Como ouvir música no YouTube com a tela desligada? Segundo plano!

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Quer deitar na cama e ouvir sua playlist de músicas no YouTube sem se incomodar com a luz da tela pra te acordar? Ou talvez você queira colocar o smartphone no bolso e sair ouvindo o YouTube pela casa com a tela bloqueada, para não tocar nela sem querer. Você também pode poupar bastante vida útil da bateria deixando-a desligada enquanto ouve suas músicas favoritas. Que tal dar uma chance então para o nosso modo de assistir ao YouTube com a tela desligada?

Como ouvir YouTube com a tela desligada: pelo próprio YouTube

O método mais simples de ouvir o YouTube com a tela desligada é através da assinatura do Google Music/YouTube Red. Ao pagar esses serviços do Google, além de ter acesso a alguns canais exclusivos do YouTube além do streaming com a tela do dispositivo desligada, a disponibilidade do streaming de vídeos offline e os vídeos sem propagandas.

A mensalidade é bem barata, semelhante a outros serviços de streaming, e pode valer pela quantidade de músicas e vídeos aos quais você terá acesso. Além, é claro, da possibilidade de usar o YouTube com a tela do seu dispositivo desligada.

Ouvir o YouTube com a tela desligada

O próprio Google já tem um serviço do YouTube que possibilita seu uso com a tela do dispositivo desligada. Porém, é necessário pagar a mensalidade do serviço de streaming do Google. (Foto: www.youtube.com)

Tocar YouTube com a tela desligada: usando um navegador de terceiros no Android

Apps de navegadores como o Opera, Mozilla Firefox, e o Dolphin (disponíveis na loja de aplicativos do seu celular) podem usar players próprios para o YouTube ao invés de usar o aplicativo do seu celular. Basta abrir o site YouTube pelo app do navegador, dar o Play no vídeo, desligar a tela e aproveitar o som. Pode não funcionar com todos os navegadores de dispositivos móveis, portanto cuidado. (Obs.: com o app do navegador Mozilla Firefox é mais garantido de funcionar).

Usando aplicativos para desligar a tela no Android ou tocar vídeos do YouTube no segundo plano

Na Play Store, alguns aplicativos podem funcionar para tocar vídeos do YouTube mesmo com a tela desligada, como é o caso do AudioPocket e Black Screen Of Life. Vale lembrar de usar apenas aplicativos com muitos downloads e boas avaliações, e preferir os aplicativos que não exigem acesso root ao seu celular.

Para usar os aplicativos é simples:

  1. Baixe o aplicativo na Play Store ou App Store
  2. Abra o aplicativo
  3. Abra o vídeo pelo aplicativo ou abra o YouTube, escolha o vídeo, e escolha “compartilhar vídeo”, escolhendo o aplicativo que você baixou.
  4. Comece a tocar o vídeo no segundo plano.

Note que para trocar de músicas, pode ser necessário reabrir o aplicativo.

Desative apenas a tela touch do seu smartphone e continue ouvindo as músicas

Você pode baixar um aplicativo de bloqueio da função touch da tela (pesquise na loja de aplicativos do seu smartphone e você encontrará várias opções). Esses aplicativos vão disponibilizar opções como bloqueio do toque e esmaecimento da tela (para reduzir o consumo da bateria), ambas funções que você gostaria de ter para usar o YouTube em segundo plano ou com a tela “quase” desligada. Quando os aplicativos para desligar a tela não funcionarem, esta talvez seja sua única opção.

Use uma função da fabricante do smartphone para tocar o YouTube em segundo plano

Fabricantes de smartphones e tablets já criaram suas próprias soluções para poder usar o YouTube em segundo plano, em uma segunda janela, ou no plano de fundo. Geralmente essa opção está dentro do menu do próprio aplicativo, em uma opção semelhante a “destacar tela” ou “deixar ativo em plano de fundo”. O aparelho tem que ser compatível com multitarefa, algo geralmente relegado apenas a modelos de smartphone com quad core. Pode ser necessário tocar na opção PIP no aplicativo do YouTube (Picture In Picture) ou acessar o aplicativo pelo navegador do smartphone ou tablet para essa opção ficar disponível. A tela não poderá ser desligada, nem o vídeo ficará tocando ao fundo, mas o vídeo ficará destacado em todas as telas do smartphone ou tablet.

Cuidado com as “gambiarras” para assistir o YouTube com a tela desligada

Na nossa pesquisa para este artigo, encontramos vários sites com versões modificadas do aplicativo do YouTube, todas com uma segurança questionável. Esses aplicativos podem ter o código modificado e instalar vírus ou deixar seu smartphone aberto a ataques de hackers.

Nesses aplicativos, os guias geralmente pedem para você desinstalar o aplicativo nativo do YouTube do smartphone e instalar a versão modificada do app. Para isso, é necessário autorizar a instalação a partir de fontes desconhecidas, em uma configuração de segurança nos dispositivos Android, e isso só é possível em dispositivos iOS que passaram pelo jailbreak. Os riscos superam os possíveis benefícios, já que há outras soluções mais simples para usar o YouTube em segundo plano ou com a tela desligada, sem a necessidade de arriscar a segurança do seu dispositivo.

Deixamos de fora algum método para tocar o YouTube com a tela desligada que você conhece? Qual? Algum desses métodos não funcionou com você?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

2 comentários para: “Como ouvir música no YouTube com a tela desligada? Segundo plano!”

  • José Waldiney P Faria

    Que tipo de informações vocês usam quais as fontes, gostaria de receber atravez do meu email noticiários informativo atualizados.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá José, cadastramos seu email para receber atualizações, é só clicar no local indicado para confirmar ok?

      Responder

Deixe um comentário