Se você já espiou na gaveta de aplicativos para Android, percebeu que todo aplicativo tem duas ações: Limpar cache e Limpar dados. Também existe algo chamado “partição de cache” ou “cache partition”, que não é a mesma coisa que os cache de aplicativos individuais.

Por que tudo isso existe? Quais são as diferenças? E o mais importante, é possível limpá-las quando você precisar liberar espaço no seu dispositivo Android? Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre dados de aplicativos Android, cache de aplicativos Android e partição de cache do sistema Android.

O que são dados de aplicativos no Android?

Quando você instala um aplicativo, na Google Play Store ou ao carregar um APK de terceiros, o arquivo executável do aplicativo e os arquivos necessários da biblioteca de tempo de execução são armazenados no diretório /data/system app. Este diretório é inacessível pelo explorador de arquivos, a menos que você faça root no seu dispositivo.

Cada aplicativo instalado também obtém seu próprio diretório para dados particulares, localizado no diretório /data/system data. Este diretório também está inacessível, exceto quando você faz o root no seu dispositivo.

Conforme você usa seus vários aplicativos Android, determinadas configurações e entradas são armazenadas entre as sessões. Por exemplo, fazer login em um aplicativo e marcar “Lembrar de mim” armazenará seus detalhes em dados privados. Os dados também armazenam itens como configurações da conta, preferências do aplicativo etc.

Alguns aplicativos (como o Spotify) podem armazenar dados de áudio offline, enquanto outros (como o Maps) podem armazenar dados de mapas offline. Isso pode ocupar muito mais espaço de armazenamento do que você esperava, portanto, pode ser útil saber como limpar os dados do aplicativo, caso o espaço de armazenamento fique baixo.

Wipe cache partition em celular

Aprenda a usar o wipe cache partition corretamente para a manutenção do seu veículo. (Foto: Verified Stuff)

Como limpar dados de aplicativos em telefones Android?

Quando você limpa os dados do aplicativo, está basicamente limpando todos os dados privados que eles já armazenaram desde a instalação e o uso. Em outras palavras, limpar os dados do aplicativo “redefine” um aplicativo de volta a como ele seria quando instalado pela primeira vez.

Para limpar os dados do aplicativo para um aplicativo Android específico:

Abrir configurações.

Navegue para Aplicativos.

Toque no aplicativo que você deseja limpar.

Toque em Limpar dados.

O que é o App Cache no Android?

De um modo geral, um cache é um tipo especial de armazenamento que armazena arquivos e dados acessados ​​com frequência. O objetivo do cache é tornar o acesso futuro a esses arquivos e dados mais rápido, porque o armazenamento em cache é otimizado para carregamento rápido. A desvantagem é que o armazenamento em cache é limitado e ocupa espaço no seu dispositivo.

Ao usar um aplicativo Android, pode ser necessário extrair dados da Internet periodicamente – por exemplo, imagens. Em vez de baixar uma imagem específica toda vez que ela precisar ser exibida na tela, um aplicativo pode armazenar essa imagem no cache do aplicativo. Está disponível imediatamente na próxima vez que você precisar exibi-lo, além de economizar em largura de banda.

Nota: o cache do aplicativo não é a mesma coisa que a partição de cache do sistema no Android. Continue lendo para saber mais sobre isso abaixo.

Como funciona o cache em telefones Android? O que significa?

Às vezes, os dados armazenados em cache podem ficar fora de sincronia com o que realmente devem ser, o que pode levar a informações desatualizadas. Outras vezes, o cache pode ficar cheio de dados, o que pode diminuir o desempenho do aplicativo. Quando isso acontece, pode ajudar limpar o cache de um aplicativo.

Os dados em cache devem ser temporários, portanto, não há danos ou riscos na limpeza dos dados em cache de um aplicativo. Para limpar o cache de um aplicativo Android específico:

Abrir configurações.

Navegue para Aplicativos.

Toque no aplicativo que você deseja limpar.

Toque em Limpar cache.

No Android, a partição de cache do sistema é onde os arquivos temporários do sistema são armazenados. A partição de cache do sistema está localizada no diretório /cache, que é separado dos caches de aplicativos individuais e permanece inacessível sem fazer o root no dispositivo Android.

Que tipo de dados são armazenado na partição de cache do sistema?

Principalmente, atualizações do sistema.

Antes do Android 7.0 Nougat, as atualizações do sistema eram baixadas e armazenadas no cache do sistema e aplicadas na reinicialização. A partir do Android 7.0 Nougat, foi introduzido um novo sistema de atualização contínua que não usa mais o cache do sistema para atualizações do sistema. No entanto, apenas dispositivos Android mais recentes são capazes de usar o sistema de atualização contínua. Se o seu dispositivo não foi iniciado com o sistema de atualização contínuo, ele nunca será capaz de usá-lo, mesmo se você finalmente atualizar para o Android 7.0 Nougat ou posterior.

Como wipe cache partition funciona em telefones Android?

Wipe cache partition significa limpar a partição do cache. Para todos os dispositivos Android que ainda usam o cache do sistema para aplicar as atualizações do sistema, geralmente é uma boa ideia limpar a partição do cache do sistema após uma atualização bem-sucedida do sistema. Isso garante que as atualizações do sistema nunca usem arquivos ou dados desatualizados. Não há problema em limpar a partição de cache do sistema.

Para limpar a partição de cache do sistema em dispositivos Android:

Desligue o seu dispositivo Android.

Pressione e segure simultaneamente os botões Aumentar volume + Diminuir volume + Energia para inicializar no Modo de recuperação.

Use os botões de volume para navegar no menu Modo de recuperação

Use o botão liga / desliga para selecionar Limpar partição de cache.

Aguarde a partição do cache do sistema limpar.

Selecione a opção Reiniciar para retornar ao uso normal do dispositivo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)