Smartphone é um dispositivo que pode ser útil para nos ajudar a fazer alguns recursos de computação em nossas mãos. Mas muitas pessoas reclamam sobre o seu smartphone, por causa daqueles dispositivos que estão com algum tipo de lentidão ou travamento. Por que smartphones ficam desse jeito? Há muitas causas que podem afetar o desempenho do smartphone. Completo uso da capacidade de memória RAM é o que mais afeta o desempenho do dispositivo. Arquivo de cache demais, ou cheio memória interna cheia são outras causas. Então, como restaurar uma performance smartphones como novo? Bem, não há nenhuma maneira muito fácil de fazer isso. Mas para usuários de smartphones Android, temos algumas dicas para facilitar o desempenho do dispositivo, para torná-lo um pouco mais suave do que antes. Mas antes de eu te dar as dicas, em primeiro lugar eu tenho que te contar sobre várias coisas que afetam o desempenho do seu smartphone de diferentes maneiras.

As especificações do smartphone

Em primeiro lugar, você tem que saber sobre sua especificação de telefone. Se o seu celular ou smartphone tem uma configuração mais básica, com um processador de velocidade mais baixa, pouca memória RAM ou pouca memória interna, dificilmente você vai experimentar um bom desempenho do dispositivo, especialmente para fazer ou executar alguns aplicativos pesados . Mas ele ainda pode ter bom funcionamento, se você não empurrá-lo para tarefas muito complicadas.

Para este tipo de aparelho, nunca use para fazer algum trabalho duro como, por exemplo, jogar jogos ou aplicativos pesados em alta definição. Não instale muitos aplicativos, não apenas porque ele vai ocupar parte da capacidade total do armazenamento interno, mas porque ele também irá afetar o desempenho do seu smartphone.

Uso incorreto do aparelho

Como escrito acima, você tem que saber as configurações de seu dispositivo. Executar vários aplicativos ao mesmo tempo, vai precisar de maior uso da CPU do dispositivo, portanto, uma especificação alta ou média de CPU será necessária para fazê-lo. Às vezes, um usuário de smartphone Android vai experimentar um processo lento ao executar alguns aplicativos, mesmo que o dispositivo tenha especificações melhores, caso seja usado incorretamente.

Para usar de forma correta seu aparelho, não tente tirar mais do que ele pode oferecer. Smartphones com especificações tipo de linha, não significa que terão uma capacidade ilimitada. Quando o dispositivo está processando alguns apps, você tem que dar algum tempo para manter seu smartphone processando os aplicativos corretamente. Não abra ou salte para outro aplicativo muito rapidamente, porque ele vai precisar de muito processamento, o que poderia fazer seu smartphone travar, especialmente para dispositivos com especificações mais básicas. Depois de iniciar ou reiniciar o smartphone, é melhor não tocar em qualquer botão em seu smartphone durante algum tempo. Espere seu smartphone ler e carregar os dados e aplicativos ativos na memória antes de usá-lo.

Falta de memória

Não tem mais espaço na capacidade de armazenamento interno? Ou smartphone continua dizendo que tem pouco espaço? Cuidado, isso também afetará o desempenho do seu smartphone.

Comece a resolver este problema tentando mover aplicativos para o cartão SD. Isso vai ajudar a aliviar a capacidade de armazenamento interno. Desinstale alguns aplicativos que parecem inúteis. Isso vai lhe poupar mais espaço na memória interna. Aplicativos como o Titanium Backup ajudam bastante a gerir melhor a memória de seu aparelho. Smartphones com Android tem também um administrador de aplicativos nativo, que ajuda na hora de gerir os aplicativos ativos no seu smartphone.

Se as dicas acima não ajuda, a economizar mais espaço na memória interna, para tentar erradicar o seu dispositivo Android, em seguida, instale o aplicativo Link2SD direto da Google Play. Esse aplicativo será muito útil para mover todos os dados de aplicativos do usuário para o cartão SD. Pode também pode ser utilizado para eliminar ou desinstalar bloatware, que são apps inúteis da fabricante.

Acelerando seu smartphone

Não precisa estressar com seu celular lento. às vezes, uma simples mudança de configuração pode fazer toda a diferença na velocidade. (Foto: bgr.com)

Muitos aplicativos rodando em segundo plano

Certifique-se de fechar uma aplicativos corretamente após o uso, ou antes de executar outro aplicativo. É muito importante, especialmente para dispositivos mais básicos. Ele vai ajudar significativamente para manter o seu uso de smartphones sem problemas. Muitos aplicativos rodando em segundo plano irão drenar a bateria rapidamente e também vão aumentar a temperatura do dispositivo.

Para fechar um aplicativo, use o menu “exit/saída” do aplicativo, ou toque para o botão de voltar repetidamente até que o aplicativo seja fechado. Não use o botão Home, porque os aplicativos continuam em execução em segundo plano. O botão Home é normalmente utilizado para multitarefa.

Obsolescência programada

Com o tempo, seu smartphone não vai conseguir usar bem as capacidades dos mais novos aplicativos, seja por causa das atualizações do ssistema ou por maior exigência dos aplicativos. Isso acontece porque os aplicativos além de pedirem cada vez mais dos aparelhos, eles são fabricados para serem trocados com o tempo. Um smartphone topo de linha por exemplo, tem uma vida útil de aproximadamente 5 anos, mas já “engasgando” com os aplicativos mais pesados. Já um smartphone intermediário, uma vida útil tem mais ou menos 3 anos de vida.

A solução mais prática aqui é trocar de aparelho, comprando um novo. Porém, com a quantidade ROMs customizadas na rede, existem muitas feitas para que aparelhos antigos consigam respirar por mais um tempo. Basta pesquisar um pouco e encontrar a ROM otimizada para seu modelo de aparelho.

Considerações finais

No ramo da tecnologias, é difícil encontrar um aparelho que sobreviva por muito tempo. Mesmo o primeiro iPhone, todo revolucionário, praticamente não aguenta quase nada dos aplicativos de hoje em dia. Mas sempr ehá um jeitinho de continuar usando seu aparelho, basta que você procure um pouco.

Vocês também tem sugestões para aparelhos mais lentos? O que você faz com seus aparelhos antigos? Mandem ideias nos comentários abaixo!

3 comentários para “Por que o smartphone fica mais lento com o tempo? Como resolver?”

  1. Wellington

    Show o artigo! Então queria saber se o tamanho da tela influencia na rapidez do Smartphone?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Não muito, a não ser que sua tela de fundo tenha informações dinâmicas, que ficam mudando, ao invés de ser uma imagem fixa. A tela dinâmica puxa muita memória do aparelho.

      Responder
  2. Julinho Aisen

    Meu nexus5 se desconecta do WiFi, quando está em standby. Já tentei de tudo e não consegui resolver o problema. O fato é que só recebo as notificações e vejo chamadas perdidas no WhatsApp, quando recomeço a mexer no aparelho. Algumas sugestões que eu já não tenha tentado? Grato!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)