App da Receita Federal para quem vai comprar no exterior!

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

Quem vai viajar pro exterior fica cheio de dúvidas sobre como comprar os itens ou declará-los em seu retorno. Alguns até acabam sendo taxados quando não deveriam, outros não planejam as viagens direito e esquecem que itens que saem do Brasil também tem que ser declarados. Existe na internet muitos guias e dicas para quem vai viajar para o exterior.

Mas facilitando a vida de quem tem um dispositivo iOS ou Android, a Receita Federal criou um aplicativo com alguns dados úteis à quem vai viajar e fazer compras no exterior. É a primeira versão do aplicativo, que demonstra já o interesse do governo em informatizar e modernizar seus canais de comunicação com o cidadão.

O serviço ainda é bem básico. Ele tem um Assistente DBA que permite, através de perguntas e respostas direcionadas, avaliar a necessidade de preenchimento e apresentação da DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada). Não substitui a DBA, apenas verifica sua necessidade. Já li sobre casos de pessoas que saíram do Brasil apenas com seus notebooks e por esquecer da declaração acabaram pagando impostos sem necessidade alguma.

Aplicativo para viajantes

Ajuda para quem vai viajar e fazer compras fora do Brasil. (Foto: brasil.gov.br)

Em um vídeo informativo, o aplicativo apresenta as regras de bagagem e informações sobre os procedimentos alfandegários. Lembre-se que é importante segui-los e que existem alguns itens que podem estar isentos de impostos. Algo que a Receita Federal também pensou e colocou no aplicativo, nas dicas de Viagem: um guia prático, de fácil consulta, com informações sobre bagagem, limites de isenção, quantidades permitidas, dicas gerais etc.

Como a Receita também quer ouvir o cidadão brasileiro, é possível fazer uma Avaliação do aplicativo, permitindo sugestões para futuras melhoras no mesmo.

Não deixe de ter esse aplicativo na sua lista de melhores: baixe ele já neste link para iOS e neste link para dispositivos Android.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário