É aconselhável perguntar: “os aplicativos de lojas são seguros?” Os aplicativos podem conter malware, um tipo de software que pode danificar seu smartphone, colocar sua privacidade em risco e desperdiçar recursos. A maioria dos aplicativos é segura para download, mas entre eles há espreitadores silenciosos esperando para impor no seu dispositivo e possivelmente roubar suas informações privadas.

Todo mundo precisa saber como julgar se um aplicativo móvel é seguro para fazer o download. Os telefones celulares são caros e contêm grandes quantidades de informações pessoais. Mesmo as lojas de aplicativos mais conceituadas não podem garantir que todos os aplicativos sejam seguros. Os consumidores responsáveis ​​podem aprender como mitigar esse risco usando as informações coletadas enquanto aprendem sobre o aplicativo. Principalmente em aplicativos de lojas, os perigos podem ser ainda maiores.

Segurança de aplicativos: por que é importante avaliar?

Aplicativos perigosos que contêm malware são portas para atividades maliciosas. Em inglês simples, alguns aplicativos acessam seu telefone e roubam dados confidenciais. Seu telefone pode até ser controlado por pessoas com intenções nefastas. O download de um aplicativo infectado pode até transformar seu dispositivo em um bot.

Se o seu dispositivo se tornar um robô sob o controle de alguns grupos, eles poderão usá-lo como parte de ataques maiores. Essas pessoas não apenas podem obter suas informações, como também podem tornar seu dispositivo parte de seu exército de botnets.

Aumentar a conscientização sobre a segurança do aplicativo é importante. Só porque um aplicativo está na Google Play Store ou na Apple App Store, não o torna seguro. Essas empresas removem regularmente aplicativos que podem conter malware quando os encontram, mas alguns passam despercebidos e são baixados por usuários inocentes.

Você pode proteger seu smartphone contra malware, aprendendo as características de um aplicativo confiável. Não tenha medo de discutir sobre segurança de aplicativos na mesa redonda. Ao fazer isso, ajudamos a espalhar um tipo de conhecimento tecnológico que protege aqueles que amamos.

Conheça a origem do aplicativo de lojas

A rota mais segura para encontrar aplicativos é fazer o download em mercados respeitáveis. Navegar no atual ecossistema móvel aberto, direcionado ao consumidor, não é fácil. É atormentado por uma ampla falta de lei e ordem. Os aplicativos podem ser baixados de uma loja de aplicativos ou carregados lateralmente com uma conexão USB direta. Mesmo ao fazer o download de dentro de uma loja de aplicativos, não é incomum encontrar aplicativos de terceiros.

Não baixe aplicativos impulsivamente. Em vez disso, reserve um tempo para conhecer sua origem. Os mercados fornecem uma agregação para aplicativos, inclusive de terceiros. Eles oferecem aplicativos originais, fabricados pelo fornecedor do seu telefone. Eles também oferecem aplicativos de terceiros, criados por outra pessoa que não os fabricantes de telefones.

Baixe aplicativos de terceiros para expandir o relacionamento entre você e o desenvolvedor do telefone. O novo relacionamento é entre você, o fabricante do telefone e o fabricante do aplicativo. Para cada aplicativo que você baixar, você está aumentando o número de relações que estabelece.

Como você sabe se um aplicativo de lojas é confiável?

  • Algumas características de um app seguro são
  • Termos de serviço bem desenvolvidos.
  • Informações de contato claras e uma FAQ de solução de problemas.
  • Critérios estritos para desenvolvedores de aplicativos.
  • Um histórico de remoção de fornecedores com conteúdo ruim.

As lojas de aplicativos fornecem aos consumidores camadas adicionais de segurança. Embora nem todos os aplicativos nas lojas de aplicativos sejam seguros, há muito menos chances de encontrar problemas nos mercados de aplicativos.

O download de aplicativos fora dos mercados é chamado de carregamento lateral. Ignorar mercados de aplicativos confiáveis ​​é perigoso. Há uma razão para esses aplicativos não serem encontrados nas lojas de aplicativos.

Os aplicativos no Google Play e na Apple App Store são rastreados quanto à legitimidade, qualidade, segurança e muitos outros fatores. Aplicativos fora dos mercados têm maior probabilidade de serem infectados com programação maliciosa.

Aplicativos de lojas

Escolher um bom app de loja para fazer compras evitará problemas com fraudes e golpes. (Foto: TechRepublic)

Aprenda sobre o fornecedor ou desenvolvedor do app de vendas

Saiba mais sobre o fornecedor e / ou desenvolvedor antes de instalar um aplicativo de loja para vendas. O fornecedor é a entidade que fornece o aplicativo ao consumidor.

