A tela sensível ao toque do seu telefone ou tablet Android não funciona ou apresenta problemas de funcionamento? Bom, a solução pode ser mais simples do que você imagina.

Antes de começar, é bom garantir algumas coisas: esvazie a memória do seu dispositivo, deletando fotos, vídeos e aplicativos que você não usa. Depois, desligue seu aparelho Android, conte até dez, e ligue de novo. Em muitos casos, só fazer isso já resolve qualquer problema na touchscreen do Android. Se ainda não resolver, é hora de começar o passo a passo de resolução de problemas.

 

Problemas no touch do celular ou tablet: ferramenta de diagnóstico

O método a ser usado depende do modelo de celular, mas o procedimento geral é semelhante. É utilizado um sistema de testes embutido no sistema operacional Android para testar ou touchscreen. Mantenha em mente que esse sistema de testes muda um pouco em cada aparelho e você não terá problemas.

O nome desse sistema de testes é Ferramenta de Diagnóstico, que permite testar diversos componentes do dispositivo Android, como sensores, botões, e a tela do dispositivo.

Para abrir a ferramenta de diagnóstico, você precisará digitar um código no discador do seu dispositivo Android. Códigos para as fabricantes Android mais populares são:

  • *#7353# – Samsung
  • *#*#3424#*#* – HTC
  • *#*#7378423#*#* – Sony
  • *#0*# – Motorola
  • 2945#*# OU 2945*#01*# – LG

Pode ser necessário tocar o botão de discagem ou não (alguns modelos já abrem o menu de diagnóstico automaticamente. Então é que começaremos nossos testes.

Problemas com telas de de dispositivos Android

Problemas com o display Android são comuns. Se ele estiver quebrado não há muito o que fazer. Mas se não aparentar qualquer dano, podemos tentar solucionar ou descobrir o que está acontecendo. (Foto: thedroidguy.com)

 

Testando a tela sensível ao toque do Android

Digite o código que ativa a ferramenta de diagnóstico no seu dispositivo. Na lista de opções que aparecerá, você tem dois tipos de teste para a tela: TSP modo Dot e TSP Modo Grid (grade).

No modo Dot, será colocada uma marcação em cada ponto que você pressionar na tela do aparelho.

No modo Grid, uma grade dividindo a tela em várias seções permite que você teste cada setor da tela sensível ao toque para ver se todas as partes estão funcionando corretamente. Essa é a melhor forma de teste, pois pode detectar pontos onde o smartphone ou tablet está falhando.

Em ambos os casos, você vai tocar a tela em vários pontos, testando, para saber se o aparelho está detectando os toques.

Como consertar a tela do celular ou tablet?

Depois do diagnóstico do problema, se você constatou que há algum problema na tela, é hora de consertar o display do seu dispositivo Android. O passo a passo do conserto é simples.

  • Celular não apresenta quaisquer sinais de danos físicos: as chances são que você tem um problema de software. Atualize o sistema Android, remova a bateria do dispositivo, ou retorne o mesmo para as configurações de fábrica.
  • Celular não apresenta sinais de danos físicos e outras soluções foram tentadas: pode ser que a tela tenha sido danificada ou algum conector tenha se soltado. Nesse caso, ou você terá que abrir o aparelho ou levá-lo a uma assistência técnica para verificar qual o possível defeito.
  • Celular já sofreu algum tipo de dano: pode ser dano por umidade, quedas, esbarrões, impactos, calor, frio, ou poeira em excesso. Será necessária a substituição da tela ou de componentes necessários para detectar o toque.

 

Modo de segurança Android

Para ter 100% de certeza que o problema do display é do hardware do celular, você pode ligar o Android no modo de segurança. Aperte o botão de desligar e quando aparecerem as opções, pressione o botão na tela de desligar por alguns segundos. Quando o celular perguntas se você quer reiniciar no modo de segurança, toque em OK. Dessa forma, seu dispositivo Android vai carregar apenas aplicativos essenciais para seu funcionamento. Se a tela continuar não funcionando, grandes são as chances de ser um problema de hardware.

 

 

Display com listras, pontos pretos e outros problemas

Displays também podem apresentar outros problemas, como cores que não são mostradas corretamente, listras na tela, pontos pretos na tela do dispositivo, etc. Os mesmos passos para o diagnóstico de problemas e soluções de problemas de sensibilidade ao toque.

É preciso lembrar aos leitores que há casos em que telas de dispositivos e digitalizadores (os “tradutores” dos toques na tela para comandos) podem apresentar problemas depois de algum tempo de uso, ou problemas de fabricação. Algumas fabricantes oferecem garantia para esses problemas, e em outros casos, será necessário pagar o reparo do seu próprio bolso.

Há aplicativos que também ajudam a testar a sensibilidade ao toque e as cores do dispositivo. Basta baixá-los diretamente da Play Store.

Ficou alguma dúvida sobre como diagnosticar problemas no display e touch do celular? Está com algum problema que precisa solucionar? Compartilhe nos comentários e teremos o prazer em ajudar!

4 comentários para “Problema no display e touch do celular! O que fazer?”

  1. Clebson Gomes

    Boa tarde, estou com um problema com meu galaxy note 3 neo duos, ele caiu uma vez, não trincou a tela nem display, mais agora ele fica com uma coloração meio avermelhada, e a cada dia que passa, essa cor vermelha aumenta mais, o celular esta funcionando perfeitamente. Mas se continuar a ficar vermelha, nem vou conseguir mais ver nada, será que o problema é de soft ou físico?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Clebson, pode até ser os dois tipos de problemas. Leve-o a uma assistência técnica.

      Responder
  2. Julio Cesar

    Bom meu celular caiu e agora a tela fica preta mas sai sons e vibra e tbm da pra tirar print mas a tela ainda permanece preta será que danificou o display?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Julio, provavelmente sim. Leve a uma assistência técnica para verificar.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)