A nuvem é um daqueles termos tecnológicos modernos que muitas pessoas usam, mas não podem definir claramente. O que é a nuvem? Quando você encontra isso? Como isso pode beneficiar o seu dia a dia? Se você usa qualquer tipo de mídia social ou armazenamento online, você já está usando a nuvem; mesmo que você possa não perceber isso. Vamos explicar um pouco do conceito e como usar a nuvem no seu celular

Oque é a nuvem do celular?

A primeira coisa que você deve entender sobre a nuvem é que não é uma coisa física ou um programa específico. A nuvem é uma rede de servidores e cada servidor possui uma função diferente. Alguns servidores usam energia de computação para executar aplicativos ou “entregar um serviço”.

Por exemplo, empresas como a Adobe recentemente migraram seus programas para a nuvem. Microsoft, Google, entre outras empresas fizeram o mesmo. Você não pode mais comprar certos programas em caixas. Em vez disso, você deve pagar uma taxa de assinatura mensal para usar cada serviço individual ou permitir que os programas, sites, e aplicativos usem suas informações para publicidade, propaganda, e outras finalidades.

Outros servidores na rede são responsáveis ​​apenas pelo armazenamento de dados. Por exemplo, quando você tira uma foto no seu smartphone, ela é armazenada na unidade de memória interna do seu telefone. No entanto, quando você carrega as fotos para o Google Photos, iCloud ou Instagrem, você está subindo o arquivo para a nuvem.

Então lembre-se que a nuvem é uma rede de servidores. Alguns servidores oferecem um serviço online, como o Google Docs, e outros permitem armazenar e acessar dados, como Instagram, Google Photos e o Dropbox..

As possibilidades são de você encontrar a nuvem diariamente. Do Google Drive para o OneDrive, do iCloud para o Evernote, sempre que armazenar informações sem utilizar os dados internos do seu telefone você está armazenando informações na nuvem.

Celular com nuvem

A nuvem no celular possibilita a sincronização de arquivos e trabalhos com diversos outros dispositivos ao mesmo tempo. (Foto: Dreamstime.com)

Por que usar a nuvem no celular?

A decisão de “mover-se para a nuvem” é muitas vezes financeiramente motivada. As pessoas costumavam comprar seus próprios equipamentos de hardware, e esses produtos precisam ser atualizados com frequência. Mas agora com a nuvem, as pessoas só precisam pagar pelo que usam, se é que vão pagar. Este modelo facilita a escala rápida de uso.

É por isso que a nuvem é um grande negócio e ajuda você a economizar armazenamento e programas que você poderia ter de comprar e pagar caro se a nuvem não existisse.

Trabalhar na nuvem permite a você ser mais ágil, eficiente e econômico. Se você precisa rapidamente ter acesso a mais recursos, a nuvem é a resposta. Por outro lado, se precisa reduzir a escala ou reduzir recursos usados, pode fazê-lo de forma fácil e sem ter que tentar encontrar compradores para suas peças de hardware ou programas que não usa mais.

Quão segura é a nuvem?

A nuvem é excelente para armazenar informações não sensíveis, como listas de tarefas em plataformas como o Evernote. Mas, sem surpresa, a idéia de armazenar informações pessoais em algum lugar “na nuvem” deixa muitas pessoas cautelosas.

Algumas empresas, como o Google, estão respondendo a essa preocupação em conformidade. O Google anunciou recentemente que criptografa automaticamente dados para usuários de serviços de armazenamento em nuvem pagos. Podemos afirmar então que a nuvem é tão segura quanto suas próprias práticas de segurança online.

Como usar a nuvem do celular?

Para suar a nuvem no seu celular, basta usar aplicativos com base na internet ou que armazenam seus arquivos em servidores e não na memória interna do seu dispositivo. Por exemplo, usando o Google Drive, você pode armazenar seus documentos e arquivos na nuvem. Usando o Google Docs, você pode editar tais documentos online, sem ter que instalar programa sou aplicativos pesados. Usando o Instagram ou Google Photos você poderá fazer o upload de fotos e vídeos para a nuvem, tendo um lugar para guardá-los para sempre e sem ocupar espaço no seu dispositivo.

Seja como for, usar a nuvem é tão simples quanto instalar um aplicativo e configurar sua conta como usuário. A maioria dos apps que funcionam na nuvem tem um serviço inicial gratuito que você pode pagar, caso julgue que precise de alguma função “premium”, como acesso a certos recursos ou mais espaço de armazenamento.

Ficou alguma dúvida sobre o uso da nuvem no celular? Deixem nos comentários suas perguntas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)