas que o mantêm acordado à noite podem ser um assassinato na duração da bateria. A boa notícia é que você pode facilmente diminuir esse brilho.

Primeiro, ative o brilho automático. Navegue para Configurações -> Geral -> Acessibilidade -> Exibir Acomodações e ative o Brilho Automático. Seu telefone ajustará seu brilho com base na situação de iluminação atual. Se você tiver luz suficiente para ver, a tela se desligará e economizará a vida útil da bateria.

Você também pode ajustar manualmente os níveis de brilho em Ajustes -> Display/Tela & Brilho, onde você pode usar a barra deslizante.

Um controle deslizante também é acessível através do Painel de Controle; puxe para baixo a partir do canto superior direito ou deslize para cima a partir dos iPhones mais antigos. Pressione levemente o ícone de brilho e mova o controle deslizante para cima ou para baixo.

Problemas com bateria do iPhone

Cuide bem do seu iPhone para evitar problemas no carregamento e o vício da bateria. (Foto: iPhone Life)

Desativar serviços de localização do iPhone

Os serviços de localização são úteis para aplicativos como o Google Maps mas os pings do GPS podem desgastar a bateria rapidamente. Desative os serviços de localização completamente por meio de Configurações -> Privacidade -> Serviços de localização.

Isso, no entanto, tornará muito menos um número de aplicativos úteis. Seu aplicativo de clima não saberá onde você está para a previsão mais recente, e você não poderá pedir ao Google para gerar rotas de carro com base na sua localização atual.

Como tal, a Apple oferece a opção de personalizar a forma como a maioria das aplicações utiliza dados de localização: Nunca, enquanto utiliza a aplicação ou sempre. Selecione “Ao usar o aplicativo” para o Google Maps, por exemplo, e o aplicativo fará o ping apenas quando você abri-lo. Não continuará pingando sua localização em segundo plano, drenando a bateria.

Desativar a atualização do aplicativo em segundo plano

Quando você fecha um aplicativo para iOS, ele continuará funcionando por um tempo até entrar em um estado suspenso. Com a Atualização de aplicativos em segundo plano, no entanto, esses aplicativos suspensos ainda podem procurar por atualizações e novos conteúdos, um processo que pode esgotar a vida útil da bateria.

Você pode desativar a atualização de aplicativos em segundo plano completamente ou apenas para determinados aplicativos. Navegue para Configurações -> Geral -> Atualização de aplicativo em segundo plano. Toque em Atualizar em segundo plano na parte superior para desativá-lo ou opte por que isso aconteça apenas por Wi-Fi.

Para desabilitar aplicativo por aplicativo, retorne ao menu anterior e encontre aplicativos com muita atualização, como e-mail ou plataformas de redes sociais. Desligue-os. Isso não deve afetar o funcionamento do aplicativo, mas pode demorar um pouco mais para revelar novas informações quando você retornar a elas.

Personalizar “Buscar novos dados”

Ter um e-mail no telefone pode ser super conveniente e as pesquisas de dados significam que sua caixa de entrada está sempre exibindo as mensagens mais recentes. Mas você pode personalizar a forma como essas buscas ocorrem, para que o telefone não esteja esgotando a bateria, procurando constantemente novas mensagens ou itens de calendário.

Desative os dados empurrando navegando para Configurações -> Senhas e Contas -> Buscar novos dados. Aqui, você pode desativar totalmente os dados push ou escolher com que frequência deseja que o iPhone verifique se há novos conteúdos nos vários aplicativos que os suportam.

Reduzir notificações do iPhone

Se a sua tela se ilumina com uma prévia de cada notificação que você recebe, está consumindo energia com cada texto, alerta de última hora ou acompanhamento do Twitter. Reduzir essas interrupções pode economizar sua bateria e sanidade.

Uma opção é encontrar uma notificação de um aplicativo que você deseja silenciar, deslizar para a esquerda e selecionar Gerenciar. Aqui você pode optar por receber o alerta em silêncio, o que significa que ele irá para o seu Centro de Notificação, mas não aparecerá na tela de bloqueio, reproduzirá sons ou exibirá um ícone de banner ou crachá. Aqui, você também pode desativar completamente as notificações deste app.

Ou vá para Configurações -> Notificações e personalize como e quando aplicativos específicos mostrarão notificações.

Desativar o Wi-Fi

Usar o Wi-Fi é uma ótima maneira de reduzir a quantidade de dados que você usa, mas não faz maravilhas para a sua bateria. Seu telefone procura continuamente por redes Wi-Fi próximas, e é por isso que a lista de redes disponíveis muda constantemente quando você está fora de casa.

A solução mais rápida é desligar o Wi-Fi em Ajustes -> Wi-Fi; alternar o interruptor no topo da tela para desligado. Lembre-se de ligá-lo novamente quando chegar em casa ou em um local com Wi-Fi estável, para não usar todos os seus dados de celular.

Desligue o Bluetooth e o AirDrop

Da mesma forma, o Bluetooth e o AirDrop estão constantemente procurando se conectar, mas não há motivos para que eles estejam ativos o tempo todo.

