Quem quer trocar o celular por um modelo mais moderno ou quer comprar seu primeiro smartphone pode acabar caindo na tentação de pedir para algum parente para comprar um smartphone nos EUA. Ou mesmo você pode ir lá comprar o aparelho ou querer encomendá-lo pela internet. Em época de dólar estável, os preços podem ficar até  atrativos para os interessados. Mas será que vale a pena comprar celular nos EUA? Isso vai depender de algumas considerações que o usuário deve fazer e através de algumas perguntas básicas você pode encontrar as respostas para suas dúvidas.

Qual a frequência utilizada pelo celular para acessar as redes de telefonia?

Estamos falando aqui das frequências nas quais as redes 2G, 3G e até 4G funcionam. Na maioria das vezes, os celulares tem um hardware que suporta mais de uma frequência para a mesma tecnologia de rede (como GSM ou CDMA). Se você já está procurando um celular preparado para a tecnologia 4G LTE do Brasil, você vai precisar pesquisar um pouco sobre o aparelho que quer comprar fora do país na internet, afim de saber se ele suportará a frequência aqui adotada. De nada irá adiantar ter um celular  de última geração mas que terá a mesma utilidade de um tijolo quando chegar aqui no Brasil.

Iphone no Brasil

Celulares topo de linha, como este do exemplo, apresentam preços absurdos ainda em nosso país. Estes dados são da época do lançamento do iPhone 4S. (Foto: noticias.r7.com)

Como comprar um celular desbloqueado fora do Brasil?

Nos EUA, a maioria dos celulares vem com planos de fidelização do usuário, o que inclui bloquear o aparelho para outras operadoras. Com isso, o preço do aparelho à vista sai mais barato, mas o usuário fica preso à mensalidades. No caso de quem mora no Brasil, sua única opção é comprar um celular desbloqueado para uso no Brasil. É também possível comprar um aparelho usado e bloqueado para desbloqueio no Brasil, mas ou você precisará pesquisar um pouco para descobrir como desbloqueá-lo ou terá de gastar um pouco em uma assistência técnica para fazer isso para você.

Na dúvida, procure por aparelhos com a descrição “unlocked” (desbloqueado) na hora da compra. E isso significará pagar a mais pelo aparelho, saindo das promoções que fazem inveja a qualquer brasileiro.

Qual o preço de celulares comprados nos EUA?

Aparelhos desbloqueados são mais caros do que os bloqueados, vendidos com subsídios das operadoras nos EUA. Com o tempo, a diferença entre celulares lá fora e aqui no Brasil tem caído muito, principalmente em sites de lojas que importam seus produtos legalmente mas não estão na mídia, tais como as lojas encontradas em sites de comparação de preços como o Buscapé ou de vendedores individuais, como encontrados no Mercadolivre. Já em meios “oficiais” de venda de aparelhos celulares, os preços podem chegar a sair com valores quase o dobro do que lá fora. Mas esta tendência nós vemos mais para os celulares topo de linha.

É mais barato comprar celular nos EUA ou no Brasil?

Celulares intermediários, com valores de até R$1500,00 receberam até incentivos do governo para a baixa de preços aqui no Brasil. Portanto, fica uma máxima aqui: mesmo com impostos, celulares topo de linha saem mais barato quando comprados pessoalmente nos EUA, não pela internet com envio para o o Brasil. Isso porque todo viajante tem direito a trazer um aparelho para uso pessoal sem pagar impostos na alfândega brasileira. As operadoras e fabricantes de celulares cobram preços abusivos pelos celulares topo de linha que simplesmente, não valem todo o valor cobrado.

Nos EUA existem também taxas que são cobradas no ato da venda dos aparelhos, as Sales Tax. É importante contabilizar tais valores na sua conta final, pois a taxa varia de estado para estado e até de cidade para cidade dentro dos EUA.

Lembrando: não importem pela internet pois os impostos deixarão o celular muito mais caro do que o valor dentro de qualquer dos dois países.

Trazer celular legalmente dos EUA

No guia do site G1, uma explicação completa sobre como trazer eletrônicos do exterior legalmente. (Foto: g1.globo.com)

O que você perde ao comprar um celular fora do Brasil?

Apesar da vantagem financeira de comprar um celular no exterior, na maior parte dos casos eles não tem uma garantia internacional, ou seja, qualquer problema que o aparelho tiver, será de sua responsabilidade consertar. Apesar disso, no mercado globalizado, muitas empresas já levam em consideração que pessoas de outros países comprarão seus aparelhos e assim, adotam políticas de garantia internacional.

Além disso, quando você compra um aparelho com uma operadora no Brasil e com contrato de fidelidade, você pode conseguir algum desconto especial no preço do aparelho. Dificilmente o aparelho ficará mais barato que a compra no exterior. Porém, vale a pena um comparativo e pensar em mais variáveis envolvidas com a compra do celular no exterior, tais como a espera pelo aparelho, a necessidade de alguém viajar para fora do país etc.

Resumindo bem, quem compra um celular no exterior ganha no preço, mas perde na comodidade. E quem compra celular no Brasil ganha um pouco na comodidade e perde nos preços absurdos, com a exceção de celulares até R$1500,00, onde é melhor comprar aqui no Brasil mesmo.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido solucionadas e se tiverem qualquer pergunta a mais, não se esqueçam de deixa-las no espaço de comentários abaixo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)