Você pode se perguntar como você fica sem espaço em um dispositivo que possui um cartão SD que pode ser preenchido com vários gigas de dados? Bem, enquanto isso é verdade para muitos telefones Android, existem alguns dispositivos que não tem mais a opção de colocar um cartão microSD neles, ou impossibilitam que aplicativos sejam instalados nesses cartões. Nessas situações, como então aumentar o espaço do celular? Vamos dar algumas sugestões para liberar espaço no seu dispositivo.

Mais memória no celular movendo apps para o cartão SD ou armazenamento USB

Em primeiro lugar, uma grande quantidade de aplicativos Android não pode ser movida para o cartão SD/armazenamento USB. Você terá de testar quais serão possíveis mover. Em alguns casos, os desenvolvedores têm boas razões para desativar a funcionalidade “mover para USB/SD”, mas, em outros casos, a única razão pela qual eles estão bloqueados é porque o desenvolvedor não chegou a adicionar esse recurso ainda.

Uma maneira fácil de determinar quais aplicativos podem ser descarregados com segurança no cartão SD é usando um aplicativo de transferência de apps para SD. Esses aplicativos para Android ajudam você a mover rapidamente aplicativos para armazenamento externo ou interno através das Configurações. Ele fornece uma lista de aplicativos móveis, tamanhos de aplicativos e até mesmo permite limpar caches de aplicativos, o que também pode levar a problemas de armazenamento. Embora você possa fazer isso com o próprio aplicativo de Configurações do Android, os apps são melhores nessa tarefa, especialmente porque você pode mover todas as suas aplicações de uma só vez.

Existem outras formas de mover os aplicativos não móveis para armazenamento SD / USB, tanto em telefones rooteados quanto normais, mas esse guia é para usuários menos técnicos. Sinta-se à vontade para adicionar suas próprias técnicas na seção de comentários abaixo.

Como liberar memória do celular

Saiba como liberar a memória do seu smartphone para ter mais espaço livre no seu dispositivo. (Foto: AndroidPIT)

Como aumentar o armazenamento do celular desinstalando aplicativos?

Uma das maneiras mais fáceis de recuperar o armazenamento em seu dispositivo é desinstalar os aplicativos que você não precisa. Você pode se surpreender ao encontrar aplicativos que você esqueceu no seu telefone, ocupando um espaço valioso. Se você pode viver sem eles, se livre deles.

Para desinstalar um aplicativo, vá para Configurações, Aplicativos. Pressione “Gerenciar Aplicativos”. Na guia “Baixados”, toque no nome do aplicativo que deseja remover. Toque no botão “Desinstalar” para removê-lo do seu telefone. Há apps que podem te ajudar a descobrir quais aplicativos ocupam mais espaço e quais você menos usa. Teste esses aplicativos.

Como aumentar o espaço do celular removendo fotos e vídeos do telefone?

Outra área negligenciada que contribui para problemas de espaço em disco pode ser a galeria de fotos. Se você guardou muitas fotos e vídeos no seu telefone (em oposição ao cartão SD/armazenamento USB), isso pode ser outra facilidade para recuperar o espaço de armazenamento.

Como o Android está integrado com outros serviços do Google, você pode usar o Google Photos para liberar espaço no seu dispositivo ao armazenar fotos e vídeos na nuvem. Basta baixar o app, configurar, e depois de fazer o upload das fotos é só deletá-las do seu dispositivo. O próprio app já faz isso por você.

Aumentar memória do celular analisando o uso do disco para encontrar outros problemas

Outra maneira de isolar os problemas de armazenamento em disco é obter um aplicativo para analisar o espaço de armazenamento em seu telefone. Teste diferentes apps e veja exatamente o que está ocupando espaço no seu sistema e atue sobre o problema.

Aumentar a memória do celular gerenciando o tamanho do armazenamento de contatos

Infelizmente, sem rootear o telefone, o banco de dados de contatos não pode ser movido permanentemente para o cartão SD / armazenamento USB. Em vez disso, você pode corrigir temporariamente o problema exportando a lista para o cartão SD / armazenamento USB e, em seguida, reconstruindo ela. Após a reconstrução, a lista terá um tamanho de arquivo menor. Para lidar com esse erro, faça o seguinte:

Vá para Configurações -> Aplicativos. Pressione “Gerenciar Aplicativos” e depois a aba “Todos”. Vá até “Armazenamento de contatos”. Pressione “Limpar dados” (AVISO! Não faça isso a menos que todos os seus contatos já tenham sido copiados para sua conta Google ou em outro lugar primeiro. Se você não tiver certeza, faça o download de uma aplicação de backup e use-a para fazer backup de seus contatos). Abra o aplicativo Contatos. Agora deve estar vazio. Reimporte os contatos que você salvou em outro lugar (por meio do aplicativo de terceiros que você usou, se você não usar o Google para armazenar seus contatos ou simplesmente aguarde que o processo de sincronização do Google os reimporte automaticamente se você salvar seus contatos na nuvem.) Após a importação, seu arquivo de contatos deve ficar bem menor.

Quais são as suas dicas? Deixem suas sugestões através da seção de comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)