Desligue o Bluetooth indo para Configurações -> Bluetooth e deslizando o botão para desativado. Desligue o AirDrop navegando para Configurações -> Geral -> AirDrop -> Recebendo Desligado.

Você também pode desativar o AirDrop no Centro de controle. Deslize para baixo da parte superior direita do iPhone mais recente e superior ou da parte inferior da tela em iPhones mais antigos. Pressione ligeiramente as opções de menu no canto superior esquerdo. Toque em AirDrop no menu que aparece e escolha Recebendo Off.

Mudar para o modo avião

Se você estiver em uma situação real de energia, coloque seu dispositivo no modo avião, que desativa todos os recursos sem fio do telefone. Chamadas e textos não aparecerão, mas você ainda pode se conectar ao Wi-Fi, se necessário, para iMessages e outras tarefas. A maneira mais fácil de fazer isso é procurar o ícone do avião no Painel de Controle e tocar nele. Também é acessível em Configurações; basta ligá-lo. Você saberá que ele é ativado pelo ícone do avião no canto superior direito.

Desativar as sugestões do Siri

Siri deve funcionar como seu “assistente digital”, então, no iOS, ela fará sugestões com base em sua atividade. Se você receber café na maioria dos dias, por exemplo, a Siri pode sugerir seu pedido na hora em que você normalmente o coloca. Isso é ótimo, mas ela tem que fazer algum trabalho em segundo plano para fazer isso acontecer, o que, você adivinhou, drena a bateria.

Navegue para Configurações -> Siri e Pesquisa. Em Sugstões Siri, você pode ativá-los ou desativá-los na pesquisa.

Desligue a escuta ativa

Os dispositivos iOS suportam o Siri mãos-livres, o que significa que pode dizer “Ei, Siri” e fazer uma pergunta sem ter de tocar no seu iPhone. Mas isso significa que o dispositivo está aguardando seu comando, por isso, se você não usar muito o Siri, desativar a audição ativa poderá ajudar com o consumo da bateria.

Navegue até Configurações -> Siri e Pesquisa, onde você pode desativar “Ouvir por ‘Oi Siri'”. Em vez disso, você pode deixar “Pressionar botão lateral para Siri” ativado e ainda chamar o assistente da Apple com o pressionar de um botão.

Desativar atualizações automáticas de aplicativos

É sempre uma boa ideia manter seus aplicativos e sistemas operacionais atualizados. Algumas atualizações podem ajudar seus aplicativos a rodarem mais rápido e suavemente, diminuindo a capacidade de processamento necessária para fazê-los funcionar.

Desde o iOS 7, a Apple oferece suporte a atualizações automáticas de aplicativos, ou seja, quando chega uma atualização de aplicativo, o telefone é instalado em segundo plano para que você esteja sempre atualizado. Esse processo pode drenar a bateria, no entanto. Para desativá-lo temporariamente, navegue até Configurações -> iTunes e App Store e ative a opção ao lado de Atualizações para desativado.

Remover efeitos de movimento

Há vários recursos do iPhone com aparência legal – efeitos de movimento em ícones de aplicativos e papéis de parede dinâmicos, por exemplo -, mas drene lentamente sua bateria.

Desative os efeitos de movimento nos aplicativos navegando para Configurações -> Geral -> Acessibilidade -> Reduzir movimento e, em seguida, ative a opção para ativar o recurso. Observe, no entanto, que isso também desativará as transições de tela e os efeitos que se dissolvem, bem como o efeito de paralaxe – no qual o papel de parede, os aplicativos e os alertas se movem enquanto você inclina o dispositivo.

Papéis de parede dinâmicos, enquanto isso, são fundos que contêm movimento e mudam com o tempo. Você não precisa desativar esse recurso; basta escolher um papel de parede que não se mova em Configurações> Papéis de parede> Escolher um novo papel de parede> Fotos.

O papel de parede dinâmico e o zoom em perspectiva são automaticamente desativados quando um telefone está no modo de baixo consumo.

Gerenciar Vibrações

Você sabia que o mecanismo do seu telefone responsável por vibrações realmente aumenta a duração da bateria? O pequeno motor dentro do dispositivo encarregado das vibrações requer energia. Para desativá-lo, vá para Configurações -> Sons e háptico e desative Vibrar som ou Vibrar em silêncio.

Domine o iCloud

O recurso iCloud Photos da Apple enviará fotos para o celular na nuvem, para que você possa acessá-las em outros dispositivos e na web. É um bom recurso, especialmente se o telefone for perdido, roubado ou danificado. Mas sim, enviar essas fotos para a nuvem requer energia da bateria. Se você quiser correr o risco, desative-o em Configurações -> Fotos -> Fotos do iCloud.

Bateria de iPhone Vicia?

A bateria do iPhone vicia com o uso, assim como qualquer bateria. No caso de você já ter alguns anos de uso no iPhone, e se você ainda não conseguir passar o dia sem recarregar, considere uma case de bateria. Existem muitas opções disponíveis para o iPhone que você poderá usar para recarregar seu dispositivo, ou simplesmente trocar a bateria.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)