Muitos apps de lojas pontam para a página da web dos fornecedores. Na Google Play, isso é encontrado na parte inferior da página do aplicativo. Se não houver link ou o link não funcionar, procure-os em um mecanismo de pesquisa. Cabe aos consumidores fazer a lição de casa. É fácil pesquisar desenvolvedores de aplicativos respeitáveis.

Algumas perguntas a serem feitas sobre os fornecedores de aplicativos são:

  • Eles têm um site profissional?
  • Qual é a política de privacidade?
  • Como as informações são coletadas e usadas?
  • Quais informações estão disponíveis para os anunciantes?
  • Qual é a política de divulgação de informações pessoais?
  • O fornecedor possui políticas de segurança claras?
  • Há informações de contato claras?

Inspecione as permissões das lojas

Os aplicativos não devem ter muitas permissões. Os que eles têm devem ser apropriados para o aplicativo. As permissões dão ao fornecedor do aplicativo acesso a várias partes do seu telefone. É óbvio que os aplicativos precisam interagir com o telefone. No entanto, eles devem interagir apenas com os sistemas necessários para a intenção do aplicativo.

Os aplicativos estarão disponíveis por um longo tempo. Os consumidores precisam entender as permissões para saber quando os fornecedores de aplicativos estão cruzando a linha. Não instale um aplicativo quando um fabricante de aplicativos estiver ultrapassando seus limites.

Um aplicativo com uma longa lista de permissões deve enviar uma bandeira vermelha. Quando as permissões de um aplicativo parecem desnecessárias ao funcionamento de um aplicativo, você pode precisar pensar duas vezes antes de fazer o download.

Exemplos de permissões que um aplicativo pode solicitar:

  • Acesso total à rede
  • Impedir que o aparelho desligue
  • Executar na inicialização
  • Controle de vibração
  • Tirar fotos e vídeos
  • Localização
  • Ler mensagens de texto
  • Modificar ou excluir o conteúdo do cartão SD

Estas são apenas algumas coisas que os aplicativos de lojas podem fazer. Algumas permissões dão aos aplicativos acesso a mensagens, registros de chamadas telefônicas e acesso a outras informações pessoais. Antes de concordar com a permissão, pergunte-se se o aplicativo realmente precisa da capacidade de interagir dessa maneira. Se você estiver baixando um aplicativo de palavras cruzadas, eles realmente precisam de acesso à câmera? Um jogo de culinária realmente precisa de acesso às suas mensagens?

Faça o download apenas de aplicativos que respeitem o direito de privacidade dos usuários. Quanto menos permissões os aplicativos solicitarem, maior a probabilidade de segurança.

Conheça os números dos apps de lojas

Os usuários precisam prestar atenção ao número de vezes que foram baixados e à classificação do aplicativo. Esses números indicam o grau em que um aplicativo executa. São marcos usados ​​para avaliar a confiabilidade.

Se um aplicativo baixado mais de 10 milhões de vezes, é provável que seja seguro. Quanto mais um aplicativo é baixado, mais oportunidades para o fornecedor ganhar confiança. Aplicativos com altos volumes de downloads são testados e aprovados pelos clientes.

Isso não significa que você não deve baixar aplicativos com menos downloads. Mas você deve gastar um tempo extra inspecionando as permissões e investigando o fornecedor.

A classificação do usuário é outra maneira de saber se um aplicativo é seguro. Seja cauteloso com aplicativos com classificações baixas. Se a taxa de download para classificação não fizer sentido, pense duas vezes antes de baixar o aplicativo da loja.

Leia comentários e avaliações online

Ler comentários é uma boa maneira de ver como os outros se sentem sobre os aplicativos. Não decida apenas com base em avaliações. Nem todas as avaliações devem ter o mesmo peso. Cuidado com as críticas que não parecem reais.

Se você prestar muita atenção, fica fácil escolher críticas reais. Ótimos aplicativos têm ótimas críticas de usuários reais. Eles terão algumas queixas também. A qualidade das análises fornece aos consumidores informações sobre a qualidade do aplicativo.

Pesquise em sites de avaliações também para a reputação da loja em si. Se ela tem uma reputação ruim, talvez seja uma boa opção evitá-la.

Agora que os aplicativos fazem parte da vida cotidiana, é hora de refletir mais sobre os aplicativos. Com o tempo, fica fácil aprender a identificar aplicativos seguros e de qualidade. Não apenas precisamos saber como encontrar aplicativos dignos de download, é importante ensinar nossos filhos e / ou pais a fazer o mesmo.

O conhecimento é uma ferramenta poderosa para os consumidores. Colete o máximo que puder e incentive outras pessoas a fazer o mesmo. Se você encontrar um aplicativo que considera malicioso, entre em contato com a loja de aplicativos onde o baixou. Se você se deparar com um ótimo aplicativo, não tenha medo de classificá-lo bem e deixar um comentário.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)