Quem vai viajar pro exterior fica cheio de dúvidas sobre como comprar os itens ou declará-los em seu retorno. Alguns até acabam sendo taxados quando não deveriam, outros não planejam as viagens direito e esquecem que itens que saem do Brasil também tem que ser declarados. Existe na internet muitos guias e dicas para quem vai viajar para o exterior.

Mas facilitando a vida de quem tem um dispositivo iOS ou Android, a Receita Federal criou um aplicativo com alguns dados úteis à quem vai viajar e fazer compras no exterior. É a primeira versão do aplicativo, que demonstra já o interesse do governo em informatizar e modernizar seus canais de comunicação com o cidadão.

O serviço ainda é bem básico. Ele tem um Assistente DBA que permite, através de perguntas e respostas direcionadas, avaliar a necessidade de preenchimento e apresentação da DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada). Não substitui a DBA, apenas verifica sua necessidade. Já li sobre casos de pessoas que saíram do Brasil apenas com seus notebooks e por esquecer da declaração acabaram pagando impostos sem necessidade alguma.

Aplicativo para viajantes

Ajuda para quem vai viajar e fazer compras fora do Brasil. (Foto: brasil.gov.br)

Em um vídeo informativo, o aplicativo apresenta as regras de bagagem e informações sobre os procedimentos alfandegários. Lembre-se que é importante segui-los e que existem alguns itens que podem estar isentos de impostos. Algo que a Receita Federal também pensou e colocou no aplicativo, nas dicas de Viagem: um guia prático, de fácil consulta, com informações sobre bagagem, limites de isenção, quantidades permitidas, dicas gerais etc.

Como a Receita também quer ouvir o cidadão brasileiro, é possível fazer uma Avaliação do aplicativo, permitindo sugestões para futuras melhoras no mesmo.

Não deixe de ter esse aplicativo na sua lista de melhores: baixe ele já neste link para iOS e neste link para dispositivos Android.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)