Como formatar celular pelo PC?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Há vários casos em que alguém quer saber sobre como formatar um telefone com o Android. Tais casos ocorrem geralmente quando seu dispositivo não está acessível ou foi roubado. Também envolve situações em que você esqueceu a senha ou o padrão de desbloqueio de seu dispositivo ou pode estar o seu telefone congelado e não responsivo. Em tais situações, é muito importante saber como formatar o celular pelo PC. A formatação apagará todos os dados do usuário do armazenamento interno. Assim, também é muito importante fazer backup de todos os seus dados internos do dispositivo antes de formatar o Android por meio do PC. Além disso, a reinicialização deve ser sua última opção para reviver seu dispositivo Android.

Você deve garantir que todas as etapas sejam seguidas, de modo que a formatação do Android via PC seja bem sucedida.

Como formatar celular pelo PC: comece com um backup

Como a formatação envolve a remoção de todos os dados, configurações e contas registradas do dispositivo, é importante fazer backup de todos os dados antes de avançar com o processo de formatação. Você pode já fazer esse backup automaticamente, usando programas da nuvem, como o Google Photos, Dropbox, OneDrive, Google Drive, entre outros. Outra forma de fazer esse tipo de backup é usando programas de manutenção para smartphones, geralmente também usados para a recuperação de dados. Existem várias opções no mercado, geralmente pagas. Teste elas antes de pagar para não sair no prejuízo e comprar um software que você não vai usar com frequência.

Como formatar o celular pelo computador com ADK?

Nesse processo, você irá restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica com o ADK. Isso envolve a remoção de todos os dados do dispositivo usando um PC. Você precisa fazer o download de ferramentas ADB do Android para o seu computador. Tenha em mãos também um cabo USB para conectar seu dispositivo ao seu computador.

Primeiro passo: depuração USB

Ative a depuração USB nas configurações do Android em Configurações do Android -> Opções do desenvolvedor -> Depuração USB. Se as opções do desenvolvedor não puderem ser encontradas no dispositivo, vá para Configurações -> Gera -l> Sobre o telefone/dispositivo -> Comum -> Informações do software (toque nessa opção 5 a 8 vezes).

Segundo passo: instale as Ferramentas do Android SDK e os drivers.

Certifique-se de que as ferramentas da plataforma e os drivers USB sejam selecionados na janela do gerenciador do SDK. Certifique-se de que os drivers para o seu Android estejam instalados no seu PC ou pelo menos os drivers genéricos estão presentes

Terceiro passo: conectando o celular no PC

Conecte o dispositivo com o PC usando um cabo USB. Certifique-se de que o dispositivo é reconhecido no Gerenciador de dispositivos do Windows.

Quarto passo: comandos

Abra o prompt de comando no Windows como administrador, clicando no menu iniciar e procurando por cmd. Clique com o botão direito no prompt de comando e escolha Abrir como administrador. Digite o seguinte no prompt de comando

cd C:\Users\Seu nome de usuário\AppData\Local\Android\android-sdk\platform-tools

Digite adb reboot recovery e o dispositivo irá reiniciar. O menu de recuperação deve aparecer depois disso.

Quinto passo: configurando o dispositivo

O dispositivo pode ser desconectado agora. Agora, você pode remover a senha ou simplesmente restaurar o dispositivo. Agora, você formatou com sucesso o seu dispositivo usando o PC.

Formatar celular

Formate seu celular usando um PC e aproveite para fazer um backup completo do dispositivo. (Foto: Digital Trends)

Como formatar o celular Android pelo PC com o Gerenciador de dispositivos Android?

Quando alguém perde o telefone ou tem ele roubado, as duas questões que normalmente surgem são: como localizar o telefone e se não for possível, como limpar remotamente os dados do telefone. As pessoas podem usar o Gerenciador de dispositivos Android podem fazer essas duas coisas. A melhor coisa sobre isso é que ele não precisa ser instalado, pois está incorporado em todos os dispositivos Android. Vejamos as seguintes etapas para saber como formatar o telefone do Android para as configurações de fábrica a partir do computador.

Para o Gerenciador de dispositivos Android funcionar, ele deve ser ativado nas configurações do administrador do dispositivo. Vá para configurações -> Segurança -> Administradores do dispositivo e verifique se o gerenciador de dispositivos está habilitado como administrador do dispositivo ou não. A localização do dispositivo deve estar LIGADA e o  dispositivo deve estar conectado à conta do Google, ter uma conexão ativa com a internet, não deve ser desligado e mesmo se ele não tiver um cartão SIM, a conta Google deve estar ativa.

Primeiro passo: acessando o gerenciador de dispositivos

Vá diretamente ao site do Gerenciador de dispositivos Android ou use o Google para iniciar o gerenciador de dispositivos Android. Use os termos de pesquisa “encontrar o meu telefone” ou termos similares para obter o gerenciador. Você também pode ir direto ao site do gerenciador de dispositivos, o que é bem mais prático.

Segundo passo: configurações

Se você usou o termo de pesquisa, então você verão botões com opções como tocar telefone ou recuperar o dispositivo. Se você acha que seu dispositivo está próximo, clique em tocar o telefone. Da mesma forma, quando o usuário clica em recuperar.

Terceiro passo: bloqueando e apagando dados

Se desejar que seus dados não sejam acessados ​​por outra pessoa, selecione “Ativar bloqueio e apagar”. Continuando com esta opção, o usuário deve escolher se deseja um “bloqueio de senha” ou eles querem “Limpar completamente os dados”. Selecione “Limpar completamente os dados” para formatar seu dispositivo. Uma vez que o usuário seleciona esta opção, a interface irá assumir e completar o trabalho. Parabéns! Você usou o Gerenciador de dispositivos Android com sucesso para redefinir seu telefone inteligente.

Conhece mais um método para formatar o dispositivo? Qual? Compartilhe conosco!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário