Quem gosta de praticar esportes como frequência tem sempre a necessidade de saber como está evoluindo no decorrer do tempo. Antigamente o mais comum era utilizar relógios de pulso com várias funções, dentre elas medir o batimento cardíaco, contar o número de passos e até mesmo as voltas durante uma corrida ou caminhada.

O mundo felizmente mudou e hoje o celular que antes era usado apenas para ouvir música ao fazer uma corridinha agora é um sistema completo de estatísticas do esporte que está sendo praticado.

Os celulares contam com GPS, acelerômetros, telas grandes e saídas para fone de ouvido, o que permite a criação de aplicativos excelentes para monitorar a prática esportiva. Para fazer jus ao meu perfil de “power user” de tecnologia, já testei vários destes aplicativos e os principais estão listados abaixo. Eles são muito parecidos e a escolha vai do gosto de cada um. Eu uso com mais frequência o Sports Tracker para correr e o RunKeep para ciclismo.

  • RunKeeper: ele fala de tempos em tempos as estatísticas do percurso, como distância percorrida e velocidade média. Uso o RunKeeper principalmente no ciclismo. Ele automaticamente dá uma pausa na música para falar os dados acima. Muito útil.
  • Endomondo: você pode ver em tempo real o desempenho de seus amigos que estão praticando esportes!
  • Sports Tracker: excelente programa. Sou usuário desde sua versão para Nokia N95.

Além de alguns pontos interessantes citados acima, todos eles tem funções comuns de medir a velocidade, distância do percurso, trajeto que pode ser visto no mapa, mesmo em tempo real, tempo por Km, batimentos cardíacos (precisa de cinta cardíaca, à parte) … etc. No fim das contas os programas são bem parecidos, sendo estes 3 acima os principais. Todos eles tem um site em que você pode ver online os dados de cada exercício e gráficos históricos mostrando o seu desempenho e frequência nas atividades.

Apps para GPS e prática esportiva

Monitore sua corrida ou ciclismo com Apps no celular

Estes 3 programas certamente são mais do que suficientes para a maior partes das pessoas e tem versões para Android e iPhone, e alguns deles até para Symbian! Procure pelo nome diretamente na loja virtual do seu telefone!

E agora? Achou mais um motivo para deixar de ser sedentário? Você já usa algum destes aplicativos? Conhece algum outro? Deixe seu comentário contando sua experiência!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)